Imagine um lugar preparado para receber e atuar junto ao público jovem, entre 12 e 18 anos. Um lugar limpinho, higiênico e bem organizado. Eu diria que bem conduzido. Oferecendo lanche pela manhã e pela tarde (lanches gostosos).
Pense num lugar projetado para recepcionar jovens, oferecer-lhes contraturno escolar. E para não deixar-lhes ociosos oferece atividades na forma de oficinas. Ministradas por profissionais (professores) bastantes comprometidos e atuantes.
E saiba que, as tais oficinas, são predisponibilizadas com intuito de oferecer e possibilitar combinações, proporcionando uma diversidade de interações para os jovens, e entre estes.
Nesse local se oferece oficinas de esporte (futsal, vôlei, natação, lutas, etc.), de aprendizado (informática, como exemplo), de artes (onde, por vezes, se desenvolve trabalhos com fitatusa), de dança e culturais (como o bom e velho teatro).
E tem mais, neste ano (2015) se ofereceu dois cursos de qualificação profissional (Almoxarifado e Supermercado), gratuitos e com certificação da renomada instituição SENAC. E ano que vem tem mais (já está certo Técnicas de vendas e Automaquiagem).
Há ainda a possibilidade de viagens para palestras e eventos culturais, educativos e/ou sociais.
Mas a grande novidade para 2016 é a possibilidade dos jovens fazerem parte do programa "Agente de Cidadania", desenvolvendo projetos sociais com os quais poderão ser beneficiados com bolsas de apoio financeiro no valor de R$ 150,00 mensais por um período que pode chegar até dois anos.
Quer algo mais, os jovens regularmente matriculados neste local, e que estudam em colégios conveniados com o mesmo, podem contar com transporte gratuito para sua locomoção até o local.
E o mais incrível, isso tudo é ofertado aos jovens de forma totalmente gratuita; com prioridade para as camadas menos abastadas da comunidade.
Eu gostaria de convidar os jovens, pais e/ou responsáveis, que ainda não o conhecem, venham conhecer o Centro da Juventude de Telêmaco Borba.
Na conjuntura atual, eu considero uma muito boa ideia.
Fonte da imagem: https://www.facebook.com/centrodajuventudetb |