Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Lendas de TB - Sem Klabin a cidade "acaba"?

Lendas de TB - SEM a fábrica da Klabin em Monte Alegre: A cidade "acabaria"???


Como Conselheiro de Cultura de TB (2023 a 2025), para a cadeira de Literatura e Folclore (Literatura nossa área de atuação), resolvemos contribuir para com o FOLCLORE, relacionando "lendas de TB". As apresentando ao longo de 2024...


     AQUI a lenda apresentada para janeiro de 2024!
     AQUI a lenda apresentada para fevereiro de 2024!
     AQUI a lenda apresentada para março de 2024!
     AQUI a lenda apresentada para abril de 2024!


        Depois da lenda das Araucárias (janeiro), da do Tibagi - O rio que "corre para cima" (fevereiro), da lenda/história da Mortandade (março) e da do "Monte Triste" de João de Maria (abril), recorre-se agora, para a lenda de maio, à percepção no imaginário de alguns telemacoborbenses, principalmente dos "mais velhos", de que "sem a Klabin, a cidade acaba".

        Quando jovem, morando na city, ouvia esse tipo de comentário, vindo de pessoas mais velhas (à época era mais comum) - Atualmente é mais incomum. Mas, o fato é de que moradores "das mais antigas", principalmente de Monte Alegre, alguns de "Cidade Nova", e até ainda alguns persistentes da atual TB, teciam e/ou tecem esse tipo de comentário: De que sem a Klabin, a cidade acabaria!
        Particularmente não creio.

        Para fins do relato aqui, recorreu-se a um recorte do trabalho de Teixeira (2021), publicado na Revista de História, em periódicos da UEM (Universidade de Maringá), em 29 de abril de 2021 (link abaixo na Referência) intitulado "À sombra da chaminé: as conexões entre memória, esquecimento e ressentimento nas lembranças operárias de Telêmaco Borba (PR)".

        Reza a lenda/relato que 

    Uma memória grata foi construída, principalmente entre os velhos de Telêmaco Borba, que veem na fábrica uma espécie de autoridade a quem devem respeito. A citação abaixo é de A.L.M. 26, homem de 76 anos, nascido na região de Ortigueira (PR). Ele e a família se mudaram para a Fazenda Monte Alegre quando a indústria ainda estava em construção. Apesar de nunca ter trabalhado nos pátios e máquinas da fábrica (A.L.M. é fotógrafo), a gratidão à Klabin fica evidente em suas colocações:

A.L.M: Então é o que eu digo: eu acho que a gente deve tudo e mais um pouco pra Klabin. A pessoa que mora aqui em Telêmaco Borba e tem uma propriedade aqui, ele tem por obrigação de todo dia cedo levantar e saí correndo tudo, pode ser mesmo se ele tiver só de cueca, ele vai correndo. Chega lá no bonde aéreo e olha na ponta daquele chaminé: se tiver saindo fumaça, ele tem que ajoelhar e agradecer a Deus.... Porque a hora que parar de sair fumaça, acaba a cidade. (A.L.M., 2012).

        A Declaração de 2021, publicada em Teixeira (2021), replicada neste, me parece por demais eufórica. Mas, como não se deve brincar ou subestimar as pessoas e seus imaginários, eu preciso aqui pedir encarecidamente calma pessoal, MUITA CALMA, leiam meu recadinho abaixo com calma:

        _Não vão sair correndo de cuecas amanhã pela manhã até o bondinho pela amor de Dio (🙏)!
😂😂😂😂😂😅😅😅😛

        Dito isto,
        gostaria de deixar um convite a uma pequena reflexão:

        _Sem a Klabin, vocês acham realmente que TB acabaria???
        Isso é fato ou seria só uma lenda???

        _Irei fazer o registro da tal chaminé (Tirar uma foto), mas, irei devidamente vestido (E não só de cueca) 😁.


Imagem meramente ilustrativa:
Acervo pessoal
Foto tirada da Rua Presidente Kennedy




REFERÊNCIA

TEIXEIRA, Juliana de Oliveira. À Sombra da Chaminé: As conexões entre memória, esquecimento e ressentimento nas lembranças operárias de Telêmaco Borba (PR). Revista de História. v. 1, n° 1 (p. 75 - 95) dez/2021. UEM - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná. . Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revhist29abril/article/download/60283/751375153661. Acesso em 24 mai. 2024.




terça-feira, 21 de maio de 2024

Participação (Antonio) na 22ª Semana Nacional dos Museus de TB (2024)

Participação como escritor (Antonio Marques) na 22ª Semana Nacional dos Museus em Telêmaco Borba (PR)



De 13 a 19 de maio o Museu Histórico Municipal (MHM) de TB organizou a 22ª Semana Nacional de Museus. Com o tema: “Educação e Pesquisa”. Houve uma semana repleta de atividades, particularmente, a nossa se deu da seguinte forma:
   - No dia 13 (segunda-feira) como ouvinte da palestra de abertura realizada pelo grupo de historiadores de TB, que teve como tema “Telêmaco Borba em Fotos” - 60 anos, ocorrida no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em TB;

   - Realizamos palestra explanativa sobre as nuances do contexto do Projeto literário "Zumbi", seus objetivos e ações projetadas - Ocorrida na sala de reuniões da Casa da Cultura de TB;

   - Visita ao Museu do garimpo em Tibagi, acompanhando o grupo, que visitou e prestigiou a explanação do responsável pelo referido Museu, o sempre atencioso Neri Assunção, sobre a guarda dos itens do museu e um pouquinnho sobre o coronel Telêmaco Borba - Quem dá nome à nossa "Capital do papel" (TB).


        Abaixo algumas imagens dos eventos...

Explanação Historiadores TB na OAB em 13/05/2024:
Palestra/Explanação Projeto Zumbi de Antonio Marques:





Com Assessorias



Entrevista ao Canal Prosa de Prosa de Monte Alegre:
Fonte do print: https://www.youtube.com/watch?v=ND33VDhO18Y. Acesso em 21/05/2024.


        E por fim (da nossa participação), visita ao Museu do Garimpo em Tibagi...



Imagem meramente ilustrativa, de Machadinho (Fundador de Tibagi):


Imagem de Telêmaco Borba - Que dá nome a Capital do Papel (TB):


        Semana muito proveitosa, de angariar e compartilhar conhecimentos!

        Grato e à disposição para interessados no projeto Zumbi...



sexta-feira, 10 de maio de 2024

Semana Nacional dos Museus 2024

Semana Nacional dos Museus 2024 em TB

Palestra/explanação do Projeto Zumbi


Durante os dias 13 a 19 de maio o Museu Histórico Municipal (MHM) de T'B' estará participando da 22ª Semana Nacional de Museus. Esse ano o tema será: “Educação e Pesquisa”. Haverá uma semana repleta de atividades, no dia 13 (segunda-feira) ocorrerá a abertura com uma palestra realizada pelo grupo de historiadores de TB, a qual terá como tema “Telêmaco Borba em Fotos” - 60 anos.

A organização informa que as inscrições gratuitas para a Palestra das Historiadoras, na OAB Subseção Telêmaco Borba - Centro, no dia 13/05, das  19h às 22h, devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/zsAZ6gzrXjqT4GAa7.

Nos demais dias acontecerá ... atividades que contarão com a participação da comunidade '. O encerramento ocorrerá nas instalações do Museu, no dia Domingo dia 19/05, neste dia as atividades ocorrerão das 14h às 19h.


O Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba - MHM está localizado na Avenida Samuel Klabin 725, Centro, situado na Casa das Artes.

Horário de visitas: das 09h às 11h e das 13h às 17h. Telefone 3127-8708.


        De nossa parte, autor do Projeto literário "Zumbi", estaremos realizando uma palestra explanando as nuances de todo o contexto do Projeto, seus objetivos e ações projetadas.

        Nossa explanação ocorrerá na quinta-feira (16) das 19h30min até às 21h30min, com certificação de 02 horas para os ouvintes, que se inscreverem para a mesma, junto ao link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3fotC0qghiVgzXMjWrRnX0JtsgGlTtKVBPJ56DjfYKpWM-A/viewform?usp=sf_link

        Restam 30 vagas - Correm lá meus amigos...


Fonte: Referência abaixo


    Com Assessorias 


Referências:

Museu Histórico Municipal (MHM) participará da 22ª Semana Nacional De Museus. por Marcio Luiz de Andrade, site oficial da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba (PR). Disponível em: http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/smcer/cultura/museu-historico/20423-museu-historico-municipal-mhm-participara-da-22-semana-nacional-de-museus.html. Acesso em: 10 mai. 2024.