O Recicla Tibagi recebeu a visita da equipe técnica do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOPMAHU), do Ministério Público Estadual, nesta segunda-feira (26/11/2018). Leticia Uba da Silveira Maraschin, engenheira ambiental do Ministério Público Estadual, Maira Cardoso Farias Moraes, assessora jurídica e Paula Broering Gomes Pinheiro, engenheira química, puderam conhecer de perto o funcionamento do local, em especial o processo de compostagem, objeto de análise para emissão de uma nota técnica que será enviada a outros municípios do estado. O objetivo é auxiliar promotorias e municípios em relação ao tema. Além de Tibagi, o município de Marialva também será citado como exemplo a ser seguido no Estado em relação ao aproveitamento de compostos orgânicos.
Fonte da imagem e das informações: Link para reportagem
No dia 01 de dezembro de 2018 foi a vez dos alunos do curso técnico em Meio Ambiente (EaD) do IFPR, turma Telêmaco Borba, conhecer o programa Recicla Tibagi desenvolvido junto à Cooperativa Ambiental daquele Município.
As imagens a seguir são de acervo pessoal do administrador deste blog:
Inicialmente a Prefeitura de Tibagi, distribuiu gratuitamente á população local, uma espécie de volume denominada sacolão, para que os munícipes pudessem alocar num único local, todo seu material reciclável - o que (presume-se) facilitou a adesão da população.
Ressalta Leri (Secretária de Meio Ambiente do Município) que, antes dessa afirmativa, procurou-se promover educação ambiental e conscientização na população, principalmente através de ações articuladas com as escolas.
A compostagem promovida com materiais orgânicos retirados do lixo comum é um grande diferencial praticado pela cooperativa ambiental de Tibagi (PR).
A Cooperativa Ambiental mantém uma estufa, onde são produzidas flores, que são fornecidas à Prefeitura de Tibagi para plantio nas praças da cidade - gerando renda para os filiados ao programa.
Ou seja, além de incentivar a reciclagem, o Recicla Tibagi também incentiva o reaproveitamento de materiais orgânicos - gerando renda para os participantes e embelezando a cidade.
Abaixo, vídeo institucional promovido pela Prefeitura de Tibagi com intuito de se promover educação e consciência ambiental:
Fonte do Vídeo: Prefeitura de Tibagi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço as eventuais colaborações!