Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2015

A última boa ideia para 2015

Mais um ano que se vai.     E muitas coisas vão ficando para trás;

Guardarei na lembrança as coisas boas, nem que sejam à toas;

Todas as vitórias foram comemoradas,
E as derrotas já deixaram de serem lamentadas;

Neste momento o psicológico já vai,
entrando em stand by;

As ideias já não fluem como antes,
mas tivemos algumas boas.


Brincamos com uma "solucionática" para o carnaval teberiano;
Sonhamos com um novo espaço para shows em TB;
Incentivamos a "naturalidade" na chegada de novos conterrâneos;
Desejamos que o incentivo à cultura fosse levado mais à "fundo";
Divulgou-se ideia de outrem, e outras causas;
Manteve-se o homenageado do ano - escrevendo;
Incentivou-se o estudo, um mês inteiro;
Compartilhou-se o dia D, pensou-se até em algo olímpico;
Foi um festival de boa ideia, afinal:
Por que TB não pode ser Monte Alegre?
Com os jovens ao centro, pela Paz...

A Fonte da imagem serve também como indicação de leitura:
http://amartb.blogspot.com.br/2015/01/tb-51-boa-ideia.html


     Agora porém, a unica coisa em que consigo pensar é no recesso dos feriados, ou seja, numa mini férias; o que não deixa de ser uma boa ideia também.
     Então, boas festas a todos e até o ano que vem.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

CPF na nota Paraná (???)

     Essa eu não sei se é uma boa ideia. O tempo vai dizer. Mas, resolvi aderir ao programa Nota Paraná.

     O Governo do Estado criou um site específico para o programa, num de seus links, encontramos a indagação "E como se faz o cálculo?" e em seguida a sentença "Simples", vem acompanhada de três explicações básicas:
  • Aguardamos até o terceiro mês depois da compra, para o fechamento e pagamento do imposto pelos lojistas;
  • Calculamos 30% do que foi pago;
  • Dividimos este valor proporcionalmente entre todos que pediram CPF na Nota.


     Àqueles que quiserem também tem um vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=QmuPpD8N8D8&feature=youtu.be
Imagem capturada junto ao vídeo (com adaptações)



     Como sabemos, o programa paranaense é baseado no projeto piloto de São Paulo. E para os paulistas, a revista exame da editora abril, através de seu site, pergunta:
     

Você tem medo de pedir CPF na nota fiscal?



     Bom, eu estava meio receoso, e não é sem motivo. Pois é sabido que um primo do governador paranaense comandava uma velha máfia na Receita Estadual do Paraná; conforme a fonte abaixo:

     Apesar de alguns temores, como já disse, resolvi aderir ao programa. E daqui uns três meses, se eu conseguir reaver pelo menos uns 51 reais em relação às compras de Natal e de Final de Ano; vou considerar que tenha sido uma boa ideia.
     Ademais, como prometido, volto a informar meus leitores a respeito do assunto.

     Até lá... #51




sábado, 12 de dezembro de 2015

PeLa PaZ...

     O Jornal Folha da Cidade de Telêmaco Borba (PR), edição n. 1278 datado de 11 de dezembro de 2015, traz em sua reportagem de capa a seguinte manchete:

ALEP deverá votar criação
do Batalhão da Polícia Militar

     E segundo o mesmo jornal: "Telêmaco Borba está a cada dia mais perto de receber um reforço no efetivo policial, com a elevação da 3a Companhia da Polícia Militar em Telêmaco Borba, para 26o Batalhã da PM. (idem, p. 03)

     Um velho anseio da comunidade local e exaustivamente prometida por todos os grupos políticos do Estado com atuação na cidade. Uma velha esperança dos munícipes, de que a implantação do Batalhão possa combater a criminalidade e reduzir o alarmante número de homicídios nesta localidade.
     O mesmo jornal ainda faz referência à implantação de câmeras de vigilância que estão sendo implantadas por vários pontos da cidade.
     Eu, cá com meus botões, ainda fiquei lembrando do projeto da Guarda Municipal, prometida para a municipalidade pela gestão atual do Município.

Fonte da imagem: omundonews


     Como se percebe, são estratégias de combate à criminalidade local, com vistas a melhorar o quesito segurança pública, visando proporcionar maior sensação de segurança à população. Contudo, percebe-se também que são ações fundamentadas na repressão. E esta, ao que me parece, não reabilita. Ademais, entendo que, a repressão faz com que o foco da criminalidade apenas mude de endereço. Uma onda de violência central, repreendida, muda-se para a periferia, e se, repreendida nesta, volta para regiões centrais da cidade.


     Pensando assim, passou-me pela cabeça a seguinte e utópica ideia:
     Em relação à Guarda Municipal, quem sabe um dia possamos usá-la como meio de tratamento apaziguador junto à criminalidade. Poderíamos montar uma guarda municipal que, além de cuidar do patrimônio público, pudesse abordar cidadãos com comportamentos considerados inadequados, impondo-lhes alguma reflexão, dispensando um tratamento cordial, na base do diálogo; com intuito de provocar-lhes conscientização. O ideal seria que, uma guarda municipal com esse perfil, fosse composta por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, com perfil para tal, e, dispostos a fazer um trabalho sério. Amostrando a moradores de rua, profissionais do sexo, menores abandonados, usuários de drogas (ilícitas), entre outros, que se pode levar uma vida (digamos) mais saudável. Que é possível buscarmos a paz e o melhor convívio social entre as mais diversas tribos sociais. Lutando contra o preconceito e a discriminação.
     Sei que parece bastante utópico, mas, acredito piamente que se trata de uma ótima ideia.
ass:
Antonio Marques para o blog amartb.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Jovens ao centro!!!

     Imagine um lugar preparado para receber e atuar junto ao público jovem, entre 12 e 18 anos. Um lugar limpinho, higiênico e bem organizado. Eu diria que bem conduzido. Oferecendo lanche pela manhã e pela tarde (lanches gostosos).
     Pense num lugar projetado para recepcionar jovens, oferecer-lhes contraturno escolar. E para não deixar-lhes ociosos oferece atividades na forma de oficinas. Ministradas por profissionais (professores) bastantes comprometidos e atuantes.
     E saiba que, as tais oficinas, são predisponibilizadas com intuito de oferecer e possibilitar combinações, proporcionando uma diversidade de interações para os jovens, e entre estes.
     Nesse local se oferece oficinas de esporte (futsal, vôlei, natação, lutas, etc.), de aprendizado (informática, como exemplo), de artes (onde, por vezes, se desenvolve trabalhos com fitatusa), de dança e culturais (como o bom e velho teatro).
     E tem mais, neste ano (2015) se ofereceu dois cursos de qualificação profissional (Almoxarifado e Supermercado), gratuitos e com certificação da renomada instituição SENAC. E ano que vem tem mais (já está certo Técnicas de vendas e Automaquiagem).
     Há ainda a possibilidade de viagens para palestras e eventos culturais, educativos e/ou sociais.
     Mas a grande novidade para 2016 é a possibilidade dos jovens fazerem parte do programa "Agente de Cidadania", desenvolvendo projetos sociais com os quais poderão ser beneficiados com bolsas de apoio financeiro no valor de R$ 150,00 mensais por um período que pode chegar até dois anos.
     Quer algo mais, os jovens regularmente matriculados neste local, e que estudam em colégios conveniados com o mesmo, podem contar com transporte gratuito para sua locomoção até o local.
      E o mais incrível, isso tudo é ofertado aos jovens de forma totalmente gratuita; com prioridade para as camadas menos abastadas da comunidade.

     Eu gostaria de convidar os jovens, pais e/ou responsáveis, que ainda não o conhecem, venham conhecer o Centro da Juventude de Telêmaco Borba.
     Na conjuntura atual, eu considero uma muito boa ideia.

Fonte da imagem: https://www.facebook.com/centrodajuventudetb



segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Seleção de novos "guardas mirins":

     Atenção pais, responsáveis e/ou mesmo simples incentivadores de nossos jovens: ESTA É A ÚLTIMA SEMANA PARA INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO DA GUARDA MIRIM.














     Além das (cruciais) informações acima, o edital traz outras diretrizes importante, tais como:

  1. A distribuição da Ficha de Inscrição será dos dias 12 a 28 de novembro de 2015, apenas na sede da entidade, com a retirada do documento por qualquer pessoa, nos horários das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00;
  2. A Ficha de Inscrição deverá ser entregue até o dia 28/11/2015 às 15:00, porém solicitamos que assim do preenchimento da Ficha, o interessado entregue-a para facilitar o seu entendimento sobre o processo seletivo;
  3.  O Resultado final dos aprovados se dará em 15 de dezembro de 2015;
  4. O número de vagas abertas nesse edital serão de 80 (oitenta) vagas para sexo masculino e feminino, selecionados aleatoriamente mediante aprovação;
  5. 10 (dez) % das vagas abertas nesse edital, logo 8 (oito) vagas, para adolescentes cadastrados em Programas Sociais do Município e indicados e comprovados através de documentação individual como adolescentes oriundos de Situação de Vulnerabilidade e Risco Social, comprovação esta dada através de Relatório Social do Programa onde o adolescente se encontra cadastrado e conforme determina o Programa de Aprendizagem da entidade e mediante aprovação através da Resolução Nº. 06/2013 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/TB);
  6. Os desclassificados poderão no período que compreende a matricula dos aprovados nesse edital até o 1º Processo Seletivo de 2016, que se dará em junho de 2016, ser chamados mediante uma 2ª chamada para abertura de nova turma (compreendendo o período citado); 
  7. Os interessados com notas inferiores a 70 pontos serão considerados REPROVADOS;
  8. A matricula dos aprovados se dará dos dias 02 a 05 de fevereiro de 2016 na sede da entidade;
  9. A entidade fará a cópia dos documentos solicitados;
  10. Os documentos solicitados serão os seguintes:
  • 2 (duas) fotos 3x4 atualizadas. Se a foto não estiver atualizada, a matricula não será efetuada;
  • Certidão de Nascimento Original;
  • RG (Registro Geral) Original;
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) Original;
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) Original;
  • Título de Eleitor (se maior de 18 anos, ou se fizer posse desse) Original;
  • Carteira de Reservista (se do sexo masculino) Original;
  • Comprovante de endereço (talão de água, luz ou telefone), Original;
  • Declaração de Matricula Escolar;
  • Declaração de Matrícula em outros Cursos ou Programas, salientando que a não entrega dessas poderá acarretar na não liberação do aluno para essas atividades durante as aulas;
  • Comprovante de renda de todas as pessoas que moram na casa, ou que a renda auxilie ao aprovado (pai, mãe, padrasto, madrasta, irmão, irmã, avó, avô, etc.);
  • RG da mãe e do pai ou Responsável legal, Original ou Cópia;
  • CPF da mãe e do pai ou Responsável legal, Original ou Cópia;
  • Atestado médico que comprove a DEFICIÊNCIA e a optação pelas vagas prioritárias para PCD’s;
  • Relatório Social que comprove a participação e a indicação em Programa Sociais do Município, e inseridos na Cota Social (documento este encaminhado pelos Programas Sociais).

Fonte da imagem e das informações, site da guarda mirim de Telêmaco Borba (PR): http://guardamirim.org.br/index.php?page=home; junto ao link "editais".

PS: O processo dessa instituição é direcionado a jovens entre 14 e 22 anos moradores desse município.

domingo, 15 de novembro de 2015

Por que não MONTE ALEGRE DO PARANÁ???

Porque Monte Alegre do Paraná

     A par dos argumentos apresentados pelo prefeito Péricles Pacheco da Silva, na sua mensagem enviada à Câmara de Vereadores, solicitando plebiscito para a escolha do nome do nosso município, surge um fator que deve, obrigatoriamente ser considerado pelo povo desta localidade. Trata-se do nome como "chamariz" para turistas. É inegável que nosso município apresenta locais turísticos importantes e que mereciam mesmo maior divulgação por parte do departamento especializado do Governo do Estado; o Bonde Aéreo, a maior fábrica de papel da América Latina, a Usina Mauá, nossos clubes e o próprio curso do rio Tibagi, tem atraído - apesar da pouca propaganda - grande número de visitantes. Em outros municípios e outros Estados, poucos conhecem Telêmaco Borba Município paranaense, mas bem poucos não ouviram falar em Monte Alegre, cidade onde está localizada a maior fábrica de papel, onde existe um Bonde Aéreo, etc. Assim, a mudança do nome do município para Monte Alegre do Paraná, além de outras vantagens, faria com que aproveitássemos a propaganda gratuita que temos no Brasil, sobre nosso município. Possuímos bons hotéis e a estrada, apesar de ser municipal, é relativamente boa e por isso precisamos da propaganda externa, da propaganda que já está indiretamente em todo o território nacional, com o nome de Monte Alegre. O povo do município sente isto, tanto assim que na prévia realizada pelo O TIBAGI, mais de 70% dos munícipes mostraram-se favoráveis à troca. É praticamente impossível que venham aparecer empecilhos à realização do plebiscito, que deverá ser autorizado pela Assembleia Legislativa do Estado sem mais delongas. Talvez na festa de aniversário do município, já esteja concretizado o sonho da maioria dos telemacoborbenses.

O TIBAGI, defendendo o nome de Monte Alegre do Paraná: Edição de 15.02.1968

Fonte: Fotos de Eduardo Lagos na rede social facebook
     A notícia é velha, a vontade é antiga, mas ambas renovam-se nos anseios dos mais velhos, chamados "montealegrenses".
     E segundo o advogado Eduardo Lagos junto à mesma postagem da rede social: "A imposição do nome de Telêmaco Borba foi de Guataçara Borba Carneiro e Tulio Vargas, principalmente. Ambos eram parentes de Telêmaco Borba".
     Já Ulisses Iarochinski corrobora: Eu sou montealegrense... quando não... sou tibagiano... telemacoborbense jamais... odeio a imposição dos parentes deste personagem terrível...cujo próprio primo dele Oney Borba chamou num livro de "Telêmaco mandava matar"...que tal um vereador propor um plebiscito: Monte Alegre do Parana: sim ou não... e nos fosse dado como presente (...o nome de Monte Alegre que existe desde 1729..

    Eu sou telemacoborbense, pois nasci após a emancipação da então "Cidade Nova". Mas, também acho uma boa ideia trocarmos o nome de minha terra natal de Telêmaco Borba para Monte Alegre do Paraná.


     Se não for por bem que peguemos as armas e proclamemos a independência da República Federativa e "democrática" de Monte Alegre.


terça-feira, 10 de novembro de 2015

20 anos de amor...

Eu te amo... Um quilo por ano.
No dia 10 de novembro de 1995, este (à época jovem) blogueiro, se unia em relacionamento conjugal com sua esposa – união que perdura até os dias atuais.
Aquele jovem da época tinha 21 para 22 anos, um metro e setenta e oito centímetros de altura e pesava 60 quilos. A sua jovem enamorada era baixinha (e não permite divulgar sua altura), tinha 18 anos e pesava 50 quilos, também não obtivemos liberação para divulgar seu peso atual (ela está um tanto quanto gordinha). hehehe
Passados 20 anos. Fico me perguntado: “O quanto eu ainda a amo?”...
É uma indagação difícil de se estipular uma resposta que possa se aproximar de qualquer exatidão. Só sei que a amo.
Mas, se atendo a certos fatos, penso que posso traçar um parâmetro em relação ao meu amor por você (minha querida). Senão vejamos, quando nos casamos eu pesava 60 quilos, hoje estou com 80. Como se passaram exatamente 20 anos; eu diria:
_EU TE AMO, UM QUILO POR ANO!
Acervo pessoal
Na foto ao lado de nosso filho Leandro

Essa foi a foto mais recente que conseguimos publicar, as imagens atuais estão (digamos) muito "pesadas" para 'carregar'


Então, hoje eu tenho 20 quilos a mais de amor por você minha amada companheira. Brindemos! Comemoremos. Afinal, estamos precisando queimar umas calorias; contanto que não diminua nosso amor. Mesmo porque “queimar umas calorias” é sempre uma ‘boa ideia’.

Texto em homenagem aos vinte anos de casados, os quais vou comemorar hoje (10/11/2015) ao lado de minha amada esposa: Lidiane.


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Vll Festival Gomarábica... Mais uma boa ideia para TB:

Depois de um pequeno "inverno",

voltamos a interagir com os leitores do blog amartb.


     Através de fonte secundária, obteve-se a informação a respeito da proximidade do VII Festival Gomarábica - em TB; conforme notícia abaixo:
O Festival será realizado nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro no Teatro da Casa da Cultura, às 19h30. Os interessados em participar podem se inscrever na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) ou obter informações pelos telefones 3904-1576 ou 3904-1577. Nesta edição o show especial será no sábado (14) com Mariângela Zen e Thiago Paccolla. A entrada é franca. A realização é da Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER).
Texto retirado da fonte primária

Imagem retirada da fonte secundária

     O Homenageado era um genoíno cidadão goiano, o qual se estabeleceu em Telêmaco Borba atuando como radialista, identificado com a comunidade telemacoborbense, foi durante esse período que o famoso locutor de rádio compôs o clássico sertanejo "Poeira" - premiada em festival nacional conforme notícia junto à fonte secundária.

     Como o objetivo das postagens deste ano é trazer sempre alguma ideia ("boa" na nossa concepção). Então, tivemos a boa ideia de sugerir aos responsáveis pela gestão pública do município, principalmente os responsáveis pela organização da festa de aniversário do mesmo, a hipótese de que possamos tentar contratar como show principal para o ano que vem, a violeira Bruna Viola; a qual vem fazendo muito sucesso nas redes sociais:
Fonte: https://www.facebook.com/brunaviolamt/photos/a.1461402477466756.1073741829.1450001418606862/1591079501165719/?type=1&permPage=1





     _Eu gostaria de ver um show da Bruna Viola em TB (Telêmaco Borba)!

     Com a seguinte condição, de que a musica de encerramento do show fosse a música 'Poeira'. Que tal?
     Seria bem legal ver a Bruna Viola ao vivo em nossa city e cantando a musica mais famosa de nossa terrinha, servindo ainda como mais uma forma de homenagear o famoso e querido radialista (GOMARÁBICA).

     _E só mais uma ideia...

Fonte secundária: http://vodebonde.com.br/canal/entretenimento-cultura-e-arte/vii-festival-gomarabica-sera-de-11-a-14-de-novembro

Fonte primária: http://www.telemacoborba.pr.gov.br/noticia.php?codigo=8827

Fonte da ideia: https://www.facebook.com/brunaviolamt/?fref=ts



quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Aos mestres com carinho!


Há três dias (12/10) foi dia das crianças, hoje 15/10 é dia do professor.
No dia das crianças percebeu-se junto às redes sociais, principalmente facebook, vários adultos colocando fotos em seus perfis de quando eram crianças.
Ciente disso, hoje me pergunto:
_O que seria das crianças sem seus professores?
Então, fiquei pensando numa forma de homenageá-los...
E me ocorreu uma boa ideia:
Que tal colocarmos na capa de nosso face, ou mesmo na linha do tempo, uma foto de algum professor? Algum professor que tenha sido marcante pra gente – já que importantes todos o foram (e o são).
Lógico que a homenagem é estendida a todos. Mas já que colocar todos ficaria mais difícil. Um só não vai custar nada. Vamos homenagear nossos queridos mestres?
Fica o convite a meus poucos, mas, queridos leitores...
Eu vou homenagear uma professora que me incentivou bastante a escrever. Mas estendo a homenagem a todos àqueles que de uma forma ou outra contribuíram com meu aprendizado.

Então deixo a todos meu muito, MUITO OBRIGADO.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Feliz dia das crianças (?)

Espero que sim!

Não vamos generalizar, mas, a maioria dos casos eu acho que procedem...


Como estamos cuidando de nossas crianças?
Ao lançar um olhar crítico para a sociedade eu diria que poderíamos estar cuidando bem melhor de nossas crianças.
Ao que eu vejo:
Nas famílias menos favorecidas pelo sistema, muitas crianças são largadas, abandonadas, algumas criadas por avós, reveza-se com creches, ou pior, algumas ficam soltas pelas ruas mesmo. Nas famílias mais abastadas, muitas são criadas por babás, tipo “toma que (agora) o filho é teu”, ou são normalmente deixadas em escolinhas que funcionam mais como “depósito de crianças”. É triste ou não?
Pior. Mais do que triste é traumatizante para uma criança perceber (e elas percebem) que são uma questão secundária na vida de seus pais. Os quais, alguns, estão inclusive separados. E, por vezes, tentam “comprar” seus próprios filhos com presentes.
As crianças precisam realmente é de pais presentes, participativos, que realmente se importem com elas, isso sim é o que importa – o resto é tudo secundário.

A crítica é construtiva, mas mais do que isso, fica a dica.
Para uma sociedade melhor precisamos produzir pessoas melhores.
O amor, o afeto, o carinho e a atenção são fundamentais.
Então, vamos cuidar melhor de nossas crianças?
Eu acho isso uma ótima ideia.
Um abraço e até a próxima.
Feliz dia das crianças, afinal:
#somostodoscrianças!
Eu também.
Eu, tu, ele, nós, vós, eles...

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Como avaliar a gestão pública...

Aqui em minha city (TB) há sempre um número razoável de críticos
em relação à gestão pública, principalmente a municipal.
Imagino que isso se repita na maioria dos municípios brasileiros (?)
Pensando assim, tive a (boa) ideia de trazer à tona, por esta via,
"O INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA"
resumidamente a seguir...

     O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização -GESPÚBLICA- estabelece critérios para que se possa avaliar a gestão pública; como se segue:

  1. Critério 1 - Examina-se a questão da governança pública e governabilidade, podendo-lhes atribuir até 40 pontos. Avalia-se a capacidade de liderança e de promover mudanças podendo-se atribuir-lhes até 40 pontos. E, também, aufere-lhes o desempenho da organização ao compará-la com outra organização e/ou gestão com supostos 30 pontos. Este critério permite chegar ao máximo de 110 pontos;
  2. Critério 2 - Este item é dedicado à Estratégia, dividindo suas possibilidades de pontuação em 30 pontos para a formulação das estratégias e 30 pontos para sua implementação. O que permite chegar a 60 pontos;
  3. Critério 3 - Diz respeito aos cidadãos, e a imagem que os mesmo fazem da gestão vale 30 pontos, e a satisfação com a gestão pode lhe render 30 pontos também, chegando igualmente aos 60 pontos;
  4. Critério 4 - Se baseia na sociedade, com 20 pontos para cada avaliativa, baseando-se em atuação socioambiental, ética e controle social e políticas públicas. Totalizando 60 pontos também;
  5. Critério 5 - Com a mesma forma do critério anterior, avaliando-se informações da organização, o "benchmarking" organizacional e a gestão do conhecimento. Mais "60" pontos;
  6. Critério 6 - Avalia o sistema de trabalho e a capacitação e o desenvolvimento, permitindo-se somar 30 + 30 pontos respectivos e atingir o máximo de 60;
  7. Critério 7 - Este importante critério permite se avaliar os processos e os desempenhos perante as expectativas dos usuários e vale 50 pontos. A logística de suprimento vale 30 pontos. Os processos orçamentários e financeiros valem 30 pontos. Assim, poder-se-ia atingir o máximo de 110 pontos;
  8. Critério 8 -  O último e (talvez) mais importante critério permite acumular 450 pontos com a seguinte dinâmica avaliativa: resultados relativos aos cidadãos/usuários vale 100 pontos, relativos à sociedade vale 100 pontos, resultados orçamentários vale mais 60 pontinhos, relativos às pessoas da organização "mais" 60 pontos, resultados dos suprimentos igual a 30 pontos e, por fim, resultados dos processos finalísticos e de apoio com 100 pontos possíveis.


  • Em relação à cartilha exclui-se aqui a questão da qualidade de vida do pessoal que previa 30 pontos mas não somava-se no item em que estava inclusa.

Fonte: http://www.gespublica.gov.br/biblioteca/pasta.2011-01-11.8044815293/instrumento_para_avaliacao_da_gestao_publica_-_ciclo_2008-2009.pdf

     Agora sim, seguindo critérios organizados pela própria gestão pública você pode avaliar mais organizadamente a mesma. Que tal?

E dessa forma, considerando-se o item 6.3 da apostila pode-se chegar a possíveis 1.000 (mil) pontos. Então, "pregunto":
     _A gestão pública do seu município, meu caro leitor, chega perto dos mil pontos?????


domingo, 13 de setembro de 2015

Rarine indicada para carregar a Tocha Olímpica

     A afirmação é direta: "A tocha olímpica vai viajar por todo o Brasil". E a pergunta é instigante: "Você quer indicar uma pessoa para carregá-la?".
    No Paraná, a tocha olímpica vai passar por Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Pato Branco. Conforme o site da Rio 2016 "A chama olímpica é um importante símbolo na história dos jogos e representa a paz, a união e a amizade" - Telêmaco Borba está precisando de tudo isso.
     E a chama da tocha "leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede"! Que traga essa mensagem até nós telemacoborbenses. Como diz o site da Rio 2016: "Todo mundo tem alguém que admira por suas conquistas e realizações". Eu admiro a jogadora de futsal Rarine Betim que, jogando em Telêmaco Borba conseguiu uma convocação para a seleção brasileira de futsal feminino.
     Então a indico para carregar a tocha olímpica.
Fonte da imagem: facebook da jogadora de futsal Rarine Betim

























     Só para que fique bem claro, eu não ganho nada com a indicação, a Rarine também não (só visibilidade), ela não é obrigada a aceitar; mas acho que ela aceitaria prazerosamente o desafio.
     O Rio 2016 quer encontrar pessoas que fazem a diferença nos quatro cantos do país. Se você conhece alguém que tem uma boa história e gostaria de fazer parte do maior evento esportivo do mundo, indique-a para ser um dos condutores da nossa tocha.

     Eu fiz a minha parte.
     Agora peço aos conterrâneos "montealegrenses" que também indiquem a nossa pequena guerreira Rarine Betim. É simples e rápido, é só acessar o site da Rio 2016:


E clicar no link: "indique um amigo"

PS: Sei lá gente, mais do que uma boa ideia eu achei essa uma ótima ideia, vai que cola; dá uma forcinha galera...


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Dia D (25/09)

          No dia 25/09/2015 a Agência do Trabalhador de Telêmaco Borba promoverá o “Dia D” - Dia Nacional da Contratação da Pessoa Com Deficiência (PcD) e Reabilitados do INSS.
          Este será um dia especialmente dedicado para a intermediação de mão de obra para as pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, realizado pelas agências do SINE em todo o Brasil juntamente como apoio dos órgãos parceiros.
          Esta ação tem como objetivo promover a inclusão desde público no mercado formal de trabalho.

       Sendo assim conto com a colaboração da divulgação deste programa, bem como sua presença nesta data.

(divulgação)

      Desde já agradeço a atenção e colaboração recebida.

Atenciosamente,

Mariana Tavares Fiori
Divisão de Assistência à Comunidade-SMTIC
Prefeitura de Telêmaco Borba –PR.
Fones: (42) 39041648 / (42) 39041704.
(Parcerias)



     _O material acima referente ao programa a ser realizado pela Agência do trabalhador (de Telêmaco Borba inclusive), faz parte de uma campanha com público alvo específico. Nos foi enviada no email: 70amartb@gmail.com e, por entendermos se tratar de uma "boa ideia", estamos divulgando-a.

E pedimos a colaboração nesse sentido.


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Independência de TB

     Algum tempo atrás (bem recente), navegando pelas redes sociais, deparei-me com o seguinte comentário, colocado abaixo de uma postagem qualquer, que falava sobre questões políticas "teberianas":
Marcos T. Carneiro tenho uma idéia: vamos declarar a independência de Telemaco Borba, declarando-a um país autônomo e independente do Brasil. ato contínuo extinguimos o cargo de prefeito e de vice e também fechamos a Câmara de Vereadores. Invocamos Deus para que governe pessoalmente. E. Não chamamos Jesus para governar por que os judeus e muçulmanos acreditam que ele não seja santo ou filho de Deus, que é só mais um profeta. Depois matamos todos os ateus da cidade, e todo aquele que achar que não está bom.
     Como havia arquivado o comentário (por tê-lo achado interessante), agora resolvi roubartilhá-lo como mais uma boa ideia para TB (mesmo não sendo minha). Já que não se obteve êxito na campanha separatista sulista (também recente); querendo desmembrar o sul da nação do resto do Brasil - #osuléomeupaís! Propô-los-ei meus caros, que nos juntemos nós "montealegrenses" e lutemos pela independência de Telêmaco Borba.
     Ou que no máximo, pelo menos deixemos de continuar a sermos considerados "quintal de Ponta Grossa"...

Fonte: facebook


Indicação de leitura:
http://amartb.blogspot.com.br/search?q=Mudar+pra+que+rumo?


sábado, 29 de agosto de 2015

Bolsas no IFPR

Bolsas de estudo no IFPR/TB

     O IFPR (Instituto Federal do Paraná) é uma instituição de ensino médio, técnico, tecnológico, de graduação e de pós-graduação.
     Trata-se de uma instituição de ensino pertencente à rede federal de educação.
     Essa instituição de ensino tem um cunho social, e devido a essa filosofia, oferece algumas modalidades de bolsas de estudo para as classes tidas como menos favorecidas junto à conjuntura econômica-social atual.
     Minha cidade natal Telêmaco Borba (PR), conta com um campus dessa instituição de ensino. Oferecendo ensino médio integrado a cursos técnicos, cursos técnicos subsequentes (para quem já conclui o ensino médio), cursos técnicos na modalidade EaD (Educação à Distância), além de curso superior (licenciatura em Física), e de pós graduação (gestão pública).
     Resumidamente era isso.

     Mas, meu querido leitor, seguindo as temática das boas ideias... Considero uma ótima ideia a possibilidade de jovens da nossa comunidade (e não só os jovens, mas principalmente estes) virem a estudar no campus TB do IFPR devido às bolsas de estudo que o mesmo oferece.
     Vejamos abaixo, alguns exemplos e considerações a respeito das mesmas:

  • APOIO A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS ESTUDANTIS - destina-se a apoiar a participação de estudantes do IFPR matriculados nos cursos regulares em eventos escolares e acadêmicos, de natureza científica, cultural, política e esportiva, no território nacional e/ou do Mercosul [ . . . ] mediante repasse financeiro dos seguintes auxílios: a. auxílio-inscrição; b. auxílio-despesa; c. auxílio-transporte;

  • PROGRAMA DE MONITORIA IFPR - destina-se à seleção de estudantes do IFPR regularmente matriculados que, preferencialmente, estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para o Programa de Monitoria IFPR ' por meio da concessão de recursos financeiros (bolsas) e desenvolvimento de atividades acadêmicas/escolares de monitoria. O objetivo do Programa de Monitoria é promover a permanência, a inclusão e o êxito escolar dos estudantes selecionados [ . . . ] O Apoio à participação no Programa de Monitoria IFPR 2015 será viabilizado mediante repasse financeiro, através de bolsas, direto ao(à) estudante [ . . . ] O(A) estudante-monitor(a) selecionado desenvolverá as atividades de monitoria em período de 06 (seis) horas semanais e receberá bolsa de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) mensais {conforme edital específico para cada ano letivo};

  • PROGRAMA ESTUDANTE-ATLETA (PEA) - O(A) Estudante-Atleta selecionado(a) deverá cumprir, conforme projeto apresentado, uma rotina de treinamento e demais práticas esportivas no período de 04 (quatro) horas semanais, e receberá bolsa de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais [ . . . ] Os(As) estudantes participantes do Programa deverão responder à avaliação, no final do ano letivo, sobre a efetividade do mesmo para sua permanência, melhoria do desempenho acadêmico e conclusão de curso {os valores acima citados foram estipulados para o ano letivo de 2015};

  • PROGRAMA DE BOLSAS ACADÊMICAS DE INCLUSÃO SOCIAL (PBIS) - seleção de estudantes, devidamente matriculados/as em cursos regulares do IFPR, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsas (auxílios financeiros) para desenvolvimento de atividades acadêmicas. [ . . . ] A concessão da bolsa será efetuada mediante estudo socioeconômico, realizado exclusivamente pelos/as Assistentes Sociais lotados/as na Reitoria ou nos câmpus que possuam esses/as profissionais, visto que são os/as únicos/as habilitados/as a realizar esta avaliação [ . . . ] O valor da bolsa é de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) mensais {também para o ano letivo de 2015};

  • PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA COMPLEMENTAR AO ESTUDANTE (PACE) - concessão de recursos financeiros para o auxílio ao custeio de despesas relativas à alimentação, transporte e moradia do estudante devidamente matriculado nos cursos regulares dos Câmpus do Instituto Federal do Paraná, em situação de vulnerabilidade socioeconômica [ . . . ] {esse programa oferece} Auxílio-Alimentação... Auxílio-Transporte... e Auxílio-Moradia... [ . . . ] Os auxílios poderão ser acumulados pelo estudante.

     _Tanto os auxílios quanto as bolsas podem ser acumuláveis pelo estudante conforme regras, exigências para tal, peculiaridades e editais específicos para cada ano letivo, e conforme disponibilidade financeira; entre outras situações. Para maiores informações, os interessados podem ligar no IFPR campus TB pelo telefone 3221-3000, falar com os responsáveis pelos programas e tirar eventuais dúvidas.

     _Além disso, o IFPR/TB oferece educação de qualidade, gratuita e contando com profissionais renomados; e segundo noticia no site da instituição local "o Campus Telêmaco Borba conquistou o 1º lugar no ENEM entre as instituições que ofertam ensino médio no município, incluindo escolas públicas e privadas" Conforme (http://reitoria.ifpr.edu.br/?p=103643)
{junto ao ENEM 2014}

As informações referentes às bolsas foram retiradas junto aos editais para o ano letivo de 2015:
http://telemaco.ifpr.edu.br/alunos/bolsas-e-auxilios/