Prefeitura de TB parabeniza os servidores públicos pelo seu dia:
Fonte da imagem: http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/geral/9662-prefeitura-parabeniza-os-servidores-publicos-pelo-seu-dia.html |
A frase "A mais honrosa das ocupações é servir ao público e ser útil ao maior número de pessoas" de Michel de Montaigne, nos levou a pesquisar sobre o mesmo.
Michel de Montaigne (1533-1592) foi um escritor, jurista, político e filósofo francês, o inventor do gênero ensaio. Foi considerado um dos maiores humanistas franceses.
' Nasceu no castelo de Montaigne, Saint-Michel-de-Montaigne, na região de Bordeaux, França, no dia 13 de setembro de 1533. Filho de família rica e nobre foi criado pela ama de leite numa casa de camponeses e dois anos depois retornou para a família.
Estudou com um preceptor alemão que lhe deu aulas de latim ' ... Em 1549, foi para Toulouse onde estudou Direito.
(...)
Logo se iniciaram as violentas guerras civis que acompanharam sua vida, assim como os surtos de peste que varriam a Europa. Em um deles, testemunhou a morte de seu grande amigo o humanista e filósofo La Boétie, em 1563.
... Em 1568 morreu seu pai, tornando-se herdeiro de uma propriedade e do título de Senhor de Montaigne, que lhe garantiu uma sobrevivência tranquila.
Em 1570 vendeu seu cargo e em 1571 se retirou para sua propriedade para escrever suas reflexões num dos séculos mais conturbados da França... Seu retiro durou pouco, pois no ano seguinte, teve que assumir novos compromissos sociais e políticos em consequência das guerras de religião que assolava o país.
(...)
Foi eleito prefeito de Bordeaux. Em missão secreta a Paris, a favor da paz, acabou preso por um dia na Bastilha.
Ensaios
Em março de 1580, Michel de Montaigne publicou a primeira edição de “Ensaios”. Uma segunda edição foi publicada em 1582, e a terceira surgiu em 1588. No seu tempo, a obra foi um best-seller, seus textos eram absorvidos como espelhos edificantes da cultura clássica. Seu livro tornou-se uma das mais importantes e influentes obras do Renascimento.
A obra estabeleceu o ensaio como um novo gênero literário, onde o escritor faz reflexões pessoais e subjetivas sobre diversos temas, entre eles, a religião, a educação, amizade, amor, liberdade, guerra etc...
A proposta do escritor era mais questionadora e crítica do que estabelecer teses científicas... Os ensaios retratavam um momento histórico em que os deuses pagãos perdiam sua força na sofisticada cultura da civilização romana, e o cristianismo ainda não havia imposto ao mundo sua enorme influência...
Michel de Montaigne faleceu no Castelo de Montaigne, França, no dia 13 de setembro de 1592.
Fonte das informações: https://www.ebiografia.com/michel_de_montaigne/ Acessado em 05 de julho de 2020.
São tempos de reflexão. Faz-se necessário que servidores públicos reflexionem suas ações, suas funções, seus atos como servidores.
Certos Governos buscam desmoralizar, desvalorizar, desqualificar e desmantelar o quadro de servidores. Com objetivos de terceirizar os serviços, em alguns casos, terceirizar a seus próprios "patrocinadores".
Infelizmente, alguns servidores "colaboram" com esse "levante". Quando não realizam suas funções de forma satisfatória ao cliente - o público - seja ele qual for.
Àqueles que precisam, deixamos o "recado" para que possam realizar suas reflexões, um "ensaio" sobre seu perfil e comportamento.
Àqueles que cumprem satisfatoriamente com suas funções, sem declinar-se das mesmas, e com o devido profissionalismo, a estes sim, nosso PARABÉNS pelo seu dia realmente e de fato SERVIDOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço as eventuais colaborações!