Vigésima primeira semana desde o primeiro caso oficialmente confirmado no Município em 23 de março do corrente
Para melhor entender o gráfico desta semana, recomenda-se (para quem ainda não viu), realizar a leitura e o estudo dos gráficos das semanas que o precederam:
- O primeiro - o qual deu início ao acompanhamento, e que pode ser acessado clicando aqui;
- O segundo - que deu sequência ao acompanhamento, o qual pode ser acessado clicando aqui.
Então, segue abaixo o gráfico desta semana:
Elaborado pelo autor
A linha laranja representa a somatória de casos, sempre na "crescente", pois representa a quantidade total de casos - nesta semana chegamos ao infeliz montante de exatos 1.700 (mil e setecentos) casos oficialmente confirmados.
Nesta semana não se registrou nenhum record diário - os registros oficiais estiveram mais uniformemente distribuídos. Pois percebeu-se novo aumento no total da semana em relação à semana anterior. Como podemos verificar no gráfico específico abaixo:
Elaborado pelo autor
Neste, a linha azul demonstra as ocorrências ao longo das semanas. É ela que vai realizar a "curvatura" quando os casos estiverem diminuindo. Mas, no momento infelizmente ainda estamos registrando aumentos semanais de casos. Para melhor "visualização" que isolou-se o gráfico das ocorrências semanais.
Da semana passada para esta não se teve um aumento tão significativo quanto anteriormente. Mas, ainda assim, se teve aumento no número de casos - o que é lastimável.
Precisamos redobrar os cuidados, evitar aglomeração, e, obviamente, mantermos alerta para o uso de máscara, para a higienização das mãos e de se manter a distância das pessoas com quem interagimos no dia a dia do trabalho ou no comércio.
Por fim, faz-se necessário desmistificar um entendimento que tenho ouvido muitas pessoas comentarem por aí: "agora só se morre de coronavírus!". Isso é uma grande MENTIRA! Afinal, Telêmaco registrou hoje 21 mortes por COVID-19 ao longo de 21 semanas de convívio com o vírus, ou seja, a média de uma morte por semana. E tivemos muito mais mortes que isso - lamenta-se todas. Mas, acho muito importante comentar/frisar isso, principalmente em função dos tempos sombrios e negacionistas que vivemos.
_Paz e bem a todos (as)! E luz, muita LUZ a todos (as). Que a luz da ciência possa iluminar a todos (as) sem distinção. Pois será daí (da ciência) que virá a solução/salvação para toda a humanidade.
Fonte oficial das informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço as eventuais colaborações!