Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Projeto ZUMBI (parte I) - origens...

 PROJETO ZUMBI: Parte I - agora vai...

        Eu sempre tive vontade de escrever um livro, desde bastante jovem. Mas, não me achava preparado para tal façanha. Então, botei na cabeça que o faria depois de certa idade, já "sênior", e tendo vivido bastante, e experienciado muita coisa - o que (acreditava) me daria certa bagagem para a "façanha".

        Ao longo do tempo, da época da juventude até meus dias atuais, vez ou outra, sempre rabiscava alguma coisa. Para não perder o hábito e nem o "jeito".
        Até que em 2015, num trabalho para conclusão de curso pela UTFPR, através do qual investigou-se: "Qual era o maior problema da sociedade telemacoborbense?", na percepção de parcela da sua comunidade, entrevistada, registrou-se como a maior "queixa" a violência.
        E essa violência, percebia-se através dos noticiários em geral, e também em conversas com cidadãos, estava, em sua maior parte, diretamente relacionada à drogadição.
        Então, ainda como parte do mesmo trabalho de conclusão de curso acima citado, entrevistou-se também parcela de jovens da comunidade local, em questionário objetivo, o famoso "marque X", com não identificação do entrevistado, até porque se tratava de menores. Indagou-se qual era o envolvimento/aproximação desses jovens com as drogas (ilícitas, claro). E o resultado, depois de tabulado, amostrou parcela considerável desses jovens tendo algum envolvimento com as drogas.
        Assim, chegou-se a conclusão de que "as coisas" tinham certa relação entre si!
        Ao finalizar-se o trabalho, identificada a 'maior' problemática social, sugeriu-se a leitura paradidática como ferramenta de conscientização e combate ao envolvimento dos jovens locais com a drogadição.

        Indo mais além, como este autor, já estava trabalhando com jovens à época, e já tinha iniciado, um esboço de uma obra para fins de leitura juvenil, resolveu-se levar mais a sério o 'esboço inicial' e partir para a confecção de uma obra (digamos) um pouco mais "profissional". E que para mim, eu sabia, seria um grande 'aprendizado'...

        E quem quer escrever seu próprio livro, tem que fazê-lo um dia...
        Assim, nasceu o Projeto ZUMBI!

                Que agora está em vias de ser realmente efetivado...
        Por isso a expressão "agora vai" junto ao subtítulo desta postagem.
        E para tanto, estas a se contatar possíveis patrocinadores que possam nos auxiliar na realização do Projeto. E para essa finalidade, já se definiu o perfil dos futuros possíveis parceiros, sobre isso, a gente fala em futura postagem específica para essa finalidade...

        O livro em si, narra a trajetória de um jovem que está chegando a maioridade, se envolve com o "mundo das drogas", e, estando no 'lugar e hora errados' acaba sendo envolvido numa fatalidade e tendo sua vida ceifada. A partir de então, ele assume uma forma espiritual, vagando pela comunidade, presenciando e denunciando algumas de suas mazelas. Ao mesmo tempo em que traça um diálogo com o leitor, o aconselhando a não seguir esse "caminho" (da drogadição). E, presenciando o seguimento 'normal' da vida de sua família, vendo  (por exemplo) o irmão casar e ter filhos, e ciente de que ele não vai ter essa oportunidade, entra em profunda depressão, sem deixar de praticar seu altruísmo, sempre preocupado com a vida de outros jovens, segue "dando o seu recado"...

        Claro que, aqueles que quiserem nos "ajudar", podem nos contatar que estaremos receptivos e muito grato a todo e qualquer incentivo - financeiro PRINCIPALMENTE. Pois o recurso para viabilizar a impressão da obra é, no presente momento, a maior DIFICULDADE!

Pré-Projeto da capa para a obra Zumbi (I) - Elaborado pelo autor

        Àqueles que quiserem nos contatar via redes sociais, segue link de nossos perfis nas mesmas:
        Para aqueles que queiram estudar um pouquinho mais a história do livro, deixamos o seguinte link para acesso: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro.htm. Fonte:
FRANCO, Giullya. "29 de outubro - Dia Nacional do Livro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro.htm. Acesso em 29 de outubro de 2020.


PS:        __Feliz Dia do Livro a todos (as)!


segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Gráfico COVID-19 em TB (31a. semana)

 Trigésima primeira semana de pandemia do COVID-19 em TB

Os gráficos das semanas anteriores (para quem queira estuda-los), desde que se deu início ao acompanhamento, estão disponíveis conforme relação abaixo:
  1. Semana 19 convivendo com o COVID-19 em TB, primeiro Gráfico - início do acompanhamento confere-se aqui;
  2. Semana 20 e o segundo Gráfico semanal - confere-se aqui;
  3. Semana 21 do Coronavírus em TB e o terceiro Gráfico - confere-se aqui;
  4. Semana 22 o e quarto Gráfico semanal - confere-se aqui;
  5. Semana 23 e o quinto Gráfico confere-se aqui;
  6. Semana 24 e o sexto Gráfico confere-se aqui;
  7. Semana 25, sétimo Gráfico confere-se aqui;
  8. Semana 26, oitavo Gráfico confere-se aqui;
  9. Semana 27, nono Gráfico confere-se aqui;
  10. Semana 28, décimo Gráfico confere-se aqui;
  11. Semana 29, décimo primeiro Gráfico semanal - antepenúltima semana de ocorrências do confere-se aqui;
  12. Semana 30 e o décimo segundo Gráfico semanal - penúltima semana convivendo com o COVID-19 confere-se aqui.
Chegando-se a 31 semanas de convívio com o novo Coronavírus, segue abaixo o gráfico atualizado com as ocorrências da última semana (de 18 a 24/10/2020):
 
Gráfico elaborado pelo autor

A linha laranja estará sempre na ascendente pois representa a somatória das ocorrências - fechando a última semana com total de 3.402 (três mil, quatrocentos e dois) casos.

A linha azul apresenta o quantitativo das ocorrências semanais, depois que iniciou-se o acompanhamento dos casos em TB! Acompanhemos:
  • pico da pandemia fora atingido na semana 21, a qual registrou 513 casos (de 09 a 15 de agosto);
  • a semana 22 registrou 484 casos (de 16 a 22 de agosto);
  • a semana 23 contabilizou 315 casos (de 23 a 29 de agosto);
  • a semana 24 registrou 199 casos (de 30 de agosto a 05 de setembro), sendo que no dia 05/09 o fizemos por estimativa, pois não divulgou-se boletim oficial;
  • a semana 25 tabulou 141 casos (de 06 a 12 de setembro);
  • a semana 26 registrou 139 casos (de 13 a 19 de setembro);
  • a semana 27 contabilizou 118 casos (de 20 a 26 de setembro)sendo que no dia 28/09 o fizemos por estimativa, pois também não divulgou-se oficialmente as ocorrências do dia;
  • a semana 28 contabilizou 112 casos, considerando que não tivemos  divulgação oficial nas datas de 03 e 04/10/2020, divulgando-se o número de 39 casos acumulados na data de 05/10, então, em função da curva "para baixo", contabilizou-se 14 casos para 03/04 (13 para dia 04 e 12 para dia 05), "fechando" a semana com "112" ocorrências;
  • a semana 29 oficializou 85 casos (de 04 a 10/10/2020);
  • a semana 30 contabilizou 45 casos (de 11 a 17 de outubro), com o boletim oficial divulgado em 17/10/2020;
  • nesta última semana (31) "contabilizou-se" 3.402 casos (de 18 a 24/10/2020), dado estipulado por estimativa, pois não divulgou-se boletim oficial nas datas 24 e 25/10, então, com a divulgação oficial em 26/10 apresentando 3.409 casos, considerou-se 04 para a data de 24 (fechando a semana), e, 3 casos para 25 e 4 para dia 26 - haja vista o número de caso ter apresentado uma levíssima crescente.

Aproveitamos para replicar o gráfico somente com a linha azul:
Elaborado pelo autor

O gráfico somente com a linha azul, deixa bem evidente a questão do "pico" da doença, e, nesta semana mostra claramente que tivemos um leve aumento no quantitativo de casos - saímos de 45 na semana passada, indo para estimativos 65 neste.

Também registrou-se mais uma morte por COVID-19 em TB durante a semana, com isso chegou-se a "57" casos fatais!

Assim, fecha-se o levantamento semanal, e, aproveita-se para (re)lembrar: "É higiênico e inteligente continuarmos evitando aglomerações, fazendo uso de máscara em locais públicos, higienizando as mãos, e mantendo-se certa distância física das pessoas com quem interagimos"demonstrando empatiaE também para fins de que evitemos qualquer risco de uma nova "onda" da doença, como já se percebe em alguns países (principalmente) da Europa e também nos EUA; conforme vários noticiários - e isso vale para todo o Brasil, não só para minha city (TB).

_Desejando paz e muita saúde a todos (as), faço registar aqui meu fraterno abraço!


Fonte oficial da coleta de dados dos casos de COVID-19 em TB:


sábado, 17 de outubro de 2020

Gráfico COVID-19 em TB (30a. semana)

Trigésima semana de pandemia do COVID-19 em TB


Os gráficos das semanas anteriores (principalmente para quem futuramente possa vir a estudar a questão), desde que se deu início ao acompanhamento, estão disponíveis conforme relação abaixo:
  1. Depois de 19 semanas convivendo com o COVID-19 em TB, elaborou-se o primeiro Gráfico - início do acompanhamento confere-se aqui;
  2. Semana 20 de pandemia e o segundo Gráfico semanal - sequência confere-se aqui;
  3. Semana 21 com o coronavírus em TB e o terceiro Gráfico semanal - confere-se aqui;
  4. Semana 22 o e quarto Gráfico semanal - confere-se aqui;
  5. Semana 23 e o quinto Gráfico semanal - confere-se aqui;
  6. Semana 24 e o sexta Gráfico confere-se aqui;
  7. Semana 25 e o sétimo Gráfico confere-se aqui;
  8. Semana 26 e o oitavo Gráfico confere-se aqui;
  9. Semana 27 e o nono Gráfico semanal - confere-se aqui;
  10. Semana 28 e o décimo Gráfico semanal - antepenúltima semana confere-se aqui;
  11. Semana 29 e o décimo primeiro Gráfico semanal - penúltima semana de ocorrências do COVID-19 em TB confere-se aqui.
E assim nesta, chegamos a 30 semanas convivendo com o novo coronavírus entre nós. Segue abaixo o gráfico atualizado com as ocorrências desta última semana (de 11 a 17/10/2020):

Elaborado pelo Autor

A linha azul apresenta semanalmente, depois que iniciou-se o acompanhamento, as ocorrências de COVID-19 em TB!
O pico da pandemia fora atingido na semana 21, a qual registrou 513 casos (de 09 a 15 de agosto); a semana 22 registrou 484 casos (de 16 a 22 de agosto); a semana 23 contabilizou 315 casos (de 23 a 29 de agosto); a semana 24 registrou 199 casos (de 30 de agosto a 05 de setembro), sendo que no dia 05/09 o fizemos por estimativa, pois não divulgou-se boletim oficial; na semana 25 tabulou-se 141 casos (de 06 a 12 de setembro); na semana 26 registrou-se 139 casos (de 13 a 19 de setembro), na antepenúltima semana, "contabilizou-se" 118 casos (de 20 a 26 de setembro)sendo que no dia 28/09 o fizemos por estimativa, pois também não divulgou-se oficialmente as ocorrências do dia; e, na antepenúltima semana tivemos "contabilizados" 112 casos, considerando que não tivemos  divulgação oficial nas datas de 03 e 04/10/2020, divulgando-se o número de 39 casos acumulados na data de 05/10, então, em função da curva "para baixo", contabilizou-se 14 casos para 03/04 (13 para dia 04 e 12 para dia 05), "fechando" a semana com "112" ocorrências; a penúltima semana passada (de 04 a 10/10/2020) foram 85 casos oficialmente divulgados a mais que o quantitativo anterior; e nesta última contabilizou-se 45 casos com o boletim oficial divulgado em 17/10.

A linha laranja estará sempre na ascendente pois representa a somatória dos casos - fechando a última semana com total de 3.338 (três mil, trezentos e trinta e oito) ocorrências.

Registrou-se mais duas mortes por COVID-19 em TB durante a semana, com isso chegou-se a "56" fatalidades!

É higiênico e inteligente continuarmos evitando aglomerações, fazendo uso de máscara em locais públicos, higienizando as mãos, e mantendo-se certa distância física das pessoas com quem interagimosdemonstrando empatia. E também para fins de que evitemos qualquer risco de uma nova "onda" da doença, como já se percebe em alguns países (principalmente) da Europa - e isso vale para todo o Brasil, não só para minha city (TB).

_Despeço-me desejando paz e muita saúde a todos (as)!


Fonte oficial da coleta de dados dos casos de COVID-19 em TB:


quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Crianças com seus Professores!

        A palavra professores junto ao título desta postagem é para evitar distinção de sexo. Ainda que exista uma maioria de professoras.
        É bem verdade também, que existe professores e Professores - Professores com "P" maiúsculo (como está no título) é como me refiro aos bons. Ainda que exista muitos "minúsculos" por aí... Como em toda e qualquer profissão.

        Mas, hoje (14), véspera do dia dos mesmos, deixemos os "(por)menores" de lado, e enalteçamos os bons.
        E em homenagem aos bons Professores, relatamos duas situações a seguir.

        No primeiro caso, um Professora que, comovida com a situação da criança, achou um meio de 'conforta-la', e, ainda manter e/ou reforçar o vínculo com essa criança - que talvez para a mesma seja muito mais importante do que a simples lição.
        Existe muito mais criança "abandonada" por aí, do que nossa vã filosofia possa pensar em auxiliar.
        Quem quiser melhor acompanhar o primeiro caso, é só acessar a fonte na legenda da imagem:
 


        Já no segundo caso, a Professora fez uso de uma artimanha inusitada, para chamar os pais da criança à responsabilidade; acompanhemos:


        De uma forma ou de outra, ainda temos bastantes profissionais da educação comprometidos com a mesma, que acreditam no poder transformador dela. E principalmente, que praticam aquilo que acreditam, e não somam-se aos hipócritas. A esses, e somente a esses, e com toda a gratidão aos bons Professores que tive e ainda tenho em minha vida, deixo aqui o meu:

        _Feliz dia do Professor aos verdadeiros profissionais dessa linda profissão!


segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Dia das crianças 2020 - Uma reflexão...

         No início de março deste ano, com o comércio ainda dentro de sua "normalidade" (decretou-se afastamento social poucos dias depois), eu e minha esposa fomos à Avenida principal da nossa city (Av: Horácio Klabin), com o intuito de comprarmos um presentinho para a filha de um casal amigo, que faria aniversário em breve.

        Adentramos a principal via comercial da cidade pelo lado de 'baixo', à esquerda de quem adentra a mesma, logo após o sinaleiro junto à entrada. Fomos até o seu final, e voltamos pelo lado de 'cima', à direita de quem entra.

        Duas coisas me chamaram a atenção:

  1. A quantidade de lojinha vendendo "bugigangas", as chamadas "lojinhas do Paraguai" estão tomando conta do espaço - Inclusive algumas lojas e/ou lanchonetes (digamos) mais 'tradicionais' já não existem mais, e, deram lugar a essas lojinhas que aparentemente são TODAS IGUAIS;
  2. A quantidade de "bugigangas" repetidas nessas lojinhas - Dispensando-se qualquer criatividade e/ou toda e qualquer originalidade.

        Como procurávamos presente para menina, todas as lojinhas apresentavam as mesmas, desculpem-me aproveitar a oportunidade para desabafar, mas, todas as lojinhas só tinham porcarias TODAS IGUAIS umas às outras, nem o preço apresenta variação considerável.

        Saímos decepcionados e não compramos nada!

        Tudo que nos indicaram para criança menina era de cozinha, de bonequinha, 'pinturinhas', "porcarinhazinhas", tudo "made in China", e tudo cor de rosa.

        Nunca mais eu volto na mais famosa avenida de minha city para esse fim; para mim foi "O FIM".

        Achamos algo mais original numa lojinha bem perto de casa.


        Da próxima vez vou procurar prestigiar os artesãos locais...


        Agora, na véspera do dia das crianças, 'navegando' pela rede social facebook, me deparo com a seguinte publicação (compartilhada pela esposa de um primo):

Fonte: https://www.facebook.com/madgeporto - datado de 01/10/2020.

        Amei realmente a postagem e a guardei para uso aqui no blog em momento oportuno.


        A ideia era fazer uma postagem na véspera do dia das crianças, alertando àqueles que fossem comprar presente para suas crianças.

        Mas, ao mesmo tempo, bastante ciente de que muito possivelmente não adiantaria absolutamente NADA, deixei para postagem a posteriori, e, aproveitar e fazer um convite à reflexão:

        _A sociedade é machista porque nós a herdamos assim, ou porque nós não fazemos nada para corrigir? E o pior, porque nós ensinamos nossos próprios filhos e serem assim???

        São tempos de rompermos paradigmas e mudarmos comportamentos!

        _São tempos de reflexões...


domingo, 11 de outubro de 2020

Gráfico COVID-19 em TB (29a. semana)

Vigésima nona semana de pandemia do COVID-19 em TB


Para quem queira visualizar os gráficos das semanas anteriores e/ou futuramente possa vir a estudar a questão, pode-se realizar a leitura das postagens anteriores a partir do início do acompanhamento:
  1. Gráfico da primeira semana - início do acompanhamento confere-se aqui;
  2. Gráfico da segunda semana - sequência confere-se aqui;
  3. Gráfico da terceira semana - confere-se aqui;
  4. Gráfico da quarta semana - confere-se aqui;
  5. Gráfico da quinta semana - confere-se aqui;
  6. Gráfico da sexta semana - confere-se aqui;
  7. Gráfico da sétima semana - confere-se aqui;
  8. Gráfico da oitava semana - confere-se aqui;
  9. Gráfico da nona semana - antepenúltima semana confere-se aqui;
  10. Gráfico da décima semana - penúltima semana de acompanhamento confere-se aqui.
Segue abaixo o gráfico com o quantitativo de casos atualizados com as ocorrências da última semana (de 04 a 10/10/020):
Elaborado pelo Autor

O acompanhamento das ocorrências de COVID-19 em TB, demonstra que o pico da pandemia já fora atingido na semana 21, a qual registrou 513 casos (de 09 a 15 de agosto); com a diminuição de ocorrências de lá para cá: a semana 22 registrou 484 casos (de 16 a 22 de agosto); a semana 23 contabilizou 315 casos (de 23 a 29 de agosto); a semana 24 registrou 199 casos (de 30 de agosto a 05 de setembro), sendo que no dia 05/09 o fizemos por estimativa, pois não divulgou-se boletim oficial; na semana 25 tabulou-se 141 casos (de 06 a 12 de setembro); na semana 26 registrou-se 139 casos (de 13 a 19 de setembro), na antepenúltima semana, "contabilizou-se" 118 casos (de 20 a 26 de setembro)sendo que no dia 28/09 o fizemos por estimativa, pois também não divulgou-se oficialmente as ocorrências do dia; e, na penúltima semana tivemos "contabilizados" 112 casos, considerando que não tivemos  divulgação oficial nas datas de 03 e 04/10/2020, divulgando-se o número de 39 casos acumulados na data de 05/10, então, em função da curva "para baixo", contabilizou-se 14 casos para 03/04 (13 para dia 04 e 12 para dia 05), "fechando" a semana com "112" ocorrências; já na semana passada (de 04 a 10/10/2020) foram 85 casos oficialmente divulgados a mais que o quantitativo anterior.

Para fins desta postagem, com os casos da última semana de acompanhamento, isolamos as linhas do gráfico com vistas a facilitar o entendimento.
Sendo assim, segue o gráfico com o quantitativo de casos:
Elaborado pelo Autor

A linha laranja estará sempre na ascendente pois representa a somatória dos casos - fechando a última semana com total de 3.293 (três mil, duzentos e noventa e três) ocorrências.

Por fim, segue o gráfico com as ocorrências semanais:
Elaborado pelo Autor


Registrou-se duas mortes por COVID-19 em TB durante a semana que passou, com isso chegou-se a "54" fatalidades!

É higiênico e inteligente continuarmos evitando aglomerações, fazendo uso de máscara em locais públicos, higienizando as mãos, e mantendo-se certa distância física das pessoas com quem interagimosdemonstrando empatia.

_Despeço-me desejando paz e muita saúde a todos (as)!


Fonte oficial da coleta de dados dos casos de COVID-19 em TB:


sábado, 10 de outubro de 2020

Editais de "Cultura nas redes" 2020 no PR

"O Governo do Estado do Paraná, por intermédio de sua Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura – Superintendência Geral da Cultura, sediada na Rua Ébano Pereira, 240, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, torna público o Licenciamento de Obras Literárias, nos termos e condições estabelecidos neste Edital, que se regerá pela Lei Aldir Blanc - Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 , art. 2º, inciso III, Decreto Federal Regulamentador nº 10.464 de agosto de 2020, Lei Estadual 15.608/07, que rege as licitações e contratos administrativos no âmbito do estado do Paraná, e subsidiariamente a Lei Federal n.º 8.666/93, na forma deste Edital".

Em consonância com a regulamentação citada, estão abertos os seguintes Editais de Cultura no Estado do Paraná (2020):

Edital 003 - O objeto do ' Edital é o licenciamento de livros digitais, e-books, audiolivros, livros falados e manual técnico, em formato digital, inéditos e não inéditos, de autoria de agentes culturais pessoas físicas e jurídicas, domiciliados ou estabelecidos no Estado do Paraná há, no mínimo, 02 (dois) anos. As obras serão licenciadas e disponibilizadas por meio de plataformas de streaming e mídias sociais do Governo do Paraná e da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura - SECC, pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da assinatura do contrato.

        Serão selecionadas 2.314 ' obras (...) no montante de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) cada, totalizando o valor de R$ 11.570.000,00 (onze milhões quinhentos e setenta mil reais), com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

        A inscrição será realizada entre os dias 08 de outubro ' até às 18:00 (dezoito horas) do dia 23 de outubro de 2020, por meio do sistema SisProfice, que permite realizar de forma online todo o processo de inscrição de propostas, habilitação documental, análise de mérito, recursos e seleção dos licenciados.

        Cada proponente poderá apresentar e ser selecionado em apenas 01 (um) projeto.


Edital 004 - O objeto do ' Edital é a seleção de conteúdos digitais de vídeos e áudios artísticos culturais, realizados no Estado ', a serem licenciados para exibição por meio de plataformas de streaming e mídias sociais do Governo do Paraná e da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura - SECC, pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da assinatura do contrato.

        Serão selecionados 4.000 ' conteúdos culturais digitais, no montante de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) cada, totalizando o valor de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

        A inscrição será realizada entre os dias 07 de outubro ' até as 18:00 (dezoito horas) do dia 21 de outubro de 2020, por meio do sistema SisProfice, que permite realizar de forma online todo o processo de inscrição de propostas, habilitação documental, análise de mérito, recursos e seleção dos licenciados.

        Cada proponente poderá apresentar e ser selecionado em apenas 01 (um) projeto.


Edital 005 - O objeto do presente edital é a seleção de textos para a publicação de livros de autores e autoras paranaenses ou radicados no Estado do Paraná, viabilizando o acesso dos agentes culturais pessoas físicas e jurídicas. Fomentando, desta forma, o setor da cultura, nos termos da Lei Aldir Blanc.

        Serão premiados 160 ' textos de obras de romance, coletânea de contos e crônicas, coletânea de poesia, roteiro, dramaturgia, coletânea de ensaios críticos, pesquisa de cultura alimentar e livro ilustrado, no montante de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) cada, totalizando o valor de R$ 3.200.000,00 (três milhões e duzentos mil reais), com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

        A inscrição será realizada entre os dias 07 ' de outubro ' até as 18:00 (dezoito horas) do dia 20 (vinte) de novembro de 2020, por meio do sistema SisProfice, que permite realizar de forma online todo o processo de inscrição de propostas, habilitação documental, análise de mérito, recursos e seleção dos aprovados.

        Cada proponente poderá apresentar e ser selecionado em apenas 01 (uma) proposta.


As informações iniciais foram 'visualizadas' na página oficial da Secretaria de Comunicação Social e de Cultura do Estado do Paraná (http://www.comunicacao.pr.gov.br/), e, conferidas junto ao Sistema PROFICE: https://www.sic.cultura.pr.gov.br/Main.php# na data de 09/10/2020.

Sistema no qual possuímos cadastro e todos (as) interessados (as) deverão cadastrar-se também, se tiverem interesse em concorrer a qualquer um dos Editais.

E para tal estamos à disposição para auxiliar/orientar no que for possível e estiver ao nosso alcance, os agentes culturais da microrregião de Telêmaco Borba no Estado do Paraná. Para tanto, basta contatar-nos pelos seguintes canais:
email - conforme encontra-se na barra à direita de quem nos 'visita' aqui no blog;
rede social facebook - nosso perfil pessoal (https://www.facebook.com/antoniomarques.decastro);
linkedIn - perfil pessoal (https://www.linkedin.com/mwlite/in/antonio-marques-3463b069);

Imagem meramente ilustrativa - Elaborada pelo Autor


PS: Há ainda junto ao Sistema PROFICE um Edital aberto para "Prêmio de Reconhecimento de Trajetória"!
Cadastrem-se e confiram todos os Editais lá:
https://www.sic.cultura.pr.gov.br/index.php?logout=true