Páginas

domingo, 8 de setembro de 2019

Domingando em Tibagi

     Tibagi ainda continua sendo a melhor opção para o lazer do telemacoborbense, apesar do trecho da rodovia Sadi de Brito interditada, e do desvio em estrada de chão que se obriga a percorrer. Principalmente para àqueles que curtem turismo rural, Tibagi tem bastante; e o lazer aquático, Tibagi também oferece várias opções.
     Hoje foi dia de, ao lado da família, e sem um roteiro previamente estipulado, curtir um pouco do que "a melhor cidadezinha do interior do Brasil" tem e pode nos oferecer.

          Abaixo, algumas imagens do gostoso passeio em Tibagi:

Enquanto a "patroa" faz pose:

A gente descansa em close:


Rio Tibagi logo abaixo da ponte na saída de Tibagi a Castro:

Momento para "tomar um sol":

Quem não está fazendo nada, nada:

Rio Tibagi em Tibagi visto da ponte na saída para Castro:

Caminhadinha em família:

Usina do Rio Tibagi à distância (vista da cidade):

Depois da água fresca, uma cerveja gelada e um vinho para "acompanhar":


quinta-feira, 5 de setembro de 2019

IV Caminhada Internacional na Natureza de Sapopema (2019 - eu fui)

       Organizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (de Sapopema) e a Emater, a 4ª Caminhada Internacional na Natureza (Circuito das Águas de Sapopema), realizada no dia 01 de setembro do corrente, contou com um percurso de 11 quilômetros, possibilitando aos aventureiros apreciar as belezas naturais do município. A saída se deu em frente a praça da matriz da Igreja católica (centro da cidade), passando pelos bairros Serra Grande e Capinzal finalizando no ponto de origem.
       Antes dos caminhantes partirem em percurso, foi servido um café da manhã contendo: café com leite, uma maçã, uma banana, um pedaço de bolo, um sanduíche em pão fatiado e um "natureba" em pão fatiado integral - ao custo de R$ 10,00.
        Apesar da chuva, o evento contou com (acredita-se) mais de 500 participantes, de variadas faixas etárias. O responsável pelo blog amartb se fez presente acompanhado de esposa e filho. Assim, posso dizer de testemunho in loco que foi bastante divertido. Valeu a pena! - a pena encharcada diga-se de passagem.

       Concluído o circuito serviu-se aos participantes almoço com o seguinte cardápio: salada de alface, salada de tomate com pepino, batata doce, arroz, virado de feijão e carnes de frango e de porco assadas - ao custo de R$ 20,00.
       Parte da renda adquirida com a venda das refeições prometera-se repassar ao Asilo da municipalidade.


ORIGEM das caminhadas

       Elas se iniciaram na França ao fim da segunda guerra mundial devido à necessidade que os pequenos agricultores tinham em vender seus produtos. Como aquela época as pontes foram destruídas, os compradores chegavam nas propriedades somente a pé ou a cavalo. Com isso, foram criados roteiros para que os interessados passassem por diversas propriedades antes de irem embora. Com a reestruturação da França as caminhadas se tornaram um produto turístico que alia a atividade física e contemplação da natureza com a agricultura familiar.




Abaixo, algumas imagens retiradas (por este blogueiro) durante o evento, quando a chuva deu trégua:

 



       _A chuva não permitiu muitos registros!
Mais imagens podem ser adquiridas junto ao site: praticaesporte!