Apresento-lhes, desta feita, a projeção da Klabin, em relação ao Projeto PUMA, quanto à infraestrutura local para logística de transportes; em se projetando a expedição dos processos fabris oriundos da nova fábrica. E levando em consideração também o desenvolvimento dessa região:
O projeto prevê ações que visem cumprir com
toda a legislação ambiental, seja ela municipal, estadual ou federal. Como a
preservação de espécies nativas locais, o respeito às terras regionais
demarcadas para comunidade indígena, tratamento de efluentes e resíduos, entre
outras situações. Mas se atendo ao estudo proposto, nos voltemos para as
questões logísticas relativas à infraestrutura para transportes.
Conforme o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Projeto PUMA,
IAP/2012; p. 44), “No interior do site da
nova fábrica será implantada via de acesso até a PR-340”. E ainda:
Está prevista a construção de um novo eixo
rodoviário interligando a PR160 com a PR 340, através da ligação da estrada do
Imbauzinho com a estrada Campina, mediante a construção de uma nova ponte sobre
o rio Tibagi, com o objetivo de reduzir a distância média de transporte de
madeira e o tráfego de caminhões na PR 160 no trecho da fábrica existente.
E no interior da nova fábrica, possivelmente também será
implantado um segmento de ferrovia, interligando-a com o ramal central do
Paraná:
Pelo
traçado da Ferrovia Central do Paraná, o ponto mais próximo para interligação
com o empreendimento está a uma distância de aproximadamente 20 km. Nesse caso
será necessária a implantação de um ramal ferroviário entre a fábrica e a
Ferrovia Central do Paraná. (id. p.
45)
Nessas condições, percebe-se que em questões de
intermodalidade, prevalecerá o domínio da combinação rodo-ferroviário. Pois
estes modais (ferroviário e rodoviário), já se encontram bastantes
desenvolvidos nesta região em estudo – principalmente o rodoviário!
Infraestrutura “Projetada”
Fonte: (http://www.fiepr.org.br/cpce/uploadAddress/Klabin_Projeto%20Puma_30ago_2012%5b37391%5d.pdf) Acessado em 21/08/2013.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço as eventuais colaborações!