Páginas

domingo, 10 de julho de 2022

Milícias: Grupos "pré-existenciais" - O caso romano

As milícias "pré existentes" em roma - muito antes do próprio termo

(postagem ANTERIOR)

Origem do termo: Milícia vem do latim militias. Pertence à família de miliciano, milico, militança, militante.

        _Considerando SQUARISI (2019) - link ao final.


        _As milícias estiveram envolvidas com a queda do Império Romano, o que se deduz de GIACOMONI (2008):

        O Império Romano, ao final do século IV a.C., vive algumas ' transformações ' decisivas à derrocada política e militar do século seguinte. Em ' tempo de crise, diversas reações surgem com a esperança ' de resguardar o mundo romano, ' percebido por ' contemporâneos como em declínio.

        Uma dessas reações parte 'do' autor romano ' Flavius Vegetius Renatus, que ... escreve 'a obra intitulada Epitome rei militaris. Tal livro caracteriza-se por ser um tratado ' acerca da milícia romana “dos antigos”, objetivando servir de base para uma nova organização do exército.

( . . . )

        Este é o ponto nevrálgico da chamada “barbarização” em larga escala do exército romano...

        Ao longo 'da' história dos exércitos romanos, estes sempre valeram-se de aliados como complemento das legiões romanas...

        No entanto, a ' relação entre estes auxiliares e as milícias ... para com as tropas regulares romanas iniciará um ' processo de deterioração ... da capacidade combativa das tropas romanas...

        É por esta época que inicia o efeito em cascata das invasões bárbaras...


        _A "falta" do Império Romano (não que esse fosse bom), levou a que outra entidade invadisse o espaço e tomasse conta (no caso, os bárbaros). Algo parecido com o que aconteceu na favelas cariocas.
        _Muito bem tratado por COSTA (2013):

        Uma falta é preenchida? Um lugar “vazio”, sem representante, sem referência é preenchido. De que modo? À favela, que não conhece polícia, não conhece impostos ... é imposta um chefe, que a dominou. O léxico ... chefe, dominou, no nível da formulação, que relaciona a favela a um domínio ... a partir de condições ' determinadas, nos conduz à figura daquele que manda '(?)'. A incidência, do nível interdiscursivo ... configura um lugar de poder, de mando ... O lugar de chefe ' como de comando, de domínio, de autoridade produz, por conseguinte, o seu avesso: o lugar do submisso.

        _Anteriormente ao comando das milícias, as favelas cariocas viviam sob o poder do narcotráfico (não que esse fosse bom), conquanto, as milícias comentem crimes tão bárbaros quanto. Qual é melhor e qual é pior para o favelado? Isso ainda é cedo para aqui afirmar.

        _Continuemos a pesquisar/estudar a questão...


Fonte da imagem:
https://www.bol.uol.com.br/listas/o-que-e-milicia.htm


Fonte de estudo e indicação de leitura:

COSTA; G, C, da. A milícia e o processo de individuação: entre a falta e a falha do Estado. GRAGOATÁ, Revista dos Programas de Pós Graduação do Instituto de Letras da UFF (Universidade Federal Fluminense), n° 34, p. 235-251; 1° sem 2013; ISSN 2358-4114 - Niterói / Rio de Janeiro. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/32969/18956 - Link acessado e conferido em 10jul2022.

GIACOMINI; M, P. ECOS DE UMA TRADIÇÃO: Usos e Desusos da Ideia de Decadência na Obra de Flavius Vegetuis Renatus. Alétheia, Revista de Estudos sobre Antiguidade e Medievo; Periódico eletrônico do curso de História do Campus de Jaguarão da UFP (Universidade Federal do Pampa), vol Único, jan/dez 2008. ISSN 1983-2087 - Jaguarão / Rio Grande do Sul. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/Aletheia/article/view/20/16 - Link acessado e conferido em 10jul2022.

SQUARISI; D. Milícia: significado e etimologia. Correio Braziliense, Blog da Dad, Publicado em 12.03.2019 às 14h39min. © Copyright 2001-2020 S/A - Correio Braziliense. Todos os direitos reservados. Brasília / Distrito Federal. Disponível em: blogs.correiobraziliense.com.br/dad/milicia-significado-e-etimologia - Link acessado e conferido em 10jul2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!