Depois de um longo e tenebroso inverno (de fato), volto a postar algo aqui no blog. E como hoje (11/08), é dia do estudante, lhes apresento uma básica introdução de meu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), para o curso de Administração de Empresas, da FATEB - Faculdade de Telêmaco Borba. Que se trata de um estudo documental em cima do projeto PUMA, das Indústrias Klabin do Paraná S/A.
INTRODUÇÃO
As indústrias Klabin S/A, desenvolveram um projeto, batizado de “Projeto
PUMA”, para implantar uma nova unidade fabricadora de celulose e papel, no
município de Ortigueira. Numa região denominada como Campos Gerais do Paraná, na
localidade rural conhecida como Campina dos Pupo, pertencente à “microrregião”
de Telêmaco Borba - PR. Onde a empresa já possui terras (reflorestadas), para
erguer seu empreendimento. Portanto, onde se lê Projeto PUMA, “leia-se”: nova
fábrica das Indústrias Klabin no município de Ortigueira (PR)!
Além de a empresa já possuir terras, estas se encontram praticamente
todas cobertas por florestas de eucalipto e pinus, principal matéria-prima para
os processos fabris a que o empreendimento se propõe, a fabricação de celulose.
A região é praticamente toda revestida por um “mar verde”, e o manejo florestal,
com vistas a propiciar sustentabilidade em relação ao uso de suas madeiras,
conta com certificação internacional junto a órgãos competentes
para tal.
Um empecilho para tal empreendimento, é a não existência de
infraestrutura no local, não existe estradas pavimentadas, a distribuição de
energia elétrica, ou de qualquer outro tipo de energia, é falha (subentendida
como totalmente insuficiente para tamanho empreendimento), além de outras
questões sociais provocadas e caracterizadas pelo fenômeno da aglomeração de
pessoas... Exigindo-se, investimentos nesse sentido, principalmente para a
logística de transportes. E principalmente neste caso em estudo, pois no local
pré-determinado para tal empreendimento, só se encontra estradas rurais...
O trabalho em questão, baseado em bibliografias, que possibilitaram dar
base, ao estudo do projeto, conta também com o acompanhamento das notícias
relacionadas ao mesmo, já anunciado como o maior investimento privado da
história do Paraná. Considerando as palestras relacionadas ao assunto, e, não
desconsiderando alguns conhecimentos empíricos de seu autor. Busca-se trazer à
tona e deixar registrado, os principais impactos oriundos da implantação da
logística para transportes, que se fará necessária, para atender esse grandioso
complexo fabril.
Para tanto, pesquisou-se os tipos modais de transportes, seus ramais e
possíveis intermodalidades; principalmente a questão da logística de expedição,
em parte da literatura denominada como: logística outbound – foco deste estudo.
Procurar-se-á, evidenciar a inovadora proposta de Partilha de ICMS, entre
os municípios que farão parte da cadeia produtiva, que abastecerá a unidade fabril
com matéria-prima. O que tornará possível a obtenção de seu produto final, e a
consequente expedição do mesmo. Culminando com a formação de receita via “ICMS”,
e a possível partilha da mesma, entre esses municípios... Subentendendo-se, que
o ponto de origem dos materiais primários, pode (ou deve) ser visto com maior
atenção pelo gerenciamento da cadeia produtiva! E com essa consciência, o
Projeto PUMA se apresenta de forma inovadora, em relação ao recolhimento do
ICMS – conhecido como “Imposto para Circulação de Mercadorias e Serviços” –
trazendo uma nova proposta com vistas ao desenvolvimento regionalizado. Com intuito
de propiciar um desenvolvimento, que pode ser entendido como mais uniforme, ao
longo de toda sua cadeia de abastecimento, composta por 12 (doze) municípios da
região, que servirão como fontes de sua matéria-prima.
Ao longo do mês, é possível que venha postar o restante do trabalho,
conforme desenvolvimento do mesmo (?)
Ass: Antonio Marques.
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