Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Gráfico COVID-19 em TB (70a. semana)

Septuagésima semana de pandemia do COVID-19 em TB

v  Última atualização de 2020 contendo tabela que originou o gráfico confere-se aqui;    (...)

v  Atualização da semana em que se chegou a um ano de pandemia em TB (de 21 a 27 de março de 2021), confere-se aqui;    (...)

v  Semana 61 (de 16 a 22 de maio), 43a atualização do gráfico, registrando o pico da pandemia em TB até o momento, confere-se clicando aqui;

v  Semana 62 (de 23 a 29 de maio), 44a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

v  Semana 63 (de 30 de maio a 05 de junho), 45a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

v  Semana 64 (de 06 a 12 de junho), 46a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

v  Semana 65 (de 13 a 19 de junho)47a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

v  Semana 66 (de 20 a 26 de junho), 48a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

v  Semana 67 (de 27 de junho a 03 de julho), 49a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

v  Semana 68 (de 04 a 10 de julho), 50a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui:

v  Semana 69 (de 11 a 17 de julho), 51a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

Como não se divulga mais BOs (Boletins Oficiais) aos finais de semana, atualiza-se o mesmo quando isso ocorre. Utilizando-se de nossa dinâmica usual...

v  Semana 70 (de 18 a 24 de julho), 52a atualização do gráfico na segunda (19). Com BO apresentando 10 casos a mais que o Boletim de sexta-feira (23). Assim, considerou-se 05 para sábado (24), 03 para domingo (25) e 02 para segunda (26); em função da esperada "considerável" diminuição de casos. Assim, contabilizou-se 70 casos para a quinquagésima segunda atualização de nosso gráfico, conforme segue:

Elaborado pelo Autor








Conforme a linha laranja "fechou-se" a somatória de casos na última semana com 16.340 (dezesseis mil, trezentos e quarenta) casos CONFIRMADOS.

        A linha azul demonstrando a curvatura semanal do gráfico (momentos de maior ou menor ocorrências), para fins desta "atualização", fechou-se com 70 casos.

        Com "pesar" lamenta-se mais Uma morte por COVID-19 em TB na última semana, chegando-se a 375 fatalidades no total! - Neste caso, conforme divulgação oficial ocorrida nesta segunda (26), já em início de semana posterior ao que o gráfico considera.

        Mantém-se o alerta para a necessidade de empatia. 
Visto que: As medidas restritivas estão dando CERTO!

O pico de casos em TB ocorrera na semana de 16 a 22 de maio/2021 (61a de pandemia no Município), com 735 casos registrado na mesma, conforme divulgamos aqui no blog.

O último Decreto - com regras vigentes a partir de 01/07, até novas atualizações conforme andamento da situação, Terá validade até 31 de julho/2021.
        Em função da baixa de casos, também levando em consideração que boa parte da população já tomou pelo menos a primeira dose de algum tipo entre as vacinas disponibilizadas, a PMTB (Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba (PR), está preparando a volta ao horário dito "normal", de seu funcionalismo, que vêm trabalhando em horário reduzido - delineado para cada Secretaria. Conforme também abordamos neste blog, o que se pode conferir clicando aqui.


ALERTAS seguem sendo ignorados por uma gleba negacionistasPrincipalmente em relação ao ainda necessário uso de máscara. Até por questão de empatia com àqueles que ainda não tomaram nenhum tipo de vacina.

Esperar empatia de "droGado" já estou por demais convencido que é literalmente pedir demais!

Restando-me desejar (sorte) e saúde a todos (as)!

_Paz e bem que a vacina já sendo aplicada - Independente de qual!

        Este humilde blogueiro já tomou a primeira dose - Sem importar-me qual, importante é imunizar-se!

        E quem se negar a tomar a vacina que esteja sendo aplicada, como por incrível que pareça, vem ocorrendo em alguns casos, o MP (Ministério Público), já emitiu orientação à PMTB: http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/saude/14660-mp-recomenda-que-quem-se-recusar-a-vacinar-com-determinada-marca-deve-ir-para-o-final-da-fila.html

Fonte: site da PMTB em 10/07/2021



Boletim Oficial para coleta de casos da COVID-19 em TB:
http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/71-boletim-covid-19/14806-boletim-coronavirus-26-07-375-obitos-16345-casos-positivos-15858-recuperados.html


domingo, 25 de julho de 2021

Dia nacional do Escritor - enfim, posso comemorar...

         Ao final de 2019, encontrei na "rede", anúncio da ALCG (Academia de Letras dos Campos Gerais), sobre o projeto "crônicas dos campos gerais", que acabara de ser iniciado.
        Então, decidi que concorreria no mesmo - a princípio com uma crônica.
        Logo no início de 2020, escrevi a crônica "
Viajando pelos Campos Gerais - minha rota", e a submeti ao crivo da Academia... A mesma foi selecionada para publicação no blog do projeto - quem quiser a confere aqui. Dali a mesma rendeu outras publicações...
        Logo em seguida, tragicamente tivemos a "chegada ao Brasil" da pandemia do "novo Coronavírus" (COVID-19), e, em função das medidas de restrições da mobilidade e com vista a evitar aglomerações, meu horário de trabalho foi reduzido para do meio-dia (12h) às 18h. Assim, fiquei com as manhãs livres e resolvi elaborar projeto próprio/pessoal para uma participação mais efetiva junto ao projeto.
        Dessa forma, enviei mais 05 (cinco) crônicas ao projeto e tive mais duas aprovadas/selecionadas para publicação no blog do mesmo; uma satisfação enorme - até em função do nível da "concorrência".

        Ao mesmo tempo, estava trabalhando em projeto pessoal e autônomo, de lançamento de meu primeiro livro! E a redução de jornada de trabalho me possibilitou tempo para finalmente dedicar-me ao mesmo, como se fazia necessário. Tratava-se de projeto engavetado já a alguns anos.  O qual fora publicado em dezembro de 2020 - e disponibilizado ao público a partir de seu lançamento em 23/12/2020...

        Voltando ao projeto da ALCG, com sua primeira fase encerrada em dezembro de 2020. No início de 2021, graças a uma parceria da Academia com a Editora da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), o mesmo fora transformado em livro e publicado em julho de 2021. A poucos dias 😉 - O que me propusera um momento impar!

        Assim, neste 25 de julho, Dia Nacional do Escritor, posso duplamente comemorar meu primeiro dia do escritor 😍!

        Imagem da capa da obra Crônicas dos Campos Gerais:


        Aproveito para deixar o email do projeto, para o caso de alguém interessar-se em submeter crônica ao mesmo: cronicascamposgerais@gmail.com.
        Fica também o convite à submissão 👍!


        Segue abaixo alguns links que inspiraram/deram origem a esta publicação:

Blog criado para publicação oficial das crônicas selecionadas pelo projeto da ALCG: https://cronicascamposgerais.blogspot.com/. Acessado em 25/07/2021.

Blog do Autor relatando o lançamento de sua obra pessoal e viabilizada em projeto autônomo: http://amartb.blogspot.com/2020/12/zumbi-l-lancamento.html. Acessado em 25/07/2021.

Portal onde realizei a "auto" publicação da minha obra, para vendas: https://clubedeautores.com.br/livro/zumbi-i. Acessado em 25/07/2021.

Notícia no site da UEPG anunciando o lançamento da obra "Crônicas dos Campos Gerais": https://www.uepg.br/cronicas-campos-gerais-2/. Acessado em 25/07/2021.

Live de lançamento do livro "Crônicas dos Campos Gerais" no facebook da Academia: https://fb.watch/6ZmuCtawvr/. Acessado em 19 de julho e conferido nesta data de 25/07/2021.

Homenagem da ALCG aos escritores, publicada em seu perfil no facebook na data de 24 de julho de 2021, conferida nesta (25), replicando o pronunciamento do Magnífico Reitor da UEPG, na solenidade de lançamento da obra (que se pode conferir junto ao link específico da mesma, postado acima), conforme imagem abaixo:

Fonte: https://www.facebook.com/camposgeraisacademiadeletras/photos/a.1604898649737195/3298054763754900

Homenagem da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba (PR) em seu site oficial, e que me inspirou a fazer esta "auto-homenagem" 😄: http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/smcer/cultura/14796-dia-nacional-do-escritor-e-comemorado-no-dia-25-de-julho.html. Acessado em 25/07/2021.



sexta-feira, 23 de julho de 2021

PMTB prepara volta ao horário "normal" (16/08)...

         A PMTB (Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba) nos Campos Gerais do Paraná - minha querida região de meu não menos querido Estado - colocou anúncio em seu site oficial avisando a comunidade que prepara a volta ao dito horário "normal", conforme segue abaixo:

Fonte: Site da PMTB em 22/07/2021

        

        Tecnicamente podemos considerar a possibilidade, em função da queda considerável de casos na municipalidade. O que estamos divulgando através deste mesmo blog em postagens referentes a pandemia em TB - segue link com a última postagem sobre aqui.

        Entre o funcionalismo é comum certa discrepância entre quem entende a função de "servir" ao público, e quem a distorce ao seu bel prazer com o intuito de "servir-se" do público. Estes últimos muito provavelmente estarão "na resistência" pela volta. Sem bases fundamentais que se apresentem minimamente consideráveis.

        Na iniciativa privada também têm alguns perfis (digamos) não muito "profissionais" - ainda que se possa considerar que a proporção seja menor em relação ao funcionalismo.

        Neste período de pandemia, com muitos serviços/ofícios realizados de forma "remota", no sentido à distância/online da expressão, "interneticamente" falando, tenho reflexionado sobre a "real" necessidade de certos "profissionais" (???)?
        Cogitando-se a possibilidade de que fosse possível eliminar algumas "não-funcionalidades", com mais algum suporte (R$), devidamente fundamentados em estudos sérios para a questão, imagino que pudéssemos ter a possibilidade de se pensar numa melhor distribuição direta de renda. A chamada "renda básica universal" (???)!
        E para tal, seria de suma importância viabilizar a suposta tributação das grandes fortunas...
        Mas, isso é assunto para outro momento futuramente oportuno...

        Por hora, resta-me desejar aos bons e sérios profissionais do funcionalismo que sejam bem vindos de volta à nossa velha carga horária dita "normal"...
        E, parabenizar aqueles que nunca abandonaram seus postos e seu compromisso com o bem servir ao nosso público 👊.
        E, em função do momento complicado pelo qual atravessamos, em termos de saúde pública, com a devida "caixa alta", PARABENIZAR os Profissionais da saúde 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏.

Fonte da imagem e da "inspiração" à postagem:
http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/geral/14790-prefeitura-voltara-a-atender-no-horario-normal-a-partir-do-dia-16-de-agosto.html



segunda-feira, 19 de julho de 2021

Gráfico COVID-19 em TB (69a. semana)

Sexagésima nona semana de pandemia do COVID-19 em TB

v  Última atualização de 2020 contendo tabela que originou o gráfico confere-se aqui;    (...)

v  Atualização da semana em que se chegou a um ano de pandemia em TB (de 21 a 27 de março de 2021), confere-se aqui;    (...)

v  Semana 61 (de 16 a 22 de maio), 43a atualização do gráfico, registrando o pico da pandemia em TB até o momento, confere-se clicando aqui;

v  Semana 62 (de 23 a 29 de maio), 44a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

v  Semana 63 (de 30 de maio a 05 de junho), 45a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

v  Semana 64 (de 06 a 12 de junho), 46a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

v  Semana 65 (de 13 a 19 de junho)47a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

v  Semana 66 (de 20 a 26 de junho), 48a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

v  Semana 67 (de 27 de junho a 03 de julho), 49a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui;

v  Semana 68 (de 04 a 10 de julho), 50a atualização do gráfico, confere-se clicando aqui:

Com não se divulga mais BOs (Boletins Oficiais) aos finais de semana, atualiza-se o mesmo quando isso ocorre. Utilizando-se de nossa dinâmica usual...

v  Semana 69 (de 11 a 17 de julho), 51a atualização do gráfico na segunda (19). Com BO apresentando 37 casos a mais que o Boletim de sexta-feira (16). Assim, considerou-se 14 casos para sábado (17), 12 para domingo (18) e 11 para segunda (19); em função da "tendência" de diminuição de casos. Assim, contabilizou-se 152 casos para a quinquagésima primeira atualização de nosso gráfico, conforme segue:

Elaborado pelo Autor


Conforme a linha laranja "fechou-se" a somatória de casos na última semana com 16.270 (dezesseis mil, duzentos e setenta) casos CONFIRMADOS.

        A linha azul demonstrando a curvatura semanal do gráfico (momentos de maior ou menor ocorrências), para fins desta "atualização", fechou-se com 152 casos - conforme segue abaixo:
Elaborado pelo Autor




        Com "muito pesar" lamenta-se mais 02 mortes por COVID-19 em TB na última semana, chegando-se a 374 fatalidades! - Neste caso, conforme divulgação oficial ocorrida nesta segunda (19), já em início de semana posterior ao que o gráfico considera.

        Alerta-se para a necessidade de empatia.

Visto que: As medidas restritivas estão dando CERTO!

O pico de casos em TB ocorrera na semana de 16 a 22 de maio/2021 (61a de pandemia no Município), com 735 casos registrado na semana, conforme divulgamos aqui no blog.

O último Decreto - com regras vigentes a partir de 01/07, até novas atualizações conforme andamento da situação, Terá validade até 31 de julho/2021.


ALERTAS seguem sendo ignorados (pelos negacionistas)O que percebe-se entre os munícipes locais - aglomerações sem máscara em alguns pontos da cidade! Incentivados pelos maus exemplos de seu "muso inspirador"...

Esperar empatia de droGado é literalmente pedir demais!

No que me resta - Desejo saúde a todos (as)!

_Paz e bem que a vacina já sendo aplicada - Independente de qual!

        Eu mesmo, este humilde blogueiro, já tomei a primeira dose - Sem importar-me qual, importante é imunizar-se!

        E quem se negar a tomar a vacina que esteja sendo aplicada, como por incrível que pareça, vem ocorrendo em alguns casos, o MP (Ministério Público), já emitiu orientação à PMTB:
http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/saude/14660-mp-recomenda-que-quem-se-recusar-a-vacinar-com-determinada-marca-deve-ir-para-o-final-da-fila.html

Fonte: site da PMTB em 10/07/2021



Boletim Oficial para coleta de casos da COVID-19 em TB:
http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/71-boletim-covid-19/14763-boletim-coronavirus-19-07-16293-casos-positivos-15689-recuperados.html



domingo, 18 de julho de 2021

MPPR ressalta a segurança do processo eleitoral no país (julho/2021)

MPPR (Ministério Público do Paraná) ressalta a segurança do processo eleitoral brasileiro

Institucional;
16/07/2021.


No ano em que o processo eleitoral brasileiro completa 25 anos de informatização, com a utilização das urnas eletrônicas, o Ministério Público do Paraná destaca a atuação da instituição com o objetivo de garantir a regularidade e a lisura desse importante e fundamental instrumento de exercício da democracia. Conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a tecnologia, que conferiu de fato idoneidade às votaçõesvisto que o sistema antigo, de papel e não digitalizado, abria grande margem à ocorrência de fraudes e manipulação – foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais de outubro de 1996. À época, 32 milhões de brasileiros, em 57 cidades, votaram em seus candidatos utilizando as urnas eletrônicas. Atualmente, a tecnologia atinge quase 150 milhões de eleitores, em todos os municípios do país - (grifo nosso).

O Ministério Público, ao lado do Poder Judiciário, está sempre presente nas eleições, participando de perto de todo o processo, inclusive na fiscalização do funcionamento do sistema de aferição das urnas. “O Ministério Público tem buscado contribuir para a consolidação definitiva da democracia, em toda sua extensão de reflexos sociais, fazendo convergir o significado e o significante do termo, pela prevalência da vontade do povo, com a força do voto”, afirma o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. Ele sustenta que um sistema eleitoral idôneo, como o que foi concebido no Brasil, especialmente com o advento do voto eletrônico, oferece à população uma garantia de que seus direitos de cidadãos, notadamente o de votar e ser votado, serão devidamente assegurados, destacando que não há espaço para questionamentos que coloquem em risco o processo democrático. “A democracia deve ser a base mais sólida sobre a qual a sociedade prossegue edificando, progressivamente, seu patamar civilizatório. Sem retrocessos ou ameaças, partam de onde partir, pois não mais vivemos sob o clima antes experimentado pela circularidade de movimentos de concentração política, despotismo ou autocracias”, defende Giacoia - (grifo nosso).

A procuradora regional Eleitoral Eloísa Helena Machado, do Ministério Público Federal, reforça que a participação dos agentes do MP durante todo o processo eleitoral é mandamento constitucional. “Para se ter uma ideia, o acompanhamento pelo Ministério Público é pari passu, ou seja, inicia-se já na pré-campanha, com a finalidade de evitar que os pré-candidatos extrapolem os limites definidos na legislação para esse período”, afirma. Ela aponta ainda que a instituição tem papel ativo na fase do registro de candidaturas, manifestando-se em todos os pedidos, inclusive com impugnações nos casos que não cumprem os requisitos legais – só no Paraná, nas últimas eleições, foram avaliados cerca de 35 mil requerimentos. Além disso, durante a campanha, o Ministério Público tem o dever de fiscalizar se os candidatos estão realizando propaganda eleitoral de forma regular. Ao final das eleições, os procuradores e promotores eleitorais ainda analisam as prestações de contas de cada um dos candidatos.

Fraudes – Para o promotor de Justiça Hugo Evo Magro Corrêa Urbano, que integra a Coordenadoria das Promotorias Eleitorais do MPPR, não há fundamento nos recentes questionamentos feitos por alguns agentes públicos a respeito da segurança do processo eleitoral brasileiro (chegando a ter sido instalada uma comissão especial no Congresso Nacional que atualmente discute a adoção de voto impresso). “As urnas eletrônicas foram concebidas justamente para acabar com fraudes em eleições no país. São equipamentos não conectados à internet, ou seja, não é possível ‘transmitir’ ou alterar votações. Além disso, as urnas são auditadas por diversos órgãos, inclusive o Ministério Público, e podem ser fiscalizadas pelos próprios partidos políticos”, explica o promotor - (grifo nosso).

Ele lembra ainda que, anteriormente, quando as eleições eram realizadas por meio de cédulas de votação, era comum a ocorrência de vários tipos de fraudes como, por exemplo, a inserção nas urnas de cédulas não utilizadas ou em branco para favorecer um candidato, a destruição e o furto de urnas etc. “Com a urna eletrônica estes e inúmeros outros problemas acabaram. Na realidade, a adoção de voto impresso paralelamente à votação por meio eletrônico apenas trará insegurança para as votações no país, devido à fragilidade na manipulação e armazenagem de material impresso. Fraudes praticadas a partir disso poderão constituir meio de se questionar indevidamente a idoneidade do sistema eletrônico. Não faz sentido essa discussão”, avalia - (grifo nosso).

Participação popular – Segundo o MPF, a cada pleito, os Tribunais Regionais Eleitorais instituem, no âmbito de seus estados, uma comissão para auditoria da votação eletrônica, que deve seguir os comandos elaborados pelo TSE em suas Resoluções. Os trabalhos dessa comissão são absolutamente públicos e transparentes, sendo que os partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Controladoria-Geral da União, o Departamento de Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os departamentos de Tecnologia da Informação de universidades podem até mesmo impugnar a designação de qualquer membro da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica. A auditoria é pública e qualquer cidadão pode acompanhar - (grifo nosso).

Estrutura e atribuições – Todos os municípios do Paraná são atendidos por agentes do Ministério Público com atribuições voltadas à fiscalização do processo eleitoral. A coordenação do Ministério Público Eleitoral é exercida pelo procurador-geral da República – que é também o procurador-geral Eleitoral (PGE) –, e tem atuação perante o TSE. Todos os processos relativos a candidatos à presidência da República são acompanhados pelo PGE. Nos estados, existe um procurador regional Eleitoral, que tem atuação perante o TRE do seu estado e atua em todos os processos das eleições gerais, isto é, nos pleitos para escolha de governador, senadores e deputados federais e estaduais. Os Ministérios Públicos estaduais têm atribuição mais destacada nas eleições municipais, para a escolha de prefeitos e vereadores, em que há atuação direta e próxima dos promotores eleitorais, que exercem suas funções perante as Zonas Eleitorais – em cada uma há um promotor designado. No Paraná, são 186 Zonas Eleitorais e, portanto, 186 promotores eleitorais titulares, integrantes MPPR.

 

Fonte: MPPR (link abaixo)

Fonte: site oficial do Ministério Público do Paraná, disponível em: https://mppr.mp.br/2021/07/23779,10/MPPR-ressalta-a-seguranca-do-processo-eleitoral-no-pais.html. Acessado em 18/07/2021.


        PS: Depois da leitura, volte e leia somente as partes em destaque na cor amarela, isso também pode ser indicado aos leitores mais preguiçosos (sic).