Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2022

TROPEIRISMO - para letteradesafio ABRIL/2022

         Cumprido o "desafio" denominado de "letteradesafio" para o mês de janeiro/2022, a postagem referente pode-se conferir clicando aqui.
        Cumprido o desafio denominado "letteradesafio" para o mês de fevereiro/2022, a postagem referente pode-se conferir clicando aqui.
        E, c
umprido o desafio "letteradesafio" para o mês de março/2022, a postagem referente pode-se conferir clicando aqui.

        Agora, para o mês de abril, vamos ao breve relato abaixo...

        Em cumprimento ao #letteradesafio (nível 1 - ler 1 livro por mês). Para o mês de abril (2022), Livro 4; escolheu-se a riquíssima obra "TROPEIRISMO", de Antonio Liccardo e Gil Francisco Piekarz. Trata-se de obra técnica/científica contendo relatos/observações e imagens pertinentes a esse público (tropeiros). Onde os trabalhos de muita pesquisa do professor responsável (enredo) apresenta as cidades que ficavam dentro do Paraná, perpassando os queridos Campos Gerais (narrativa), apresentando aspectos socioculturais da época das tropeadas.

        A leitura também está envolta no passeio percorrendo a famosa rota, no nosso caso específico, saindo de TB (Telêmaco Borba), passando por Tibagi, Castro e Carambeí, até Ponta Grossa). Locais visitados (motivo da escolha da leitura), com grupo de jovens e/ou convidados/responsáveis. Como se pode conferir em clicando AQUI.


        A obra é riquíssima em detalhes e imagens muito bem ilustradas!

        Nota oficial sobre o lançamento da obra à época (aqui, corrigida no tempo verbal):

O professor Antonio Liccardo, do Departamento de Geociências da Universidade de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com Gil Piekarz (geólogo do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná) lançou livro sobre 'Tropeirismo e Geodiversidade no Paraná (editora  Estúdio Texto). O evento aconteceu na sexta-feira (10) [2017], no Espaço Cultural Garimpo 1926 (Rua XV de setembro, 931 - Uvaranas), às 19h30. O professor Liccardo é geólogo, fotógrafo e desenvolve pesquisas sobre geodiversidade e patrimônio desde 2004.

De acordo com o professor Antonio Liccardo, o livro de 248 páginas, amplamente ilustrado com mais de 300 imagens, reúne informações sobre o meio físico da Rota dos Tropeiros no Paraná e sua correlação sociocultural com o movimento de passagem de tropas de mulas que se desenvolveu neste cenário. Resultado de levantamentos que os autores vêm realizando desde 2005, a obra apresenta o patrimônio geológico e geomorfológico ao longo dos 16 municípios da rota no Paraná e discute a influência da Escarpa Devoniana no traçado do caminho pelos Campos Gerais.


Fonte da notícia:

https://portal.uepg.br/noticias.php?id=11626


        _Abraços e até o próximo #letteradesafio...


Acervo pessoal
Disponível também no perfil do instagram:
https://www.instagram.com/p/Cbp7qsZuMBD/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!