Resultado da Avaliação Objetiva pós Recurso Gabarito Preliminar
Tendo em vista o gabarito oficial da Prova Objetiva do Concurso Público 01/2023 da PMTB (PR), após pesquisas mais aprofundadas um pouco, refletindo com calma (Sem a tensão de Prova), devidamente embasado (em Administração e bases referenciais) relato abaixo sobre as questões que havia recorrido...
A Questão 21 pedia uma atividade que "NÃO é do Planejamento". E “Definir e desenhar a estrutura organizacional” eu entendi como função do Planejamento Estratégico. Pois estrutura organizacional é a divisão da Empresa em Departamentos, Seções e Funções – E não é o Tático nem o Operacional que faz isso (E sim o Estratégico).
Na hora da Prova entendi que "Definir os meios para alcançar os objetivos é função do Tático, e portanto, NÃO é função do Planejamento Estratégico". Eu parti do ponto de vista do desenho organizacional. E a questão se referia a questão práticas dentro do nível tático, que é realmente quem organiza as funções, dentro do desenho proposto.
Assim, concordei com a resposta da Banca me enviada. Fico grato pelo retorno e feliz pelo aprendizado.
Só lamento um pouco o prazo para recurso, ser bastante curto, a gente com tantos afazeres, mal dá tempo de estudar de forma um pouco mais aprofundada a questão, até entende-la - O que pouparia tempo de todos os envolvidos.
Para a Questão 32 a Banca (FAFIPA) concordou que a mesma apresentava duas opções como corretas, o que deixara o candidato sem condições de saber a qual a Banca se referia (como foi meu caso), e ANULOU a mesma.
A Questão 39 pedia para marcar a incorreta, mas (na minha opinião), não apresentava nenhuma opção como incorreta. O que seria motivo para anular a mesma.
Mas, segundo a Banca "Conforme o autor Frederick Herzberg em seu livro sobre a teoria dos dois fatores, ele nos traz que Condições de trabalho são fatores higiênicos e não motivacionais. Desta forma, esta alternativa estava incorreta".
Confesso que desconhecia ou não lembrava dos referentes trabalhos desse Autor. Pesquisando sobre pude entender que, o mesmo considera as questões higiênicas (higiene e segurança) do ambiente de trabalho geram satisfação ou insatisfação no trabalhador. Mas, NÃO são motivacionais do trabalho em si.
Dessa forma, concordei com a Banca, agradeço pelo retorno e fico feliz pelo aprendizado.
Confesso que o prazo para recurso, devido a outros afazeres, não me permitiu estudar da forma devida a questão, e recorri por direito e até como forma de tentar entende-la.
Por fim, com a questão "ganha" (a 32), e mais uma de informática, que alguém deve ter recorrido (pois não sou da área), e peno um pouco com a mesma, consegui 82 pontos. O que me deixa (por hora), em 5° lugar entre os quase 200 concorrentes.
Creio que o resultado ainda não seja suficiente para alcançar uma vaga, pois trata-se de um cargo que convoca muito pouco - Imagino que sejam convocados dois ou três (???)...
Também não creio que a Prova de Títulos vá mudar muita coisa! De qualquer forma, vamos a ela...
_Desejo sorte a meus oponentes, principalmente se algum deles estiver desempregado! O que não é meu caso - Que só busca uma melhor colocação no mercado de trabalho...
Link para a postagem anterior a esta, com os meus entendimentos aos recursos - AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço as eventuais colaborações!