As 03 (três) melhores "lives" de 2020, segundo a opinião deste blogueiro
E antes de relaciona-las, gostaria de relatar que assisti várias, muitas lives em 2020. Aproveitando a triste onda que se fez necessária no momento de pandemia.
Tivemos muitas boas lives!
E para compor um "pódio" das melhores lives de 2020, segue abaixo a nossa classificação, em conformidade com a nossa preferência naqueles momentos, conforme os impactos que as mesmas nos causaram.
- Em primeiro lugar, como a "melhor live de 2020", na minha humilde opinião foi a do professor Otto Winck da PUCPR, em evento promovido pela Fundação de Cultura de PG (Ponta Grossa). Sob o título de "A importância da arte em tempos de pandemia", em 23/07/2020 às 19h30min.
Na qual magistralmente o professor explica como os nazistas conseguiram jogar o povo alemão, um dos (ou o maior) culto e consumidor de artes da época no mundo, contra sua classe artística, uma das mais desenvolvidas à época. Simplesmente porque seus artistas, em meados do século XIX, romperam com uma arte mais "conservadora" para uma arte questionadora.
E interagindo com o professor e sua apresentação, tentei trazer minha contribuição: "Temos direito a arte e a cultura, para não cairmos na vida simples de nossa loucura"!
Link da live com o professor Otto Winck promovida pela Fundação de Cultura de PG confere-se aqui. - Em segundo lugar, como a segunda "melhor live de 2020", na humilde opinião deste blogueiro, foi a do poeta, músico e professor na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Daniel Carvalho, em evento promovido pelas Bibliotecas do IFPR (Instituto Federal do Paraná), para a semana do livro e da biblioteca. Sob o título de "Construindo imagens na poesia", em 26/10/2020 às 19h.
Na qual o educador convida os assistentes a "construir imagens" através de um poema de Akira Yamasaki, e assim, não resisti a "tentação" de viajar na onda do poema lido, e ficou como segue:
"Eu me imaginei andando na areia de uma praia bela e deserta, e, de repente visualizei a gaivota voando sobre as águas. Então me distrai. Aí a onda veio e me derrubou, me encharcou, me encharcou de realidade. Pois levantei e a gaivota não mais avistei, só a sujeira a beira mar que tristemente constatei"!
Link da live com o poeta/educador Daniel Carvalho promovida pelas Bibliotecas do IFPR, e transmitida pelo Campus Telêmaco Borba, através do qual assisti e disponibilizo aqui.
Link do site do poeta Daniel: https://www.danielgtr.com/! - Em terceiro lugar no pódio das melhores lives de 2020, na opinião deste humilde blogueiro, fica o evento como um todo "Memórias da Loucura 3" - Saúde mental em tempos de pandemia: rupturas e reinvenções. Foram dois dias (14 a partir das 09h e 15/12/2020 a partir das 10h) com debates sobre a arte, relatos sobre situações em manicômio.
Uma grande reflexão sobre a vida! O evento foi ao vivo (https://www.facebook.com/imnisedasilveira/photos/gm.1092727554494766/1795596633931263/).
Por fim, gostaria e deixar um vídeo com uma canção amavelmente linda e relaxante num momento de (digamos) falta do melhor controle psicossocial possível:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço as eventuais colaborações!