Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o
ensino médio
Nilcéia
Aparecida Maciel Pinheiro;
Eloiza
Aparecida Silva Ávila de Matos;
Walter
Antonio Bazzo.
SÍNTESE: O artigo tem por
objetivo discutir a relevância de se trabalhar, em sala de aula, temas que
contemplem as relações existentes no contexto científico-tecnológico e social .
. . Destaca-se, assim, a necessidade de o público escolar ter subsídios
suficientes, em seu processo de formação, para entender e julgar a veracidade
das evidências propostas pela ciência e pela tecnologia ... a fim de que possam
tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade.
Introdução
. . . A atual sociedade, marcada pela revolução tecnológica, vem
exigir da escola que esta possa criar oportunidades para a formação de
competências básicas, tanto no exercício da cidadania como no desempenho de
atividades profissionais.
[ . . . ]
Um dos principais enfoques previsto para o ensino médio é o de
preparar o aluno para a vida, de forma que, a partir dos conhecimentos que ele
construa, consiga relacioná-los com o contexto científico-tecnológico e social
no qual está inserido, como supõe a própria concepção de cidadania explicitada
na proposta educacional vigente: "[...] a cidadania não é uma condição ou qualidade separada da aprendizagem
escolar. É, antes de qualquer coisa, a aplicação prática daquilo que o aluno
aprende nos conteúdos curriculares, é o conhecimento das ciências, das
linguagens, das matemáticas, utilizadas de modo responsável, solidário e
includente" (Brasil, 1999, p. 98).
[ . . . ]
Ao longo do processo, descortinar-se-ão questões que demandarão
novos conhecimentos, novas reflexões e novas tomadas de consciência, sem perder
de vista a construção coletiva e colaborativa do conhecimento.
Ciência, Tecnologia e
Sociedade: abrindo espaço no ensino médio
... O enfoque abstrato, quantitativo, rigoroso, suscita, no
dia-a-dia de sala de aula, um caráter demasiado acadêmico e distante das
experiências dos alunos, o que dificulta a sua preparação como cidadãos
críticos de seu contexto social.
. . . Devido às
circunstâncias em que esses movimentos surgiram, e também seus objetivos para
com a sociedade, verificou-se a importância de levá-los para a sala de aula,
com o intuito de se possibilitar a compreensão da dimensão social da ciência e
da tecnologia, numa visão crítico-reflexiva, e segundo García Palacios et al.
(1996, p. 60) de:
Através desses estudos,
compreender a dimensão social da ciência e da tecnologia, tanto do ponto de
vista dos seus antecedentes sociais como de suas conseqüências sociais e
ambientais, ou seja, tanto no que diz respeito aos fatores de natureza social,
política ou econômica que modulam a mudança científico-tecnológica, como pelo
que concerne às repercussões éticas, ambientais ou culturais dessa mudança.
[ . . . ]
O enfoque CTS inserido nos currículos é um impulsionador inicial
para estimular o aluno a refletir sobre as inúmeras possibilidades de leitura
acerca da tríade: ciência, tecnologia e sociedade, com a expectativa de que ele
possa vir a assumir postura questionadora e crítica num futuro próximo. Isso
implica dizer que a aplicação da postura CTS ocorre não somente dentro da
escola, mas também extramuros.
[ . . . ]
Discutindo Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino médio da UTFPR
[ . . . ] o ensino médio na UTFPR construiu suas bases na educação tecnológica voltada para o contexto científico-tecnológico, sem qualificação profissional formal. Ela alicerça a preparação do futuro cidadão-trabalhador, capaz de pensar, agir, decidir ... desenvolver uma visão social da evolução da tecnologia, das transformações oriundas do processo de inovação e das diferentes estratégias empregadas para conciliar os imperativos econômicos às condições das sociedades.
Desse modo ... a disciplina de Princípios Tecnológicos, foi
instituída como parte diversificada do ensino médio, na UTFPR. O principal
objetivo das disciplinas da parte diversificada, de acordo com a LDB, é
"[...] enriquecimento curricular, ou
mesmo aprofundamento de estudos [...]. Desenvolver e consolidar conhecimentos
das áreas, de forma contextualizada, referindo-os a atividades das práticas
sociais e produtivas" (Brasil, 1999, p. 46).
[ . . . ]
Utilizando-se a modalidade do enxerto na disciplina de Princípios
Tecnológicos, procurou-se contemplar alguns pontos em sala de aula, em um
enfoque construtivista da aprendizagem; abordar temas sócio-técnicos relevantes
para os estudantes; situar esses problemas em contextos específicos; introduzir
a análise sócio-filosófica, ética, política, econômica, nesses problemas; e
promover o desenvolvimento da capacidade necessária para argumentar sobre
decisões referentes a tais problemas e sobre sua relação com o meio social...
A linha de ação pedagógica assumida incidiu numa ampliação de
visão na qual o ensino supera a forma conteudista que sempre o caracterizou ...
Isso significou deixar de lado os modelos prontos, a memorização e,
principalmente, a fragmentação do conhecimento....
A investigação-ação, neste cenário, aparece como fundamental
instrumento para construir o novo conhecimento, o que significa aprender a
aprender, saber pensar e intervir de forma inusitada e inovadora na realidade.
Ela assume contornos de atitude cotidiana, não restrita a especialistas, mas ao
cidadão convocado também a construir o conhecimento.
[ . . . ] O enfoque CTS adotado permitiu resgatar a unidade e o
saber numa existência compartilhada, sendo que a construção do conhecimento,
via processo cotidiano de investigação, torna-se pesquisa como elemento
permanente de inovação em busca de solução para questões. Para López Cerezo
(2002) a afirmativa é que a orientação CTS faz com que se veja o conhecimento
da ciência e da tecnologia muito além do academicismo e do cientificismo, pois
se preocupa com os problemas sociais relacionados com o científico e o
tecnológico...
Além disso, o enfoque CTS contribuiu para a implementação da
docência, ao possibilitar a aplicação de novas estratégias que possibilitaram
ao aluno desenvolver seu lado crítico e reflexivo, ao analisar situações e
tomar decisões que envolvem o cotidiano.
Considerações finais
A educação democrática pressupõe que os cidadãos tenham capacidade
de compreender alternativas, expressar opiniões e tomar decisões bem
fundamentadas, enfim, que possam construir seu espaço político . . . Para
tanto, acredita-se que o enfoque CTS, possa ser um alicerce impulsionador para
que questões que envolvam a ciência, a tecnologia e a sociedade possam ser
levadas para a sala de aula ... no que concerne ao envolvimento da ciência, da
tecnologia e da sociedade, conforme tem acontecido na UTFPR.
... O aprender se construía à medida que o aluno tinha sua
curiosidade aguçada. Sob essa premissa, Freire (1996, p. 77) afirma que
"[...] aprender é uma aventura
criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a
lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar
[...]".
[ . . . ] A interdisciplinaridade e a contextualização,
proporcionadas ao longo das disciplinas que adotaram a abordagem CTS,
mostraram-se indispensáveis para que se possibilitasse aos alunos um processo
de desenvolvimento de competências, capacidades e habilidades, a fim de que
pudessem compreender e atuar na sociedade científico-tecnológica.
. . . As experiências que
têm sido desenvolvidas na UTFPR demonstram como os alunos do ensino médio
possuem capacidade de refletir e aprender, construindo seus próprios
conhecimentos. Foram capazes de criticar, posicionando-se contra ou a favor,
argumentando e defendendo suas posições . . . Uma postura que o cidadão assume
ao tratar dos problemas que envolvem o seu entorno, acompanhando-o durante toda
a sua vida, seja em seu contexto profissional, seja no ambiente em que vive.
Texto na íntegra disponível em:
http://www.rieoei.org/rie44a08.htm - Acessado em 16/08/2012.
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