QUESTÕES
da Prova de Sociologia Concurso SEED PR 2023 (Correções...)
Antonio Marques; 25 de Junho/2023.
Conhecimento COMUNS – Didáticos e ECA
1. A
aprendizagem significativa é aquela que possibilita a construção do sujeito.
Para tanto, o conhecimento é construído e reconstruído DIALETICAMENTE pelos educadores e aprendizes e, a partir
dessa reconstrução, o estudante desenvolve competências que o torne autônomo,
questionador e consciente da necessidade de um constante aprendizado, que está sempre inacabado.
Na construção da
aprendizagem, o educador é o responsável pelo ENGAJAMENTO do aluno, assumindo o papel de designer de experiências cognitivas, estéticas, sociais e pessoais.
Cabe a ele a condução da formação de COMPETÊNCIAS e a colaboração no processo para
que o estudante aprenda a aprender. Diante de interesses e necessidades, o educador se torna mediador
e procura instigar o aprendiz à pesquisa e ao desenvolvimento de uma visão crítica, por meio de formulação de problemas e hipóteses. Nesse processo, cabe
ao estudante ser protagonista da sua aprendizagem.
R = Eu havia marcado “persistentemente, interesse e atitudes”;
5.
Planejar o trabalho pedagógico busca
tratar, organizar e antecipar situações indefinidas, impensadas, imprevistas
que ocorrem durante o processo educativo. O planejamento do processo educativo
não deve significar o modo de instituir uma conduta definitiva e fechada para
administrar o processo para a aprendizagem, mas registrar expressões e estratégias
favoráveis à operacionalização das intervenções educativas. O modo progressivo,
em uma visão mais flexível, ampara o movimento aberto para pensar e remanejar o
processo educativo. A educação planejada de modo definitivo, determinado, rompe
com a qualidade de criar, de consultar, de observar e comprometer, com rigidez,
a motivação e o engajamento dos alunos reprimindo o desenvolvimento das suas
habilidades. Considerando a educação que
não institui uma finalidade definitiva para ação educativa, assinale a
alternativa correta:
R = Resposta CERTA: O
planejamento educativo é parte de uma realidade dirigida pelas normas e
necessidades da sociedade versando pela formação do aluno para ser um cidadão.
O planejamento deve orientar o trabalho pedagógico buscando novos caminhos para
solucionar as diferentes questões que emergem durante o processo de ensino;
6.
Um elemento pedagógico que retrata a
realidade e indica a necessidade de revisar as decisões durante o processo de
ensino é a avaliação. Nos seus diferentes tipos tem auxiliado o olhar
pedagógico e as escolhas das estratégias à prática. A avaliação auxilia na
verificação do conteúdo aprendido pelo aluno, a melhor forma de desenvolver a
programação curricular e o acompanhamento adequado para assessorar o processo
de ensino. Existe um tipo de avaliação que tem a função de auxiliar a
identificação dos resultados de uma turma ou classe da escola para verificar o
resultado da formação dos alunos referente ao conhecimento trabalhado. Por meio
dos dados coletados este tipo de avaliação possibilita graduar a eficiência da
metodologia em curso. Procura definir de forma quantificada o intervalo entre
os objetivos do planejamento e o que foi alcançado. O objetivo é classificar a
aquisição do conhecimento. Diante do
exposto, assinale a alternativa correta de qual avaliação abaixo cita a questão:
R = Resposta CERTA: Avaliação
SOMATIVA –
Eu havia marcado a Quantitativa;
7.
O aluno que não adquire o conhecimento no
tempo organizado pelo cronograma de ensino da escola tem o direito a um
acompanhamento sistematizado e direcionado para a sua necessidade. O auxílio a
esta necessidade, de forma geral, tem sido pensado no modo convencional
explorando na prática os jogos, leituras de histórias como gibis e fábulas e
outras estratégias lúdicas. Essa forma convencional de fazer o reforço tem sido
pauta de debates educativos analisando, criticamente, a didática e a elaboração
das intervenções educativas. Apresenta que toda classe ou grupo tem alunos que
aprendem de diferentes formas e a precisão de orientar a ação pedagógica
respeitando estas diferenças requer um projeto de atendimento à dificuldade do aluno
realizado em conjunto pelo docente da classe e o docente do reforço. O
aperfeiçoamento da didática adequada à necessidade do aluno com dificuldade
depende da participação do docente da classe porque conhece com mais amplitude
o avanço do aluno no processo de ensino. Considerando
a participação docente da classe à contribuição do projeto de reforço, assinale
a alternativa incorreta em relação à intenção do desenvolvimento do aluno:
R = Resposta CERTA era
opção “A”: Ao instituir a observação sobre o
desenvolvimento do aluno fazer anotações para precisar o estágio da
dificuldade. Guardar estas anotações caso seja necessária futuramente;
9.
Leia abaixo, o artigo 245 do Estatuto da
Criança e do Adolescente (Lei Nº 8.069 de 13/07/1990, Atualizada):
Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável
por estabelecimento de ______ à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou
creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha ______,
envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou
adolescente: Pena - multa de ______ a vinte salários de referência, aplicando-se
o dobro em caso de reincidência.
Assinale
a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:
R = Resposta CERTA era
letra “A”: atenção / conhecimento / três –
Eu havia marcado letra “E”: atendimento
/ conhecimento / três;
10.
A garantia dos direitos das crianças e
adolescentes fomentam a consciência à mudança social de comportamentos
inadequados à formação de cidadãos. Os direitos humanos fortalecidos por
normas, leis, diretrizes que reconhecem e protegem a dignidade de todos
sustenta a cobrança de justiça por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente
(Lei Federal nº 8.069/1990) reivindicando maneiras eficazes de atenção à
própria individualidade no meio social em que vivem dos familiares, serviços
essenciais e do Estado. Todos devem conhecer os desejos e necessidades das
crianças e dos adolescentes, assegurando a justiça em fomento à mudança do
comportamento de toda sociedade. A Lei delibera reconhecendo as crianças e o
adolescente como sujeito de direito e merecedor de proteção integral por toda a
sociedade. A violação ou ameaça dos direitos da criança e do adolescente nas
escolas está disposto no artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei
Federal nº 8.069/1990), leia abaixo casos em que os direitos podem estar sendo
ameaçados na escola e devem ser comunicadas pelos dirigentes da escola ao
Conselho Tutelar. Diante do exposto,
analise as afirmativas abaixo:
I.
Maus-tratos envolvendo seus alunos;
II.
Reiteração de faltas injustificadas e de
evasão escolar, esgotados os recursos escolares;
III.
Elevados níveis de repetência;
IV.
Atrasos constantes e imprudência sem
justificativa.
Estão corretas as afirmativas:
R = Resposta CERTA era a
letra “C”: I, II e III apenas –
Eu havia marcado letra “B”: I, II e IV
apenas;
Na
prova de Conhecimentos Comuns eu passei!
Reprovei
na parte específica, por UMA questão.
Conhecimento Específicos – SOCIOLOGIA
12.
Charles Wright Mills (1916-1962) foi um
sociólogo americano conhecido por traçar uma importante reflexão sobre algumas
das tradicionais dicotomias ocidentais, pensando a relação entre
público-privado e individuo-sociedade através do conceito de “imaginação
sociológica”. Tal categoria era central para o entendimento que Mills possuía
da reflexão sociológica, pois, para o autor ______.
Assinale a alternativa que preencha
corretamente a lacuna:
R = Resposta CERTA era a
letra “C”: a compreensão das experiências cotidianas
dos sujeitos depende da análise da relação entre a estrutura social e a
biografia, enquanto dimensões que se relacionam mutuamente ao longo das
dinâmicas cotidianas dos sujeitos;
13. “O produto, de propriedade privada, é um valor de uso, fios, calçados etc. Mas, embora calçados sejam úteis à marcha da sociedade e nosso capitalista seja um decidido progressista, não fabrica sapatos por paixão aos sapatos. Na produção de mercadorias, nosso capitalista não é movido por puro amor aos valores. Produz valores-de-uso apenas por serem e enquanto forem substrato material, detentores de valor-de-troca”. (MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, 210-211).
A produção de mercadorias é um fator
central na constituição da sociedade capitalista e, por esta razão, torna-se um
conceito fundamental para o entendimento da teoria marxista como um todo. Sobre a temática da mercadoria em Marx,
assinale a alternativa correta:
R = Resposta CERTA letra “B”:
O
que determina o valor de uma mercadoria é a quantidade determinada de trabalho
socialmente necessário para a produção de um valor de uso. Dessa forma, o valor
da mercadoria é determinado pelo tempo socialmente gasto na sua produção;
14.
Publicada no ano de 1830, a obra “Curso de
Filosofia Positiva”, de Auguste Comte, foi uma das primeiras formulações
daquilo que posteriormente seria a Sociologia. Um dos temas básicos abordados
na obra foi a filosofia da história, cujo objetivo era demonstrar os motivos
pelos quais um tipo específico de pensamento deveria prevalecer entre os
homens. Diante do exposto, assinale a
alternativa correta:
R = CERTA era letra “D”: No
estado positivo, não haveria a busca pela causa, mas a procura das leis gerais
que explicam os fenômenos sociais. Assim, o estudo da realidade deveria
pautar-se nos fatos passíveis de observação;
16.
“O conjunto de crenças e sentimentos
comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado
que tem sua própria vida; pode-se chamá-lo de consciência coletiva ou comum.
(...) Com efeito, ela independe das condições particulares em que se encontram
os indivíduos; estes passam e ela permanece”. (DURKHEIM, Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo:
Ática, 1978, p. 74).
Para o Sociólogo francês Émile Durkheim,
existiriam dois tipos de consciência: a individual, marcada pelo que possuímos
de pessoal e particular e a coletiva, que representaria a sociedade e que
manifestaria a coletividade a qual pertencemos. O conceito de consciência
coletiva vincula-se, assim, a um tema que ocupou grande espaço nas preocupações
teóricas de Émile Durkheim, a coesão social e esta, por conseguinte, ao tema da
divisão do trabalho e das solidariedades. Tendo
em vista as categorias consciência coletiva, coesão social e solidariedade,
analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F):
( V
) Para
Durkheim, quanto mais consolidada for a consciência coletiva, maior será a
coesão social de um grupo, uma vez que as várias consciências particulares
estarão em consonância com um tipo comum;
( F
)
A
divisão do trabalho, ao corroborar com o processo de individuação dos
indivíduos, é responsável por operar uma desintegração nas sociedades
caracterizadas pela solidariedade orgânica;
( V
) O
sentimento de pertencimento e a reduzida divisão do trabalho estão no cerne das
sociedades caracterizadas pela solidariedade mecânica, sendo essas
coletividades mais coesas e harmônicas;
( F
) A
solidariedade mecânica está relacionada a fragilidade da consciência coletiva,
ou seja, quanto menor for a consciência coletiva menor será a solidariedade
mecânica;
( V
) As
sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica há a prevalência da
consciência individual e um aumento da divisão do trabalho, culminando em uma
maior interdependência entre os indivíduos.
R CERTA = era letra “A”: V,
F, V, F e V – Eu marquei “C”: V, V, F, F, e V;
17.
Na obra “O Suicídio”, publicada em 1897,
Émile Durkheim se propôs a estudar um fenômeno do comportamento humano através
de uma perspectiva sociológica. Ao fazê-lo, buscava evidenciar também a
importância da Sociologia enquanto ciência voltada ao entendimento da vida em
sociedade, através da aplicação do que ele denominou como As Regras do Método
Sociológico. Diante do exposto, assinale a
alternativa correta:
CERTA = era letra “B”: A
partir da análise de dados estatísticos e dos elementos presentes nos contextos
de sua ocorrência, Durkheim compreendeu que o suicídio consistia em um fenômeno
coletivo, decorrendo de causas objetivas e exteriores aos indivíduos;
19. Thomas Hobbes foi um importante teórico político, nascido na Inglaterra no ano de 1558, sendo até hoje considerado com um clássico da Ciência Política. Caracterizado como contratualista por afirmar, assim como Locke e Rousseau, que o Estado Civil havia se originado a partir do contrato social, Hobbes possui um entendimento específico do que é o Estado e de como este deve exercer seu poder após o contrato social. A respeito da concepção de Estado de Thomas Hobbes, assinale a alternativa correta:
CERTA
era letra “A”: O Estado consiste na condição de
existência da sociedade e, para que os indivíduos convivam harmonicamente, o
poder do Estado deve ser absoluto;
27.
Apesar das críticas posteriores, a obra
Casa Grande e Senzala, escrita por Gilberto Freyre, marca uma ruptura analítica
acerca das interpretações sobre a formação do Brasil. O autor, a partir dessa
obra, lança luz para pensar a situação da formação brasileira abordando a
importância cultural para se pensar a realidade social. Uma das ideias que
reverberaram em suas análises e que teve grande impacto para pensarmos as
relações étnico raciais é a questão do “equilíbrio de antagonismos”. Com relação a essa ideia, assinale a
alternativa correta:
CERTA
era “D”: A mistura de culturas no território brasileiro vai ser
um fator que permitirá aos brasileiros uma qualidade de híbrido e, portanto,
adaptável às diversas condições, inclusive lidar com seus antagonismos;
29.
Max Weber sistematiza uma importante análise acerca
da relação entre a economia e a religião em “A ética protestante e o espírito
do capitalismo”. Nesta importante obra da sociologia podemos identificar o
percurso analítico do autor para entender a questão relacional entre o
fortalecimento do sistema capitalista e a ascensão do protestantismo. Sobre as ideias defendidas em tal obra,
assinale a alternativa correta:
CERTA era
“B”: A dissolução da ideia do acúmulo de riqueza como pecado a partir do
fortalecimento da ética protestante, contribuiu para o avanço e consolidação de
um sistema que tem como objetivo último o acúmulo do capital, possibilitando a
compreensão das relações de causalidades entre as formas de vida religiosa
protestante e sua influência na conduta da vida;
30.
Nos escritos de Maquiavel, pode-se perceber sua
compreensão do homem como naturalmente um ser desejante. O autor argumenta que
o que está na essência do mundo social é o conflito, e a partir disso, se
compreende a política como uma medida para a instauração de um equilibro entre
as forças que se opõem. No argumento do
autor existem duas principais forças opostas que podem ser identificadas, assinale
a alternativa que as apresenta:
CERTA era
“E”: Grandes e povo – Eu marquei “D”: Monarquia e burguesia.