Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

MILÍCIAS - Contexto histórico

Milícias - dos primórdios à contemporaneidade

Na tentativa por melhor compreender o tema "milícias", leu-se mais de 30 (trinta) trabalhos, entre notícias, artigos e dissertações/teses sobre, e publicou-se alguns recortes aqui no blog; conforme consta na décima primeira postagem da série - trazendo link para as 10 primeiras:

11o - MILÍCIAS - Coerção e capital: 'Coerção ' através de ' influência política, ' representante (s) ' reforçam os seus discursos de guerra às drogas ' de forma mais violenta '(quanto aos) 'meios de coerção (as) milícias ' se apropriam d'o Estado (ARLINDO2020)e

        Abaixo, o link para a última postagem:

12o - MILÍCIAS cariocas - Relatório ALERJ: 'Coerção ' através de ' influência política, ' representante (s) ' reforçam os seus discursos de guerra às drogas ' de forma mais violenta '(quanto aos) 'meios de coerção (as) milícias ' se apropriam d'o Estado (ARLINDO2020);


Contexto histórico das MILÍCIAS

        Os povos antigos não tinham exércitos organizados em nome do Poder Público como se tem atualmente. Então, montaram seus próprios grupos de defesa e/ou visando invasões e domínio de outros territórios - e estes também precisavam se defender... Exemplo disso foram os grupos armados formados durante o séc. V na Bretanha. Usados por lordes bretões com intuito de se defenderem das invasões de outros povos - pode-se considerar estes como os primeiros grupos de milícias armadas.

        O Império Romano também apelou a grupos de mercenários armados para tentar defender e manter seu vasto território. A base para isso encontra-se no autor Flavius Vegetius Renatus, que escreveu a obra "Epitome rei militaris". Um "tratado" sobre a milícia romana como base para uma nova organização do exército.

        Durante a Idade Média, a Igreja (de Cristo) agora "romana", criou a chamada Milícia de Jesus Cristo. Grupo esse que realizou diversas matanças ao longo do período - objetivando eliminar dissidentes da fé católica apostólica romana.

        O Brasil ao longo do século XIX possuiu organização militar coadunando com grupos de caráter miliciano. As principais forças milicianas da época foram: As Ordenanças, As Corpos de Auxiliares e a Guarda Nacional.

        A Ditadura Militar no Brasil também utilizou/aproveitou-se de grupos paramilitares/"milicianos", é fato histórico a existência do chamado Esquadrão da Morte. Que envolveu-se com o tráfico de drogas, assassinando integrantes de grupos "concorrentes" - segundo os relatos históricos. Além de realizar intimidações e executar eliminações de interesse da Ditadura (a mando desta, obviamente).

        Assim, chegamos do resgate histórico até a interação contemporânea entre as milícias (da época), grupos armados de organização não militar, até o envolvimento com os próprios militares - continua em breve...


REFERÊNCIAS:

BRITO; E. M. M. S. O conceito de violência na obra “De la excelencia de la nueva milicia” (1132-1136). UFS, Universidade Federal de Sergipe. 2015. Monografia apresentada como requisito parcial para conclusão do Curso de História-Licenciatura, do Setor de Ciências Humanas. Prof. Orientador Bruno Gonçalves Alvaro. Campus de São Cristóvão – São Cristóvão / Sergipe. 2015. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:_f9fdVZ87awJ:https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6920/2/Ewerton_Matheus_Menezes_Sousa_Brito.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=brAcesso em 14 jul. 2022.

COSTA; G, F, da. CASAROLI; J, P. LOEBENS; L, A, S. LUCENA Jr; R. Estudo de Caso Sobre o Surgimento, Operação e Evolução das Milícias Cariocas. Revista eletrônica Materializando Conhecimentos, vol. 10; nov/2021. Colégio Mãe de Deus - Rede de educação. Disponível em: https://www.redeicm.org.br/revista/wp-content/uploads/sites/36/2021/11/a6_estudo_milicias_cariocas.pdf - Link acessado e conferido em 04jul2022.

COSTA JR. O sistema de milícias no Brasil oitocentista. XVIII Simpósio Nacional de História. Revista Brasileira de História, ISSN 978-85-98711-14-0, Florianópolis / SC, ano 2015, Anais [...] , 27 a 31 jul. 2015. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/documentos/anais/category-items/1-anais-simposios-anpuh/34-snh28. Acesso em: 29 jul. 2022.

GIACOMINI; M, P. ECOS DE UMA TRADIÇÃO: Usos e Desusos da Ideia de Decadência na Obra de Flavius Vegetuis Renatus. Alétheia, Revista de Estudos sobre Antiguidade e Medievo; Periódico eletrônico do curso de História do Campus de Jaguarão da UFP (Universidade Federal do Pampa), vol Único, jan/dez 2008. ISSN 1983-2087 - Jaguarão / Rio Grande do Sul. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/Aletheia/article/view/20/16 - Link acessado e conferido em 10jul2022.

NASCIMENTO, A, de J. A Ditadura Militar no Brasil e a Narrativa Histórica: Esquadrão da Morte na Comissão Estadual da Verdade "Rubens Paiva". Revista Eletrônica Trilhas da História, ISSN 2238-1651, Três Lagoas / MS. ano 2019, Anais [...], v. 08 n. 16. Disponível em: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/RevTH/article/view/7806. Acesso em: 23 ago. 2022.


    Imagem meramente ilustrativa:

Fonte: bol.uol.com.br









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!