Eu não vi o Santos de 50 anos atrás, não presenciei, mas já vi reportagens, documentários e relatos. E a história demonstra que a geração de Pelé encantou o mundo, o rei do futebol é um ícone, mas aquela geração tinha outros excelentes jogadores como: Pepe, Coutinho, Clodoaldo, Carlos Alberto Torres, etc.
A lista é muito vasta, mas parabéns a todos eles!
Quando esses craques todos se aposentaram, passaram-se aproximadamente 4 anos, surgiu a primeira geração denominada “Meninos da Vila”, a qual tinha como maestro o craque Pita (de estilo parecido com P H Ganso). Esses primeiros meninos foram campeões paulista em 1978, e pode-se dizer que o ciclo se fechou com o título paulista de 1984 em cima do arquirrival Corinthians (com gol de Serginho Chulapa).
Depois de um longo jejum!
Em 1995, com um time tido como tecnicamente limitado, mas comandado pelo messias Giovanni, perdeu a final do Brasileirão para o Botafogo-RJ, possivelmente em função da tida como desastrosa arbitragem do senhor Marcio Resende.
Mas o santista recupera sua auto-estima!
Pois bem, passando pelo título do Rio - São Paulo em 1997, e da Conmebol em 1998. Chega-se à segunda geração dos Meninos da Vila. Com Léo, Alex, Renatinho, Elano e principalmente a dupla Diego e Robinho – o “Rei das Pedaladas”. E o Peixe conquista o título nacional de 2002.
Ganhando ainda o Brasileirão de 2004!
Depois do bicampeonato paulista (2006 – 2007), heis que surge a 3ª geração de Meninos da Vila. Com três ícones: a muralha Rafael, o maestro Paulo Henrique Ganso e Neymar – a estrela maior da companhia. A geração mais vitoriosa depois da era Pelé, conquistou a Copa do Brasil e o campeonato Paulista de 2010, o bi Paulista em 2011, e também a Copa Libertadores da América, no mesmo ano, chegando ao terceiro título, do torneio mais cobiçado das Américas.!
“Um orgulho que nem todos podem ter”
E o ano do centenário promete, creio não haver no continente americano atualmente, time mais gabaritado que o do Peixe para levantar a taça da Libertadores. Como em futebol, nem sempre vence o melhor, o que me cabe é ficar na torcida.
E logicamente, independente de qualquer coisa, parabenizando toda a nação santista pelos 100 ANOS DE FUTEBOL ARTE.!!
Por Antonio Marques
Com imagens retiradas da página do clube no site do Globo Esporte e do site oficial do clube respectivamente.
_Para não passar o ano do centenário em branco, o Peixe conquistou o tri-campeonato Paulista; e segue vivo na Libertadores.!
ResponderExcluirAguardemos...
O final da postagem acima, que em futebol nem sempre vence o melhor, me soa agora como uma premeditação. Pois vejamos, no dia 19/05 passado, o Barcelona perdeu a final da LIGA Europa para o Chelsea; e mais recentemente no dia 20/06 o Santos foi eliminado nas semefinais da Libertadores pelo Corinthians. Ou seja, dois times tidos como tecnicamente melhores foram derrotados por dois times vistos como tecnicamente mais limitados.
ResponderExcluirA ressalva neste caso, cabe à seleção da Espanha, que no domingo último (01/07), faturou o título da Eurocopa diante da Itália!
Aguardemos os Jogos Olímpicos e esperemos que essas vitórias de times mais retrancados não virem moda no futebol mundial.