Páginas

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Aluno do SESI/TB visita Tibagi-PR

A visita (à Tibagi), iniciou-se pelo Portal da Cidade junto à entrada da mesma,
para quem vem de Castro:

 Ao lado do portal acima, encontra-se o
Centro de Informações Turísticas:

Um pouco adiante, virando à esquerda, se tem acesso a
uma bela vista do Rio Tibagi:

Chegando ao centro da cidadezinha, pode-se visitar o lindo prédio, onde,
atualmente, funciona a Biblioteca Pública Municipal:

Ao lado da Praça Central, encontra-se a antiga e também belíssima,
"Casa dos Padres", atualmente é onde funciona a
Prefeitura Municipal:

Ao lado da atual prefeitura, funciona um dos mais belos museus desta região (Campos Gerais do paraná), contando a história da exploração do diamante nessa localidade;
a qual se confunde com a origem da cidade:

Já na Praça Central, na parede externa do banheiro público, se tem acesso a uma
homenagem à "Terra dos Diamantes":

E de frente para a mesma praça, encontra-se a Matriz da Igreja Católica:

Vista interna da Igreja:

A Padroeira de Tibagi é Nossa Senhora dos Remédios!

     _E a comunidade católica local de Tibagi, está em festa, pois neste final de semana, sábado (26), e principalmente domingo (27/10), a mesma comemora o dia de sua Padroeira (27 de outubro).


Obs: Aluno Leandro Silva de Castro, do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio SESI de Telêmaco Borba - PR. Fotografado por Antonio Marques (administrador e responsável por este blog).



sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Bastidores da Câmara (TB)

_Os bastidores da Câmara Municipal de Telêmaco Borba andam mais agitados que de costume, nos últimos dias. Devido a certas denúncias trazidas a público por um jornal local. O estopim para tal, foi a demissão do Secretário de Administração (Claudio Luna). Vejamos as denúncias:
SAÍDA DE SECRETÁRIO DEIXA CÂMARA SOB SUSPEITAS DE VELHAS PRÁTICAS
.   Luna foi nomeado para o cargo após um acordo entre os “sete” vereadores que elegeram Carlão presidente...
.   Grupo dos Sete indicou os oito cargos em comissão...
.   A Câmara tem horários diferenciados... Expediente das 12 às 18 de segunda a sexta-feira...
.   A prática do crime de Concussão...
.   Não há controle dos atrasos e saidinhas...
.   Funcionária que não fica nem três horas na Câmara...
.   Programa do Presidente...
Fonte: O Correio. Telêmaco Borba, 6 de agosto de 2013; p. 03;
by Claudilino Santos.
[Cornetando]
_Quanto à “primeira denúncia”, de nada sei, se houve algum acordo entre os sete, foi sigiloso e pactuado durante suas reuniões.!?          Em relação à segunda denúncia, posso garantir que os cargos em comissão na Câmara são em número de “7” – sete. E pelo menos dois deles, considero totalmente dispensáveis (cabides de emprego)!!                   A terceira denúncia é totalmente verdadeira, a Câmara vem acompanhando o horário do Fórum (das 12 às 18h.), para atendimento ao público – não que não haja nenhuma atividade fora desse horário.!!             A quarta denúncia já foi trazida à tona no início da Legislatura passada, por esse mesmo jornal, mas, verídica ou não, o fato é que, infelizmente, a mesma “morreu na casca”.!?            A quinta denúncia também é verdadeira, não há controle algum nem desconto nos vencimentos em relação aos atrasos e saidinhas – pior quando eles são praticados justamente por quem deveria “controlar” a situação (?)                   A sexta denúncia achei um pouco (pra não dizer bastante) injusta para com a pessoa, a quem indiretamente se refere, pois a mesma sai mais cedo sim, mas, para estudar (pois precisa pegar condução para Ponta Grossa). Em compensação, a mesma vem pela manhã recompor seu horário, enquanto a maioria absoluta dos funcionários da Casa, está tranquilamente livre para outros afazeres.??                  A última denúncia, entre as aqui analisadas, a de número 7 (sete) é comprovadamente verdadeira, o atual presidente da casa mantém um programa de rádio durante o horário de expediente da Câmara. Mas, aí já não sei qual o mérito ou demérito disso. Não sou legislador, não sou advogado nem muito conhecedor de nossas legislações.
_Outro jornal local traz as seguintes considerações:
Mesa Diretora da Câmara protocola providências ao MP quanto às denúncias de jornal
... O documento está assinado pelos vereadores Carlos Roberto Ramos (presidente), Maurício Diógenes de Castro (vice-presidente), Hamilton Aparecido Machado (1o Secretário) e Marcos Willian de Oliveira (2o Secretário).
O jornal cita ainda que ... corre nos bastidores da Câmara que houve um loteamento de cargos ‘ em troca de votos para a eleição da mesa ‘. Divisão de salários entre os comissionados, além do descumprimento de jornada de trabalho por alguns assessores.
FonteFolha da Cidade, TB, sexta-feira, 11 de outubro de 2013.
_E o jornal “denunciante”, na edição seguinte; dá continuidade ao assunto:
Sobre a substituição na pasta de Administração, Carlão alegou que suspendeu a nova indicação de Marcos Willian, por causa da reportagem, e que está analisando o perfil do substituto que assumirá o cargo... Uso de diárias a Foz do Iguaçu é questionada...
O Correio. Telêmaco Borba, 13 de agosto de 2013; p. 03. by Claudilino Santos.
_Em ralação ao uso de diárias, para comparecer a um evento realizado em Foz do Iguaçu, o qual teria sido bancado pelo Estado; ainda não fiquei sabendo se devolveram o dinheiro da Câmara ou não (nem sei se deveriam). Nem tudo que é imoral é ilegal.!!
_Quanto à vacância do cargo de Secretário de Administração da Câmara, estou pensando em mandar um currículo para análise (rsrsrs). Por enquanto ficamos por aqui (pintando o sete)...


by Antonio Marques


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Considerações Finais (ao PUMA)...

Depois de muitos dias, voltamos a postar algo aqui no blog, apresentando algumas
das considerações, às quais realizamos junto ao trabalho de conclusão de curso
(TCC), para a Faculdade de Telêmaco Borba para a graduação em
Administração de Empresas (como visto em agosto passado).
Então, basicamente ficou como se segue abaixo:

CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Perante as pesquisas realizadas, percebe-se claramente um grande poder de desenvolvimento, correlacionado com a implantação de infraestrutura para transportes. Afinal, sem a possibilidade de expedir seus produtos, qualquer unidade fabril perderia seu senso de existência.
Também, deduz-se que: “Combinar os modais ferroviário e rodoviário parece uma solução muito interessante do ponto de vista logístico”. (KUMMER, et. al. Apostila IFPR/2010; p. 214). A frase acima fica subentendida, como se estivesse “em referência” à matriz brasileira para transportes. Coincidentemente, a região estudada não foge à regra! Em suma, seria facilitada uma possibilidade de eventual expansão desses ramais, do que implantar ramais novos e diferentes destes. O que necessitaria de investimentos relativamente bastantes maiores para o setor de transportes.
Assim, pode-se compreender certas abordagens consideradas no EIA do projeto (PUMA), em relação aos investimentos previstos, com intuito de se promover, da melhor forma possível, a expedição dos produtos da nova fábrica!
Ademais, devido ao montante de recursos, que ser-lhe-ão viabilizados, em prol da nova fábrica, e os proporcionais investimentos direcionados à infraestrutura necessária, provocar-se-á, relativa aglomeração de pessoas em seu entorno. E consequentemente, haverá um fomento no comércio da região! Originando fontes de receitas, para os comerciantes e prestadores de serviços, em geral, conforme suas atividades, e através de impostos, para os cofres públicos. Esperando-se, que dessa forma, se possa otimizar o desenvolvimento na circunvizinhança. Além do qual, presume-se, será proporcionado diretamente pela nova atividade industrial. Cabendo junto a este último item, um parágrafo à parte.
A partilha do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), entre os municípios que compõe a denominada cadeia de abastecimento, se apresenta como combatente ao fenômeno em que se propicia a formação da chamada “ilha fiscal” – que na literatura é colocada como decorrente da origem de uma grande tributação, quando esta permanece sob o poder de um único Município (ou mesmo Estado).
A nova proposta, inédita no Estado do Paraná, “propõe" uma comunidade, pressupostamente, mais justa, e ainda que de certa forma utópica, mais igualitária. Cabendo à iniciativa privada, e também ao Poder Público, o desenvolvimento de políticas e ações, de forma a promover esse tão esperado desenvolvimento socio-econômico (regionalizado).
Em suma, com a implantação do projeto, espera-se melhorias junto aos ramais de transporte. Pois, de fato, uma nova unidade fabril, com essa grandiosidade “prometida”, impactará negativamente, as já um tanto quanto problemáticas rodovias da região. Justificando perfeitamente a necessidade de expandi-los e/ou aperfeiçoá-los! De forma a facilitar a prestação de serviços e a circulação de mercadorias.
E isso (intrinsicamente), é o que ansiosamente espera, toda a comunidade dessa região, principalmente com relação à geração de emprego!
A implantação do empreendimento está planejada para ser concluída no 2º semestre de 2014, conforme o próprio projeto.

Posteriormente, novas pesquisas envolvendo as questões logísticas da região, se farão necessárias. No sentido de promover estudos que busquem compreender os impactos positivos (e mesmo os negativos), oriundos dessas eventuais transformações pelas quais essa região, possivelmente virá passar.