Páginas

domingo, 30 de abril de 2017

CeJu - TB seleciona agentes de cidadania (turma 2017)


O programa Agente de Cidadania, ofertado pelo Governo do Estado, institui bolsas como agentes de cidadania para jovens inscritos e regularmente frequentantes dos Centros da Juventude instalados no Paraná.


          O pagamento das bolsas auxílio para adolescentes denominados agentes de cidadania, vinculados a projetos para o desenvolvimento de atividades voltadas a crianças e adolescentes de suas comunidades, é prevista na Lei Estadual nº16.021/2008, de 19 de dezembro de 2008. 



        Aprovada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA, através da Deliberações nº102/2012 e 087/2014, com recursos do Fundo Estadual para a Infância e a Adolescência – FIA, e regulamentada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, nas Resoluções SEDS nº211/2014 e 07/2015. Podem ser formados grupos com até 20 integrantes.



        O Centro da Juventude de Telêmaco Borba, em 2016, selecionou 17 jovens para atuarem como agentes de cidadania. Os quais foram inseridos em projetos de artes, dança e recreação – coordenados por profissionais do CCJ/TB.



          Os critérios estabelecidos para seleção dizem respeito a interesse do adolescente em participar; apresentar proposta de atuação nas áreas de esporte, lazer, cultura e cidadania exequível e no interesse da comunidade; quando em idade escolar, estar matriculado em sistema de ensino; e ter renda mensal familiar "per capita" menor ou igual a um salário mínimo. Entre outros quesitos de vulnerabilidade social.



           Para este ano de 2017, o CCJ (Centro de Convivência da Juventude) de Telêmaco Borba, estará realizando a divulgação para todos os seus jovens e, seguirá o seguinte fluxograma para seleção:



1) DivulgaçãoDe 17 a 28 de abril - para todos os jovens frequentantes do CCJ com apresentação de slides no telão do auditório do Centro;
2) Recepção dos projetosDe 24 de abril a 05 de maio - Coleta dos nomes dos jovens interessados e de seus respectivos projetos e/ou interesses;
3) Análise socioeconômica das famíliasDe 08 de maio a 19 de maio - Realizada pela assistente social do Centro;
4) ClassificaçãoDia 22 de maio - Resultado final com os nomes dos jovens selecionados;
5) Abertura de ContaDe 23 a 26 de maio - Agendamento com a Caixa Econômica Federal para abertura de conta em nome dos jovens bolsistas;
6) Lista final oficialDe 29 de maio até a primeira semana de junho - Envio dos nomes e respectivas contas para a SEDS (Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social).



          O valor estipulado pela SEDS para as bolsas 2017 é de R$ 150.



          O Centro da Juventude de Telêmaco Borba, sob a coordenação de Edina Feitosa, e com apoio técnico da assistente social Marcela Massoquette, se prepara para receber seus novos agentes de cidadania, versão 2017.

Fonte: rede social facebook
(https://www.facebook.com/centrodajuventudetb/photos/a.486846618110269.1073741828.486668791461385/486846628110268/?type=1&theater)

sábado, 8 de abril de 2017

Sabadão TeBeriano (a)típico

Sábado é dia de passear na avenida


     Em TB é assim, sabadão é dia de passear "na avenida" - Avenida Horácio Klabin.

     Este sábado (08/04/2017) foi um dos mais "animado". A Caixa Econômica Federal com sede na Avenida Paraná, ofereceu plantão e atendimento ao pessoal que tinha saldo das contas inativas do FGTS para receber. Como se verifica na imagem abaixo:

 

      De posse do dinheiro "extra", que pode-se dizer, veio em muito boa hora - pra mim dinheiro em qualquer hora é sempre bem vindo. Então, isso foi um "reforço" no anseio popular de "bater perna na avenida" nas manhãs de sábado em TB.

      Eu, particularmente, não tinha saldo para receber. Mas, como um teberiano "normal", também estava na avenida.

      Aonde pude perceber a "movimentação"... fila em todo canto; comércio agitado...

      Flagrante de uma figura típica do sabadão teberiano:

 

      Joãozinho é fã do homem aranha, bem como de todos os heróis "quadrinísticos" - esse termo é "do tempo" do tio, que também é fã de super heróis.

     Depois, o padrinho e a dinda levaram Joãozinho para almoçar. Momento em que o tio aproveitou para tomar sua cervejinha, desta feita personalizada com patrocínio para o time do Operário Ferroviário da cidade vizinha de Ponta Grossa (PR).

     Mais um registro:

 

     E, como o afilhado Joãozinho comeu todo o "papa", ganhou um "docinho". Conforme prometido e "combinado" entre o mesmo e os dindos.

     Alegria do Joãozinho é sua marca "registrada":

      E assim foi nosso sabadão. Um abraço e até o próximo. Quando nos veremos de novo, nem que seja só "batendo perna na avenida".

 

_As imagens foram produzidas por este blogueiro (tio e padrinho do Joãozinho), e pertencem ao acervo da família.