Páginas

domingo, 14 de julho de 2019

Alunos de Meio Ambiente fazem intervenção em Parque de TB

     Os alunos de CTMA (Curso Técnico em Meio Ambiente) oferecido na modalidade EaD (Educação à Distância), oferta 2017/2019 em parceria com a Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba (PR), com aulas presenciais junto ao Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), realizaram na data de 13 de julho de 2019 intervenção junto ao Parque Municipal da cidade.
     Informações a respeito do mesmo:
PARQUE MUNICIPAL DO RIO TIBAGI
Criado depois que os moradores do local foram transferidos para o Núcleo Residencial Bandeirantes II, foi Inaugurado dia 22 de abril de 2000, estando localizado na margem do Rio Tibagi, próximo da ponte que liga a cidade de Telêmaco Borba à Harmonia.
Já foi considerado um dos belos pontos turísticos da cidade.
Neste local foi replantada a mata nativa na margem do rio, construído um portal em madeira rústica e dois mirantes que ofereciam aos visitantes a possibilidade de contemplarem o belo cenário.
Possui uma trilha ecológica na qual tem uma ponte que passa sobre a Rodovia do Papel, dando acesso à parte alta do parque, com vista do Rio Tibagi, Bonde Aéreo e Indústrias Klabin.
Também havia quadras de areia para prática esportiva, bicicletário, churrasqueiras, estacionamento e sala de administração.
Em 2005, chegou a abrigar um dos núcleos do projeto social da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), denominado Segundo Tempo Canoa Brasil. Projeto este que parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação e Governo do Estado.
Fonte: Página Telêmaco Borba News na rede social facebook de 12 de maio de 2019.

     Abandonado já alguns anos, o Parque Municipal do Rio Tibagi ficou a mercê de atos de vandalismo, pichações e saqueamento de suas benfeitorias.
     Mas, nesta data de 13 de julho último o parque foi alvo de ação promovida pelos alunos do curso técnico em meio ambiente do IFPR (modalidade EaD). Os alunos foram divididos em equipes para realizar "funções", e assim o fizeram: Juntaram lixo na parte que ainda se encontra "acessível" do Parque, limparam o abrigo, cataram entulhos no mesmo, e desinfetaram com água sanitária o próprio. Por fim realizaram pintura eliminando a triste aparência pichada que o abrigo ostentava até então. Também realizaram o plantio de diversos exemplares de arbóreas nativas cedidas pelo Viveiro municipal, tais como: araçás, dedaleiras, ipês, patas de vaca, pitanga e uma mudinha de araucária que fora encontrada pelo aluno senhor Odair Coimbra dos Santos, nascida ao acaso no referido viveiro.
     Abaixo imagens das equipes envolvidas na ação:
Equipe H2O: Josiane, Camila, Jheniffer e Sueli
(Função: Juntar lixo do abrigo)

Equipe NATUPRESERVATION: Reginaldo, Cleyton e Pamella
(Função: Juntar lixo ao longo do Parque)

Equipe AMBIENTE SUSTENTÁVEL: José Geraldo, Lourival, Paulo Roberto e Driélli
(Função: Capina)

Equipe ECOSSISTEMA: Robson, Odair Coimbra e Jucelian
(Função: Jardinagem)

Equipe SUSTENTABILIDADE: Letícia, Uilian e Michelli
(Função: Desinfecção do abrigo)

Equipe SOS AMBIENTE: Jesiane, Juliana e Marcia
(Função: Pintura)

     Importante ressaltar a "SINERGIA" entre as Equipes, fundamental para o resultado final da ação.

     Abaixo algumas imagens ANTES das atividades desenvolvidas:


 



     A seguir algumas imagens DURANTE as atividades desenvolvidas:













     Por fim, algumas imagens DEPOIS da ação concluída:






    De minha parte, como professor mediador da turma e coordenador da ação, fica a sensação de "missão cumprida" e os agradecimentos aos atores envolvidos, entre eles: Divisão de Meio Ambiente da SPUHMA (Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente), sob a responsabilidade de Antonio Trindade; aos meus coordenadores, tanto por parte do IF (Gustavo Bahr) como por parte da Prefeitura (Alexandre Santos), pelo apoio e orientações; ao pessoal da CIPA da PMTB pelos EPIs nos fornecidos; à SMOSP (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) na pessoa do senhor Ike Kroll (entre outros), que nos deram todo o apoio material na realização da intervenção; aos responsáveis pelo Viveiro Municipal pelas mudinhas cedidas; ao senhor Odair Coimbra pelo apoio operacional e a todos os alunos do curso pela efetivação da ação - sem dúvida os atores principais do evento.
     _Meu muito obrigado, de coração, a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!