Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

"Ilha da Fantasia".!

     _Na última postagem:
amartb.blogspot.com.br/2012/09/como-nasce-um-escandalo.html retratou-se uma reportagem da Revista VEJA, onde procura-se demonstrar as práticas através das quais, políticos inescrupulosos, barganham arrecadações, extorções e "contribuições" para bancar suas campanhas milionárias. E isso acontece com uma freqüência bastante indignante. Principalmente em se tratando de cargos em níveis estaduais e federais.
     _Mas em nível municipal, guardadas as devidas proporções, a coisa não é muito diferente, sempre tem os tais "espertinhos", querendo tirar vantagem em tudo. Nas grandes metrópoles, esses casos tomam proporções demasiadamente exageradas. Já nas pequenas cidades, devido ao maior contato entre eleitores e representantes eletivos, esses casos diminuem substancialmente. Alguns autores que tratam do assunto, chegam até colocar Brasília - numa versão popular - como a "Ilha da Fantasia", e ainda sentenciam que a mesma, foi criada por JK para que os políticos (do nível federal), pudessem ficar longe de manifestações populares.
     _E partindo desse contexto, as reclamações e indignações populares, são descarregadas no poder Público Municipal, principalmente nos vereadores, devido a esse maior contato, sendo que os mesmos são quem menos pode fazer pelos contribuintes, devido à hierarquia dos poderes governamentais. Não que os tais sejam santos, aliás as suspeitas vem ao encontro de torias bem contrárias a esse termo. Mas como em todo e qualquer setor da sociedade, existem os bons e os maus.
     _Mas voltando o olhar, sob o Poder Executivo Municipal, e partindo-se do princípio, de que quem governa uma cidade não é uma pessoa e sim um grupo, como já abordado em:
amartb.blogspot.com.br/2012/06/convencoes-municipais.html Pode-se levantar um outro questionamento: Não seria interessante um revezamento no Poder entre grupos antagônicos? Um grupo permanecendo muito tempo no comando não tende a um possível relaxamento? Também tem o outro lado da história, como por exemplo: Em time que está ganhando não se mexe!
     _Enfim, para quem prega, como melhor alternativa, visando ao melhor  controle possível disso tudo, a alternância no Poder, supõe-se que a melhor opção, seja a procura por um grupo totalmente rival ao que está no comando, pois de repente, contando-se com um pouco de vontade (e algum interesse dos mesmos - seja este qual for), pode ser que se tenha aberta, a "caixa preta" do Poder Público, que até então governou sua cidade.

     _Fica a questão, você quer ver a "caixa preta" do Governo atual da sua cidade, aberta ou não?



domingo, 23 de setembro de 2012

Como Nasce Um Escândalo...


A POLÍTICA DE RABO PRESO

         ... Como nasce um escândalo

DOAÇÕES – O empresário doa dinheiro à campanha, quase sempre via caixa dois
Em troca, obtém contratos sem licitação ou facilidades burocráticas, como mudanças de regras que favoreçam seus negócios;

ACORDOS – O candidato faz um acerto político com algum grupo, que depois será agraciado com cargos e espaços no governo
Não raramente, esse loteamento abre espaço para a corrupção, sem que o mandatário possa intervir;

ALIANÇAS – Grupos ligados a atividade ilegais, como bicheiros, patrocinam das sombras as campanhas de políticos
Uma vez eleitos, eles retribuem em forma de menor fiscalização ou alterações na lei para regularizar a contravenção.


. . . A teoria encontra amplo respaldo na realidade. Tome-se o exemplo de São Lourenço da Serra, município no interior de São Paulo com 11.000 eleitores e orçamento anual de 28 milhões de reais. Nas eleições de quatro anos atrás, o empresário Antonio Carlos Soares, dono de uma empresa de equipamentos de som, fez o serviço de áudio da campanha de Lener do Nascimento Ribeiro (DEM) ... O pagamento veio depois da vitória do candidato. Em janeiro de 2009, Soares ganhou um cargo na prefeitura, com salário de 1.200 reais. Em depoimento à polícia, o empresário confirmou que obteve o cargo em troca da ajuda na campanha. A prefeitura continuou contratando seus serviços para eventos. Soares recebeu cerca de 13.000 reais, emitindo notas fiscais fajutas . . .
Na prática, reproduz-se em nível municipal... o que ocorre nas eleições para os cargos mais altos do país... “Corrupção não se extingue, controla-se”, afirma Roberto Livianu, promotor de justiça... “Não aceito a corrupção”. Uma das saídas é reduzir de maneira drástica o número de cargos comissionados. Sem indicações políticas, fica mais difícil aparelhar a máquina e fraudar contratos. Outro avanço seria acabar com as “doações ocultas”, aquelas em que empresários doam dinheiro a um partido e não a um candidato determinado. Tudo fachada. O partido repassa a doação ao político previamente escolhido pelo empresário ... Em muitos casos, para fechar todas as probabilidades, são feitas doações a todos os candidatos viáveis. Fique de olho. Isso pode não extinguir a corrupção, como alerta o promotor Livianu, mas ajuda a controlá-la.

A reportagem completa pode ser acompanhada na Revista Veja desta semana, Editora Abril, edição 2288 – ano 45 – nº 39; com data de 26 de setembro de 2012.

O exemplar em minhas mãos é de assinante




quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Campanhas + virtuais e - reais ...

    Ontem (18/09), em Telêmaco Borba, a Justiça Eleitoral determinou que fossem retiradas todas as plaquetas com propagandas eleitorais das calçadas, canteiros centrais e rotatórias, ou seja, todas que estavam realmente atrapalhando os condutores de veículos e talvez mais ainda os pedestres.

     A Justiça Eleitoral da cidade de Ponta Grossa, colocou seu próprios funcionários recolhendo as placas que se encontravam em locais tidos como impróprios.

     Refletindo um pouco sobre o assunto, pode-se chegar à conclusão de que a Justiça Eleitoral se encontra perfeitamente coerente, nesses casos.

    De minha parte, entendo que isso faz parte de um processo evolutivo maior, chego a pensar que um dia não teremos tanta poluíção visual como temos hoje, e isso não vale só para a política, serve também para o comércio, por exemplo. E a poluíção sonora também, consequentemente combater-se-á.

     De volta ao embate político, penso que num futuro não muito distante, o mesmo possa vir a ser propagandeado mais pelas mídias sociais, e em propriedades privadas, pois o proprietário de certo comércio ou de certa residência tem autonomia sobre a mesma. Há de se respeitar a opinião ou vontade deste.
     Mas quanto as mídias sociais, entendo qua cada um é livre para veicular o que bem entenda, nos seus endereços eletrônicos, desde que não esteja ofendendo e nem denigrindo a imagem de ninguém.
     E este meio oferece outras duas vantagens, que julgo muito importante, ameniza a poluição visual no mundo real e principalmente o consumo exagerado de papéis e produtos colantes, vindo assim a prestar um excelente serviço ao meio ambiente.

     "Campanhas políticas mais virtuais e menos reais, sou a favor!"
     _Pense nisso...





domingo, 16 de setembro de 2012

Educação, Poder Público e a Violência . . .

     Sexta-feira passada (14/09), realizou-se na ACITEL (Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba), debate político com os candidatos a prefeitura da cidade. Ao serem indagados sobre os alicerces de suas eventuais governanças, os cinco candidatos tocaram na questão da violência local. O que demonstra que pelo menos estão conscientes e aparentemente preocupados com a situação.
     E não é para menos, a minha (nossa) querida Telêmaco Borba, é uma das cidades mais violentas da região. E as estatísticas da criminalidade local, principalmente o índice de homicídios, vem crescendo ano a ano.
     Quem quiser pode conferir a informação, através do link abaixo:

     A notícia a seguir é referente ao primeiro semestre de 2011:
     Com cerca de 70 mil habitantes, Telêmaco Borba é uma das cidades mais violentas da Região dos Campos Gerais. Somente neste ano, o município já registrou 12 homicídios, segundo a Polícia Civil. 

     Agora no ano de 2012, as barbáries continuam. Neste sábado (15/09), realizou-se passeata pela paz com o slogan Telêmaco Borba Precisa... Merece Paz! Este aprendiz de blogueiro fez questão de colaborar com sua humilde participação. Até mesmo porque, compreendemos que Telêmaco merece paz, não só merece como necessita urgentemente de paz.
     Em busca disso, cogita-se a coleta de assinaturas abaixo do pedido - de paz - e o envio das mesmas ao excelentíssimo governador do Estado, para que se possa providenciar algo que venha ao encontro dos anseios da população telemacoborbense.
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=402283666491550&set=a.402277176492199.105388.100001297616607&type=1&theater

     Particularmente, entendo que o problema dos altos índices de violência urbana, só são possíveis de se corrigir (talvez amenizá-los fosse a palavra mais correta), através da educação, e isso demanda muito tempo, penso que seria fundamental educar os jovens - as crianças - de hoje, para que isso tenha reflexo positivo no futuro.
     O problema é que as pessoas (a sociedade), querem soluções para tudo e de imediato, e os políticos, no anseio de angariar votos, prometem o que às vezes pode-se dizer que apresenta-se praticamente como impossível de se cumprir. Mas se assim não o fizerem, não conseguem cativar seus eleitores. E o problema vai se alastrando, pois o mesmo é simplesmente "podado", ou seja, não se corta o mal pela raíz.

     E a educação do cidadão . . .

     E aqui cabe um último parágrafo, o Poder Público pode e deve colaborar, com ensino público de qualidade, mas:
educação vem de berço.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

atos Cândidos ...


Dia desses me peguei apreciando o luar, e o mesmo estava esplêndido, toda poderosa e com um branco fluorescente, a dona lua exibia-se pairando na imensidão escura da atmosfera.
Queria poder tocá-la, mas talvez isso fizesse com que o encanto se perdesse, cheguei à conclusão de que o que vale a pena mesmo, é poder ficar aqui apreciando sua linda esfera.
Lua cheia e vistosa, bela e maravilhosa, só depois de outros 28 dias, mas de uma coisa tenha certeza “dona Lua”, estarei aqui, à sua espera.

Essa pequena poesia, escrevi em homenagem àquela linda lua, e hoje (alguns dias depois), lembrei da velha canção:
Tomo um banho de lua
Numa noite de esplendor
Sinto a força da magia
Da magia do amor
É tão bom sonhar contigo
Ó, luar tão cândido!

E a palavra cândido me intrigou quanto ao significado da palavra candidato. Numa rápida pesquisa na internet achei a seguinte explicação:

Significado de Candidato:
Por |Aparecida Soares Francisco (GO) em 19-03-2009
Vem do latim candidatus, isto é, vestido de branco (candidus). Na antigüidade, aquele que disputava um cargo público e precisava angariar votos vestia-se de branco para simbolizar sua pureza. É lógico, portanto, que exijamos de um candidato ou candidata que a sua vida, e não apenas as suas roupas, estejam limpas!

No mesmo site ainda havia uma lista de sinônimos para essa palavra, eis alguns abaixo relacionados:

Desculpe se decepciono alguns de vocês (meus queridos leitores), mas o fato que tudo isso acima relacionado, foi pura e simplesmente, para tentar prender vossas atenções até que eu pudesse chegar ao tema proposto para este mês – política.
Pois bem, temos aqui em nossa querida Telêmaco Borba, um número o qual pode ser considerado bastante exagerado de candidatos (as). Segundo minhas fontes, temos aproximadamente duzentos candidatos postulantes ao cargo de vereador. Mas quantos destes são cândidos?
Impossível que você não conheça nenhum!
De qualquer maneira, o conselho é pela procura do candidato mais cândido, ou do mais cândido candidato (...)

_Fica a dica, ok?



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Prefeituráveis

     _Neste feriadão, estive na cidade de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais do Paraná.

     _A disputa política na Princesa dos Campos está acirrada, Os irmãos do PPS (Sandro e Marcelo), que ultimamente se revezam na disputa pelo Poder Municipal em Ponta Grossa, desta feita Marcelo Rangel, enfrenta um páreo duro, o ex-prefeito Péricles, e como terceira força se apresenta Márcio Pauliki, empresário com comprovada experiência administrativa no setor privado. Ao que tudo indica teremos segundo turno naquela cidade.

     _Em Tibagi não existe possibilidade de segundo turno, mas a disputa também está acirrada, entre a situação e a oposição, o último post trouxe uma visão popular a respeito do pleito municipal "na melhor cidadezinha do Brasil".

     _Aqui na Capital do Papel a coisa não é diferente, cinco candidatos apresentam-se para o pleito em turno único, como futuros prefeituráveis: Os "doutores" Reinaldo do Ridan, Ede Pukanski e Marcio Matos, além dos empresários Gibson e Bereza; este último é o representante da situação.

     _Na simples opinião, deste humilde treinee de blogueiro, teremos a partir de janeiro de 2013, os seguintes prefeitos para as respectivas cidades:
Marcelo Rangel em Ponta Grossa, Rildo Leonardi em Tibagi e Márcio Matos em Telêmaco Borba.
     _Essa é pura e simplesmente minha humilde opinião - Veremos após os devidos pleitos!
     _Eu sou eleitor em Telêmaco Borba, mas ainda me encontro indeciso quanto ao meu voto para prefeito...

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Quem Manda Nesta Cidade?


O Poder Municipal
Para primeira postagem do mês de setembro, eu até tinha preparado um material, mas um fato repentino me fez mudar o script.

tibagiturismo.com.br
Este último final de semana estive em Tibagi, e em conversas com populares, na famosa Praça Leopoldo Mercer (a praça da Igreja Matriz),  como não podia deixar de ser, devido ao momento político, acabamos por entrarmos no assunto da sucessão governamental daquele município. E aí surgiu uma conversa, que me levou a mudar meu post inicialmente preparado, para este simples testemunho.
Um humilde cidadão tibagiano, o qual me resguardo o direito de mantê-lo no anonimato, pois o mesmo nem sabe que sua fala me chamou tanto a atenção; e não faz a menor idéia de que a relato aqui. Aliás, desconfio que ele sequer conheça totalmente o que seja um blog.
Mas enfim, analisando o momento político daquela pequenina e querida cidadezinha, o indivíduo fez, mais ou menos, a seguinte análise:
Nós temos aqui, dois candidatos disputando a eleição, ganhe quem ganhar, pouco vai mudar, creio que mude apenas o comando. Pois se trata de dois grupos diferentes, e bastante rivais, mas que no fundo no fundo, são controlados por duas cabeças apenas. Veja bem, se o candidato da situação vencer, o atual prefeito continuará dando algumas cartas por trás de seu representante.  Se a candidata da oposição ganhar a disputa, seu pai e ex-prefeito, é quem provavelmente estará ditando as regras em seu governo.
Então a questão é essa, o eleitor vai escolher ele ou ela; mas quem possivelmente estará meio que comandando, será um ou outro. Entende?
_Talvez soe um tanto quanto ambíguo, mas foi praticamente dessa maneira, que meu “caro colega” se pronunciou. Particularmente, enquanto o mesmo relatava seu “veredicto”, fiquei traçando um parâmetro com a situação aqui em meu município (Telêmaco Borba). Qual a autonomia, que qualquer um dos candidatos que venha a ser eleito, terá para governar nosso município? Existe, entre eles, algum que possa ser popularmente chamado de “pau mandado”?
_Façam suas análises, meus poucos e queridos leitores...