Páginas

sábado, 23 de julho de 2022

Milícia nos fins da Idade Média: A organização da polícia...

A organização da polícia dos fins da Idade Média aos primeiros anos da Renascença


"Nós somos ainda os herdeiros de longos séculos nos quais se formou na Europa uma Civilização inspirada pelo cristianismo. (...) Na Idade Média, com certa coesão do continente inteiro, a Europa constrói uma Civilização luminosa da qual permanecem muitos testemunhos" (Sua Santidade, o Papa João Paulo II. Discurso à CEE, em Bruxelas, 21 de maio de 1985, in "L´Osservatore Romano", 22 de maio de 1985)


Nesse contexto político e social, as guardas e corpos policiais ... vão sendo organizadas em moldes mais profissionais. Destacam-se as milícias urbanas ... e as rurais, chefiadas pelos senhores feudais ... Em auxilio a essas milícias ... estabelecem também os ' serviços de segurança, para defesa de seus membros e dos demais do povo.

Agentes públicos à paisana são utilizados para a manutenção da ordem e a apuração dos delitos. Igualmente, ' militares assumem funções policiais na cidade e no campo.

(...)

Na França, uma atividade singular é observada: ' durante a Guerra dos Cem Anos, alguns militares desertam e, junto de mercenários, continuam a pilhar as propriedades... Uma polícia militar é ' criada por João, o Bom, no século XIV, para caçar ' desertores, impedir ' excessos e proteger ' as divisões '. Sob a chefia do mais alto comandante do exército francês, o Marechal-de-França... sob a denominação de Maréchaussée. Corpo policial ' militar, aos poucos passa também a ' policia'r estradas, campos, fazendas e pequenas aldeias. A Maréchaussée continua ' até os dias hoje, com o nome de Gendarmerie, com idêntica natureza ', e com atribuição de policiamento ' nas zonas rurais ...

...Enfim, as milícias locais passam ... a correlacionar-se com outras corporações para troca de informação e treinamento, e melhor coordenação do trabalho. É assim, por exemplo, na Espanha, em que as fraternidades (quer as privadas, quer as erigidas pela autoridade pública) agrupam-se...

A polícia na Inglaterra - Após as invasões vikings, com a ' unificação dos reinos... (bretões, irlandeses, galeses e pictos, ' germanos ' anglos e saxões) ' novas formas de pacificação social ' são difundidas pelas ilhas. A centralização política e administrativa, ' faz-se sentir, nesse campo da polícia, 'a figura de um representante da Coroa nos territórios, o sheriff... O xerife ' aplica' multas, tendo, pois, função judiciária, e dirige as tarefas policiais'.

( . . . )

[ Pulemos os casos relacionados a Espanha, Itália e Portugal (para não nos estendermos muito) pois são similares. E, quem quiser lê-los (como eu) encontrará o link ao final ]

_Em função das leituras anteriores (que deram origem as primeiras postagens da temática “MILÍCIAS), deduz-se que, as mesmas surgiram anterior à polícia, promoveram alguma defesa de certos territórios e muito TERROR - antes de serem controladas (à época). Contudo, em certos momentos foram, pressupõe-se, um “mal necessário”! - o que (creio) não se aplica e não se justifica de forma alguma nos dias atuais de nossa presente contemporaneidade.

 

O modelo parisiense espalha-se, com o êxito alcançado, por toda a França, com uma rapidez impressionante. E da unificação dessas polícias municipais aparece, séculos mais tarde, a Polícia Nacional, de natureza civil, e encarregada do policiamento ostensivo de grandes cidades e da polícia judiciária.


Conclusão

É inegável que a instituição policial acompanhou o homem '. Falar em sociedade é falar em delito e em segurança.

Sem embargo, embora forças policiais tenham existido desde os primeiros Estados ' por primitivos que sejam, ' ou em tribos maiores e mesmo impérios da Antiguidade', a atual configuração das polícias, com um entendimento correto de todas as suas missões – patrulhamento, manutenção da ordem, apuração de delitos – ' a valorização das tarefas especializadas, bem como da divisão territorial para melhor desempenho do trabalho, é criação da Idade Média. Por todo o estudo ', era natural que tal modelo de ação policial só poderia ter surgido naquele tipo de Civilização, com todos os seus valores e seu modo de pensar e agir...


Fonte: bol.uol.com.br


_E assim, devido às leituras da temática “milícias", percebe-se que, as mesmas antecederam à polícia, e esta, misturou-se à aquela durante sua origem e formação. Guardou e preservou, por algum tempo de forma "velada", influências milicianas - as quais vêm aflorando ultimamente neste lado ocidental do planeta.



Fonte das informações replicadas e indicação de leitura à quem queira ler a íntegra do artigo:

BRODBECK, R. V. A organização da polícia dos fins da Idade Média aos primeiros anos da Renascença. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15 , n. 2704, 26 nov. 2010. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/17912. Acesso em: 23 jul. 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!