Explicando o fenômeno da população de TB
Ou pelo menos tentando explicar o tal fenômeno
Telêmaco Borba é uma cidade de interior, localizada na região denominada campos gerais do Paraná. Se não me falha a memória das lições de geografia paranaense nos bancos escolares dos idos "anos 80", fica no segundo planalto do Estado - também conhecido como planalto de Ponta Grossa.
Telêmaco é também conhecida pela alcunha de "capital do papel" - devido a grande empresa de celulose e papel instalada em seus territórios. Acho que ainda o é - ou este título estaria ameaçado pelo projeto Puma na vizinha Ortigueira?
Mas, o que se propõe neste, é discutir o contingente populacional da minha cidade natal.
Pois bem. Neste sentido, existe relativo debate na comunidade a respeito do assunto; não há consenso sobre o mesmo.
Recordo-me que, ao final do ano passado (2016), estava eu em meu happy hour. No lugar onde costumeiramente costumo apreciar esse momento. De repente, iniciou-se discussão (no bom sentido da palavra), a respeito do número da nossa população.
Então, um senhor, contador famoso e bastante popular na comunidade, alegava que tínhamos uma população em torno de 80.000 (oitenta mil) habitantes. Outro senhor, não menos famoso e também querido na comunidade, o qual trabalhou anos e se aposentou no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), defendia a tese de que estejamos próximo da casa de 100 (cem) mil habitantes.
Nas discussões sobre o nosso contingente populacional, os números variam sempre em torno disso. Entre 80 e 100 mil habitantes. Então, no calor do debate, sempre em bom tom, disparei:
_Digamos que temos 90.000 (noventa mil) habitantes (risos).
Já fui logo tachado, em tom de deboche dos amigos presentes, de estar querendo ficar "em cima do muro" - (risos).
O fato é que não se chegou a um consenso sobre o número atual de nossa população.
Depois disso, comecei a reparar um pouco mais na nossa comunidade.
De lá para cá, venho observando certo fenômeno nas redes sociais: o surgimento de vários "fakes" - perfis falsos na rede social facebook.
Então, por fim, cheguei a seguinte conclusão:
_É possível que tenhamos 10 (dez), 15 (quinze) ou mesmo 20 (vinte) mil perfis falsos dos "cidadãos" telemacoborbenses na citada rede social.
Isso "explicaria" a divergência entre as especulações a respeito de nosso contingente populacional.