Quadragésima quarta semana de pandemia do COVID-19 em TB
A última atualização do gráfico do ano passado (2020) traz representações do mesmo e tabela contendo todos os números que o originaram - a mesmo pode ser conferida clicando aqui.
O gráfico da semana 41, vigésima terceira atualização do mesmo, pode ser conferido aqui.
O gráfico da retrasada 42 de pandemia, vigésima quarta atualização do nosso gráfico, confere-se clicando aqui.
A atualização do gráfico na semana passada, 43a. de pandemia em TB, e vigésima quinta versão do gráfico, confere-se clicando aqui.
Como já bastante usual a não divulgação de boletins oficiais na página da PMTB aos sábados e domingos, seguimos no uso de nossa dinâmica adotada.
Hoje (25/01/2021) divulgou-se boletim oficial atualizado. Com 47 casos a mais que no último boletim, divulgado na sexta (22). Então, seguindo nossa dinâmica repetida nas semanas em que não se divulga boletins oficiais aos finais de semana, e tendo em vista a queda de ocorrências, consideramos 18, 16 e 13 para as respectivas datas de sábado (23), domingo (24) e hoje, segunda (25).
Dessa forma, "fechou-se" a semana passada com "303"!
E assim, a "atualização" para a semana 44 de pandemia, em sua vigésima sexta atualização semanal do nosso gráfico, ficou da seguinte maneira:
Elaborado pelo Autor |
A linha laranja será sempre ascendente, pois pois apresenta a somatória de casos - atualmente "fechou-se" a semana passada com o total de 6.832 (seis mil, oitocentos e trinta e dois) casos CONFIRMADOS. |
A linha azul é a que vem nos demonstrando a curvatura do gráfico e os momentos em que temos maior ou menor ocorrências.
Com ENORME "pesar", lamenta-se o registro de mais CINCO mortes por COVID-19 em TB durante a última semana, chegando-se a 104 casos fatais!
Repete-se os NECESSÁRIOs ALERTAS à população:
Lavar com frequência as mãos - Principalmente ao manusear itens em locais públicos;
Usar sempre máscara - Principalmente ao interagir com pessoas de fora do seu núcleo familiar;
Não compartilhar objetos pessoais - Nem com pessoas do seu núcleo familiar;
Manter o distanciamento social - Sempre que possível, afinal, é sempre melhor que remediar;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca - Principalmente após contatos com objetos que terceiros possam ter tocado, e, antes de higienizar as mãos;
Evitar contato com pessoas e itens manipulados por terceiros - E na necessidade de toca-los, não esquecer de higienizar as mãos após;
Cuidados ao tossir, proteger pessoas e itens próximos - Questão respeito, educação e empatia;
Higienizar-se com frequência - Questão de saúde e de empatia;
Evitar ao máximo aglomerações - Principalmente as desnecessárias, àquelas descartáveis em tempos de pandemia; e
Sempre que possível, ficar em casa - Como o tópico já diz "sempre que possível", e obviamente, é importante fazer o possível para esse possível se tornar possível.
Sempre tentando insistentemente não perder a esperança no ser humano, esforçando-se bastante para acreditar que consigamos praticar um pouquinho de empatia, deixo meu singelo e sincero desejo de muita saúde a todos (as)! Inclusive aos negacionistas (com os quais aliás, recomenda-se MUITA paciência), para que não coloquemos em risco a saúde de outros.
_Paz e bem que a vacina logo vem - para todos (as)!
Fonte oficial da coleta de dados dos casos de COVID-19 em TB:
http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/71-boletim-covid-19/12608-boletim-coronavirus-25-01-104-obitos-6861-casos-positivos-6369-recuperados.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço as eventuais colaborações!