Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Bate papo com Cléo Busatto

     Hoje (30/08/2016), ao entrar no site da escritora paranaense Cléo Busatto, a postagem com mesma data dizia: "Vou contar uma história pra você...".
     Senti que aquele título pudesse ser pra mim - desculpem a ousadia.
     Acontece que, na noite anterior, a escritora esteve em TB, na Casa da Cultura - contando uma história pra mim; claro que não só pra mim.
     Afinal, como consta em seu perfil:




Escritora, atriz e consultora em projetos de leitura e literatura. Desde 2000 dedica-se à literatura, à narração oral de histórias e a execução de projetos de mediação de leitura. Faz palestra e ministra cursos de formação de mediadores de leitura e contadores de histórias. Atua na área educacional e empresarial com a assessoria de projetos onde a voz estética é o instrumento para a comunicação.

Fonte: http://cleobusatto.blogspot.com.br/


     Então com 25 obras publicadas.

     Tive o prazer de prestigiar e ao mesmo tempo ser prestigiado pela querida Cléo, nessa segunda-feira "teberiana", contando uma história para nós maravilhados em contemplá-la e ouvi-la.

     _Foi um prazer imenso e não poderia deixar de fazer aqui o meu registro.
     Como disse à mesma:
     _Fui até lá buscar um pouquinho dela.
     Acho que trouxe muito mais do que buscara.

     Algumas imagens do encontro:




Fonte das imagens:
http://www.oberekando.com.br/sarau-literario-traz-cleo-busatto-a-tb


domingo, 21 de agosto de 2016

Dica para livrar-se do fundamentalismo (por Leonardo Boff)


Como enfrentar o fundamentalismo?


     Atualmente em todo mundo, se verifica um aumento crescente do conservadorismo e de fenômenos fundamentalistas que se expressam pela homofobia, xenofobia, anti-feminismo, racismo e toda sorte de discriminações.
     O fundamentalista está convencido de que a sua verdade é a única e que todos os demais ou são desviantes ou fora da verdade. Isso é recorrente nos programas televisivos das várias igrejas pentecostais, incluindo setores da Igreja Católica. Mas também no pensamento único de setores políticos...
     Como vamos enfrentar esse tipo de radicalismo? Além de muitas outras formas, creio que uma delas consiste no resgate do conceito bom do relativismo, palavra que muitos nem querem ouvir. Mas nele há muita verdade.
     Ele deve ser pensado em duas direções: Em primeiro lugar, o relativo quer expressar o fato de que todos estão de alguma forma relacionados. Na esteira da física quântica, insiste a encíclica do Papa Francisco “sobre como cuidar da Casa Comum” - “tudo está intimamente relacionado; todas as criaturas existem na dependência uma das outras”(n.137;86). Por esta inter-relação todos são portadores da mesma humanidade. Somos uma espécie entre tantas, uma família.
     Em segundo lugar, importa compreender que cada um é diferente e possui um valor em si mesmo. Mas está sempre em relação com outros e seus modos de ser. Dai ser importante relativizar todos os modos de ser; nenhum deles é absoluto a ponto de invalidar os demais; impõe-se também a atitude de respeito e de acolhida da diferença porque, pelo simples fato de estar-aí, goza de direito de existir e de co-existir.
     Quer dizer, nosso modo de ser, de habitar o mundo, de pensar, de valorar e de comer não é absoluto. Há mil outras formas diferentes de sermos humanos, desde a forma dos esquimós siberianos, passando pelos yanomamis do Brasil, até chegarmos aos moradores das comunidades da periferia e aos moradores de sofisticados Alphavilles, onde moram as elites opulentas e amedrontadas. O mesmo vale para as diferenças de cultura, de língua, de religião, de ética e de lazer.
     ...
     Todas estas manifestações humanas são portadoras de valor e de verdade. Mas são um valor e uma verdade relativos, vale dizer, relacionados uns aos outros, inter-relacionados, sendo que nenhum deles, tomado em si, é absoluto.
     Então não há verdade absoluta? ...
     Cada um é portador de verdade mas ninguém pode ter o monopólio dela, nem uma religião, nem uma filosofia, nem um partido politico,nem uma ciência. Todos, de alguma forma, participam da verdade. Mas podem crescer para uma compreensão mais plena da verdade, na medida em que se relacionam.
     Bem dizia o poeta espanhol António Machado: “Não a tua verdade. A verdade. Vem comigo buscá-la. A tua, guarde-a”. Se a buscarmos juntos, no diálogo e na recíproca relacionalidade, então mais e mais desaparece a minha verdade para dar lugar à nossa Verdade, comungada por todos.
     ( . . . )
     Devemos fazer o bom uso do relativismo, inspirados, por exemplo, na culinária. Há uma só culinária, a que prepara os alimentos humanos. Mas ela se concretiza em muitas formas e as várias cozinhas: a mineira, a nordestina, a japonesa, a chinesa, a mexicana e outras.
     Ninguém pode dizer que só uma é a verdadeira e gostosa, por exemplo, a mineira ou a francesa, e as outras não. Todas são gostosas do seu jeito e todas mostram a extraordinária versatilidade da arte culinária.
     Por que com a verdade deveria ser diferente? A base do fundamentalismo é essa arrogância que de que o seu modo de ser, sua ideia, a sua religião e a sua forma de governo é a melhor e a única válida no mundo.

Texto de Leonardo Boff - filósofo,teólogo, professor emérito de Etica da UERJ e escrritor (grifo nosso).
A íntegra está disponível em:
https://leonardoboff.wordpress.com/2016/08/21/como-enfrentar-o-fundamentalismo/ - Acessado em 21/08/2016.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Primeira porta de acesso à UEPG (PSS)

     PSS significa Processo Seletivo Seriado. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realiza esse tipo de processo seletivo para acesso aos cursos de graduação da instituição. O PSS da UEPG é dividido em três etapas: PSS I, PSS II e PSS III, vamos a eles:

  • PSS I -  constará de uma prova com questões objetivas e uma prova de redação em que serão avaliados os conhecimentos relativos ao ensino ministrado na primeira série do Ensino Médio;
  • PSS II -  constará de uma prova com questões objetivas e uma prova de redação em que serão avaliados os conhecimentos relativos ao ensino ministrado na segunda série do Ensino Médio;
  • PSS III -  constará de uma prova com questões objetivas e uma prova de redação em que serão avaliados os conhecimentos relativos ao ensino ministrado na última série do Ensino Médio.
     Assim, o aluno vai fazendo um processo "seriado", com avaliações relativas a cada série do Ensino Médio. Para fazer o PSS I o aluno tem de estar matriculado no primeiro ano do ensino médio. Para o PSS II ele tem de estar cursando o segundo ano e, para o PSS III o aluno tem de necessariamente estar no chamado "terceirão" - terceiro ano do ensino médio.
     Ou seja, cada avaliação é relativa ao "conhecimento" do aluno. Dessa forma, vai-se avaliando o mesmo e o permitindo acumular pontos que, poderão lhe dar uma vaga na universidade ao final do processo. Já que a UEPG reserva até 25% das vagas em seus cursos para este tipo de processo avaliativo.


     No entendimento deste humilde blogueiro, a grande vantagem em relação ao vestibular "normal", é o fato de que neste tipo de processo, você aluno, é avaliado com base em material que você está estudando; que deve estar fresco em sua cabeça. Enquanto nos vestibulares tradicionais (de inverno e verão), você será obrigado a lembrar de questões dos anos iniciais do ensino médio.
     _Fica a dica!

     Aqueles que tiverem curiosidade podem acessar o vídeo abaixo, nele contém curiosidades a respeito da prova do PSS. Que também pode servir de preparatório para o posterior vestibular "normal". Se você é um jovem estudante preocupado com seu futuro, não deixe de assistir:



     Recomendado também para pais de estudantes que se preocupam com os estudos de seus filhos.

     Detalhe: As inscrições para o PSS 2016 vão até o próximo dia 01 de setembro.

     Todas as informações necessárias para os interessados no PSS 2016 da UEPG, podem ser encontradas no link abaixo:

     E para se ter acesso direto ao link das inscrições, acesse:


     _Boa sorte àqueles que se aventurarão no processo!

domingo, 7 de agosto de 2016

TB citado em investigação sobre fraudes em licitação para transporte público

     _Segundo o jornal FOLHA DA CIDADE, datado de 05 de agosto de 2016 (sexta-feira), Ano 15 - n. 1306; em sua reportagem de capa:

Licitação do Transporte Coletivo realizada em 2007 é citada em investigação do MP

O município de Telêmaco Borba e toda a região foram surpreendidos com a matéria veiculada na RPC e no site G1 Paraná, levantando dúvidas sobre a licitação realizada no ano de 2007, que tinha como objeto a concessão dos serviços de Transporte Coletivos na Capital do Papel. Porém, de acordo com o próprio site G1, em TB ainda não há uma investigação pelo MP, somente menções de que agentes de empresas envolvidas estiveram nas cidades.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
   Em razão das notícias veiculadas na imprensa sobre fraudes em licitação do transporte público, a VINSA vem pela presente dizer que já prestou informações às autoridades esclarecendo que no município de Telêmaco Borba o processo licitatório do transporte público de que participou seguiu todos os trâmites legais pertinentes, tendo havido, inclusive audiências públicas em fase anterior ao processo licitatório.
   Frisa que não faz nem nunca fez parte dos grupos empresariais de transportes investigados, citados pela imprensa.
   A VINSA nunca agiu com intuito de fraudar referido processo e nem atuou em qualquer fraude ou direcionamento na licitação.
   Necessário ressaltar, ainda, que a VINSA atua no ramo do transporte urbano há mais de 40 (quarenta) anos, restringindo sua atuação ao município de Telêmaco Borba e algumas linhas intermunicipais.
   Cumpre esclarecer que esses fatos veiculados fazem parte de uma denúncia feita de forma anônima, que ainda necessita de profunda investigação para apuração da realidade e seu contexto, sob pena de imputar a prática de ilícito indevidamente a quem quer que seja.
   A empresa tem convicção que as investigações promovidas pelo Ministério Público demonstrarão a lisura com que o processo licitatório foi conduzido no nosso Município, descartando qualquer prática de ilícito por parte da empresa e demais participantes do certame.
Assina: Paulo Queiroz

     _Reportagem completa encontra-se na referida edição do citado jornal acima referenciado. Ou no site G1 Paraná, junto ao seguinte link: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/08/documentos-indicam-licitacao-de-onibus-suspeita-em-7-cidades-do-pr.html