Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Milícias: Grupos "pré-existenciais"

 As milícias "pré existiam" antes mesmo do próprio termo

A "pré" existência das milícias no Brasil

        A formação de milícias não é algo específico do Brasil e nem da atualidade. Em geral grupos de milicianos se formam ... a partir de fatores externos ...: guerras, instabilidade causada por uma recessão econômica de caráter global e os fatores internos mais comuns ': instabilidade política e/ou econômica ', conflitos ', insatisfação ' com medidas do Estado, vazios de poder e '/incompetência do Estado de prover necessidades básicas à população.

        Nesses casos é comum que os grupos milicianos utilizem a natureza ilegal de sua organização para ... prover as necessidades das regiões controladas, ... em um processo de benefício mútuo entre a milícia que provém votos e aprovação do político em questão ...

( . . . )

        Um exemplo ' de grupos milicianos tanto por fatores internos quanto externos, foram as milícias e grupos armados anglosaxões no séc. V na Bretanha. Esses grupos ' usados por lordes bretões para repelir invasões de outros povos ', (e) até mesmo de anglo-saxões, o que demonstra separação ' até da própria etnia, ...

        Entretanto, a utilização ' desses grupos ' e a incorporação de alguns ' ao exército ' bretões, resultou, após o fim dos conflitos, numa tomada ' de territórios bretões por essas milícias '.

(...)

        A formação de milícias no Brasil, ' se difere ' ao caso bretão, devido ' à maior centralização política ', apesar de ' algumas características similares, como ' a utilização dessas milícias ' pelo próprio Estado.

        No caso brasileiro pode se dizer que, o que levou a formação de milícias foi:
_Primeiramente a experiência do Coronelismo, uma forma de obtenção e manutenção do poder comum ' da República velha, o qual se utilizava de grupos milicianos, controlados por políticos e latifundiários que colocavam na figura do Coronel, ', o papel de controlar a população votante de regiões ' com o intuito de manter qualquer figura política opositora ' fora do poder.

...

_Em segundo lugar foi a ' utilização pela ditadura militar ..., na qual grupos de extermínio eram utilizados para abafar opositores.

_Em terceiro lugar há a insatisfação das camadas populares em relação ao combate ' ao tráfico pelo Estado brasileiro, resultando em um espaço ' preenchido por milicianos.

_Em quarto lugar pode se notar a instabilidade da política brasileira e o apoio de algumas figuras políticas a esses grupos.

( ... )

        Assim, pode se dizer que a formação de milícias é ' relacionada a problemas socioeconômicos, políticos e geopolíticos, que surgem por diversos fatores, internos e externos. Desta forma, ..., o Brasil atual apresenta ' condições favoráveis ao surgimento de' grupos milicianos, o que explica a forte presença de milícias no país.

Fonte da imagem:
https://www.bol.uol.com.br/listas/o-que-e-milicia.htm



Fonte de estudo e indicação de leitura:

COSTA; G, F, da. CASAROLI; J, P. LOEBENS; L, A, S. LUCENA Jr; R. Estudo de Caso Sobre o Surgimento, Operação e Evolução das Milícias Cariocas. Revista eletrônica Materializando Conhecimentos, vol. 10; nov/2021. Colégio Mãe de Deus - Rede de educação. Disponível em: https://www.redeicm.org.br/revista/wp-content/uploads/sites/36/2021/11/a6_estudo_milicias_cariocas.pdf - Link acessado e conferido em 04jul2022.


PS:
     _Fica o convite para que nossos poucos mas queiros leitores, acompanhem as próximas postagens sobre a temática das mílicias...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!