Engraçado Telêmaco Borba estar comemorando 50 anos em 2014, se sua fundação se deu em 5 de julho de 1963; como consta no próprio brasão do Município:
“escudo português redondo bandado de ouro filetado de prata, contendo cinco árvores de pinho estilizadas de sua cor, posta em banda, escudete de prata carregado de três pinheiros do Paraná (Araucária angustifólia), de sua cor sendo, o maior o do centro, apoiado em pontas sobre secção de roda dentada de ouro, e o todo sobre campo vermelho; à esquerda, em campo azul, cornucópia de prata voltada para a ponta, derramando pepitas de ouro. No timbre, coroa mural de ouro lavrado de negro, à esquerda, haste de milho (Zea mays) frutada e à direita, ramos de soja (Glycine) granada, ambos de sua cor, em ramados em aspas sob a faixa ostentando o topônimo ‘Telêmaco Borba” entre as inscrições de ouro “ 5 de Julho de 1963”, em caracteres latino moderno”. (Plano Diretor do Município/2005).
Segundo informações levantadas durante pesquisas para este post, a fundação do Município se deu em 5 de julho de 1963, pela Lei Estadual n. 4.738 e com a nova denominação: Telêmaco Borba.
Mas, como não houve tempo suficiente para organização política, para as eleições daquele ano (que se aproximavam), o TRE marcou eleições exclusivas para 21/03/1964. Com sua efetiva emancipação política do Município de Tibagi, somente concretizando-se em 21/03/1964. Quando Péricles Pacheco da Silva, tomou posse como primeiro Prefeito do recém criado município.
Abaixo, demonstração da civilidade da época, e que ainda hoje se pratica para comemorar o aniversário de nossa city:
|
Acervo pessoal do autor |
No Brasil, ainda hoje é bastante comum a tentativa de se criar novos Municípios ou mesmo Estados, geralmente para satisfazer o anseio de políticos ávidos por mais e novos cargos (recentemente houve tentativa de se dividir o Estado do Pará em três). Mas, no caso de Telêmaco, talvez as intenções tenham sido mais nobres e com razoável idoneidade, haja vista que, o novo município, desmembrado de Tibagi, progrediu consideravelmente, e rapidamente ultrapassou seu Município-mãe em indicadores de economia, crescimento populacional, e em matéria de "importância" junto à sua região, entre outros.
Ontem, foi 5 de julho de 2014, e Telêmaco completou 51 anos de fundação, por isso estive dedicando meu tempo a essas pesquisas, para elaborar esta postagem... E, se pensarmos que o Brasil tem mais de 500 anos, hão de concordar comigo que, Telêmaco Borba ainda pode ser considerada uma "Cidade Nova". (?)
Fonte pesquisadas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tel%C3%AAmaco_Borba
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=521
http://blog.pmtb.pr.gov.br/biblioteca/?page_id=160
http://aprendendoporai.blogspot.com.br/2010/06/telemaco-borba-pr-um-municipio-singular.html
A Obra: Telêmaco Borba: O Município (Dinizar Ribas de Carvalho)
Plano Diretor do Município (2005)