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segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Infraestrutura Projetada (ao PUMA)

Apresento-lhes, desta feita, a projeção da Klabin, em relação ao Projeto PUMA, quanto à infraestrutura local para logística de transportes; em se projetando a expedição dos processos fabris oriundos da nova fábrica. E levando em consideração também o desenvolvimento dessa região:

          O projeto prevê ações que visem cumprir com toda a legislação ambiental, seja ela municipal, estadual ou federal. Como a preservação de espécies nativas locais, o respeito às terras regionais demarcadas para comunidade indígena, tratamento de efluentes e resíduos, entre outras situações. Mas se atendo ao estudo proposto, nos voltemos para as questões logísticas relativas à infraestrutura para transportes.
          Conforme o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Projeto PUMA, IAP/2012; p. 44), “No interior do site da nova fábrica será implantada via de acesso até a PR-340”. E ainda:

Está prevista a construção de um novo eixo rodoviário interligando a PR160 com a PR 340, através da ligação da estrada do Imbauzinho com a estrada Campina, mediante a construção de uma nova ponte sobre o rio Tibagi, com o objetivo de reduzir a distância média de transporte de madeira e o tráfego de caminhões na PR 160 no trecho da fábrica existente.

          E no interior da nova fábrica, possivelmente também será implantado um segmento de ferrovia, interligando-a com o ramal central do Paraná:
Pelo traçado da Ferrovia Central do Paraná, o ponto mais próximo para interligação com o empreendimento está a uma distância de aproximadamente 20 km. Nesse caso será necessária a implantação de um ramal ferroviário entre a fábrica e a Ferrovia Central do Paraná. (id. p. 45)

          Nessas condições, percebe-se que em questões de intermodalidade, prevalecerá o domínio da combinação rodo-ferroviário. Pois estes modais (ferroviário e rodoviário), já se encontram bastantes desenvolvidos nesta região em estudo – principalmente o rodoviário!


Infraestrutura “Projetada”


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