Quadragésima segunda semana de pandemia do COVID-19 em TB
O último gráfico do ano passado (2020) traz representações gráficas e tabela contendo todos os números conforme "nossa" dinâmica utilizada, utilizando-se sempre da mesma fonte - o mesmo pode ser conferindo clicando aqui.
O gráfico da semana passada, 41a. de pandemia, e vigésima terceira atualização do gráfico, pode ser conferido aqui.
Hoje (11/01/2021) divulgou-se novo boletim oficial. Com 130 casos a mais que no último boletim, divulgado na sexta (08). Então, em conformidade com a dinâmica adota e repetida nas semanas em que não se divulgou boletins oficiais aos sábados - dia que oficialmente fecha a semana - consideramos 48, 43 e 39 para as respectivas datas de sábado (09), domingo (10) e hoje, segunda (11). Tendo como métrica o fato de que os casos vêm numa leve decrescente.
Dessa forma, obteve-se o quantitativo de 309 casos para a semana passada!
E assim, nosso gráfico fica com a seguinte "atualização" para a semana 42 de pandemia, em sua vigésima quarta atualização semanal:
Elaborado pelo Autor |
A linha laranja será sempre ascendente, pois pois apresenta a somatória de casos - atualmente chegamos ao total de 6.085 (seis mil e oitenta e cinco) casos CONFIRMADOS para a semana em questão.
A linha azul é a que demonstra as ocorrências semanais, essa é que vem nos demonstrando a curvatura do gráfico e os momentos em que temos maior ou menor ocorrências.
Alerta-se que, segundo o COMCOVID-19, em termos de casos "correntes" têm-se em TB: "mais 356 aguardando resultados". O que indica que nossas ocorrências continuam numa média ainda alta e requer os devidos cuidados.
Com ENORME "pesar", lamenta-se o registro de mais SEIS mortes por COVID-19 em TB durante a última semana, chegando-se a 92 casos fatais!
Faz-se triste (e lamentavelmente) ainda importante repetirmos os NECESSÁRIOs ALERTAS à população:
Lavar com frequência as mãos; Usar sempre máscara; Não compartilhar objetos pessoais; Manter o distanciamento social; Evitar tocar nos olhos, nariz e boca; Evitar contato com pessoas e itens manipulados por terceiros; Cuidados ao tossir, proteger pessoas e itens próximos; Higienizar-se com frequência; Evitar ao máximo aglomerações; e Sempre que possível, ficar em casa.
Tentando não perder a esperança no ser humano, esforçando-se para acreditar consigamos praticar um pouquinho de empatia, deixo meu singelo e sincero desejo de paz e bem, com muita saúde a todos (as)! Inclusive aos negacionistas - com os quais (aliás) recomenda-se MUITA paciência.
Fonte oficial da coleta de dados dos casos de COVID-19 em TB:
http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/71-boletim-covid-19/12293-boletim-coronavirus-11-01-92-obitos-6167-casos-positivos-5681-recuperados.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço as eventuais colaborações!