Em função da pandemia mundial do COVID-19, as aulas do ano letivo 2020 ficaram um tempo suspensas, e, com a gravidade/continuidade da moléstia, 'forçosamente' implantou-se aulas remotas. Até o presente momento não voltou-se à normalidade.
No presente momento autoridades nacionais, estaduais e municipais se organizam para a volta às aulas.
Em TB (Telêmaco Borba), não é diferente.
Não que concordemos com essa volta neste momento, mas, trazemos abaixo algumas orientações que visam orientar/auxiliar/amenizar possíveis e eventuais novos focos de contaminação:
Do site da PMTB trazemos as seguintes orientações:
- Para a lotação nos veículos de transporte escolar - Respeitar o limite de ocupação de 50% da capacidade do veículo;
- Na hora do embarque (ida para a escola) - Medir a temperatura dos estudantes antes de os mesmos adentrarem o transporte, com aparelho próprio para essa aferição;
- Na hora do desembarque (volta da escola) - Higienizar as mochilas das crianças no momento do desembarque, antes de devolve-las aos seus responsáveis.
Os ALERTAS à população também servem para o público infantil que estará voltando a conviver "em massa", os pais, professores e demais profissionais envolvidos que devem repassar; sendo alguns deles:
Lavar com frequência as mãos - Principalmente antes de entrar para a sala de aula, no intervalo e antes do embarque de volta para casa;
Usar sempre máscara - Durante todo o tempo que estiver fora de casa;
Não compartilhar objetos pessoais - Em hipótese alguma;
Manter o distanciamento social - Sempre, o mais distante possível;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca - Jamais faze-lo sem higienizar as mãos;
Evitar contato com pessoas e itens manipulados por terceiros - Não toca-los de forma alguma sem higienizar as mãos;
Cuidados ao tossir, proteger pessoas e itens próximos - Esconder/proteger a boca em caso de tosse e/ou espirro;
Higienizar-se com frequência - Logo após qualquer interação com coleguinhas e/ou materiais quando isso se fizer extremamente necessário;
Evitar ao máximo aglomerações - Não formar "bloquinhos" sobremaneira nenhuma; e
Sempre que possível, ficar em casa - É importante (sempre que possível) fazer o máximo possível de de atividades de forma remota.
São algumas dicas se aproveitando de materiais já divulgados no site de nossa Prefeitura local - as mesmas valem para o público de escolas estaduais e federais.
Na Praça Central de minha city (TB) tem uma famosa estátua de um "Homem de Pedra". Dias desses passando pelo local, perguntei ao mesmo:
_Do que as crianças mais sentiram falta nesse momento que ficaram sem poder ir à escola? - ao que o mesmo respondeu-me:
Fonte:
http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/transito/12870-tbtran-divulga-orientacoes-para-o-retorno-dos-servicos-de-transporte-escolar.html
http://amartb.blogspot.com/2021/02/grafico-covid-19-em-tb-45a-semana.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço as eventuais colaborações!