Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2024

Lendas de TB - Mortandade nos confins do Alegre

Mortandade: O massacre indígena - Nos confins do Alegre (Antes de ser Monte Alegre???)

        Como Conselheiro Municipal de Cultura de TB (2023 a 2025), não governamental, para a cadeira de Literatura e Folclore, literatura nossa área de atuação, mas resolvemos trazer contribuições para o FOLCLORE também, relacionando "lendas de TB"As apresentando ao longo do ano (2024)...

        AQUI a lenda apresentada para janeiro de 2024!
        AQUI a lenda apresentada para fevereiro de 2024!
        

        Abaixo, a lenda escolhida para este mês de Março/2024:

        Mortande - O massacre indígena de Monte Alegre!

        Depois da lenda das Araucárias (janeiro), e da lenda do Tibagi - O rio que "corre para cima" (fevereiro). Recorremos a história da Mortandade, para a lenda de março...

        A história da mortandade relata um massacre de povos originários 😱, na (à época) chamada região do Alegre, nos (hoje) chamados Campos Gerais do Paraná. Ou como gosto de dizer: "Nos cafundós do Monte Alegre"!
        A história conta que indígenas mataram um amigo que visitava o senhor José Felix da Silva, proprietário da Fazenda Fortaleza, "dono" de toda esta vastidão de terras à época, e que teriam deixado a cabeça decepada do mesmo, fincada nos pilares do portão da sede da grande fazenda 😲!
        José Félix então, teria chamado seu "capitão do mato", matador de índio à época, reunido vários capangas/jagunços, armado os mesmos, e ordenado a matança.
        A "milícia" de José Felix, teria encontrado os indígenas e os executados a sangue frio, ... Nas alturas de onde atualmente fica o Hotel Ikape, foram assassinados cruelmente crianças, jovens, adultos e velhos indígenas! Reza a lenda que o sangue escorreu avermelhando os riacho logo abaixo! Que teria sido batizado então como Rio da Mortandade! Mesma denominação do local onde houvera a terrível matança!
        O local, naquele morro acima, ficou conhecido como MORTANDADE!!!

        Só mudado tempo depois, pela família Klabin, que adquirira posteriormente aquelas terras (Detentora das mesmas até hoje). Escolhemos a LENDA de março, sendo: Mortandade - O massacre indígena de Monte Alegre.
        Estaria TB (Telêmaco Borba), fadado a muitas mortes em seu território?
        Monte Alegre teria se predestinado a ser terra de tristezas??
        Um fato histórico, terrivelmente triste, teria o poder da predestinação de uma localidade???

        Alguns dizem que sim; outros dizem que não (????)!
        Torçamos para que não passe somente de "lenda" então (?????).
        Fato ou fake, a cor vermelha do texto acima, é em alusão e com pesar pelo sangue indígena derramado.

        Imagem meramente ilustrativa:

Fonte da imagem: idem referência abaixo (Museu Paranaense);
print da obra "O Drama da Fazenda Fortaleza" (p. 227).





REFERÊNCIAS

Fazenda Velha (Telêmaco Borba). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Fazenda_Velha_(Tel%C3%AAmaco_Borba)&oldid=66420812. Atualizado em: 15 ago. 2023. Acesso em 27 mar. 2024.

O DRAMA DA FAZENDA FORTALEZA. Museu paranaense, 2024. Disponível em: https://www.museuparanaense.pr.gov.br/sites/mupa/arquivos_restritos/files/documento/2020-09/odramadafazendafortaleza.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!