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segunda-feira, 20 de maio de 2013

"Carros Antigos" em TB (puma)

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Chamou-me a atenção a beleza dos PUMAS






 
 



Um pouco da História:


PUMA do Brasil
A história do Puma se inicia em 1964, em Matão, interior de São Paulo, quando um grupo liderado por Rino Malzoni, resolve criar um automóvel esportivo.
Em 1967, entra em produção o Puma esportivo, o segundo produzido no Brasil em fibra de vidro. Seu desenho, belíssimo, criado por Anísio Campos, lembrava muito a Ferrari 250 GTO daquela época. O Puma-DKW teve vida curta: apenas 130 unidades foram produzidas. Em 1968 começam as negociações de Malzoni com a VW. Em 1971, é iniciada a produção da linha GTS/GTE (o GTS um roadstar e o GTE um cupê). Era o "Puminha", sem dúvida, dentre todos os carros criados por brasileiros com capital nacional, este foi o de maior sucesso.
O carro se tornou desejado graças ao seu desenho, espetacular, que até hoje impressiona pela beleza, agressividade e aerodinâmica; o carro chegou a ser exportado para países da Europa e África.
No final daquela década é lançado o GTB, que usava o trem-de-força do GM Opala de seis cilindros, um carro luxuoso, que contava com excelentes bancos revestidos em couro, direção assistida e vidros elétricos.
Em 1982 o GTS/GTE foi aprimorado e passou a chamar-se GTC/GTI. Foi lançado ainda o P-018. Mas a empresa passou por duas enchentes e um incêndio e a mecânica VW a ar já não satisfazia o consumidor. Tentaram uma negociação com a japonesa Daihatsu para fornecimento de tecnologia para a produção de um carro urbano, mas não deu em nada. Em 1985, endividada com seus fornecedores, a Puma é vendida para a Araucária Veículos, de Curitiba, que interrompe a produção.
Em 1987, o empresário Nívio de Lima, proprietário da metalúrgica Alfa Metais, compra a Puma e constrói uma nova fábrica na Cidade Industrial de Curitiba. A empresa passou a diversificar, iniciando a produção de pequenos caminhões (com motores MWM e câmbio Clarck). Mas em 1989, com a abertura do mercado, os carros japoneses ofuscaram o brilho dos novos esportivos Puma, que acabaram descontinuados em 1990. Pouquíssimas unidades do AMV e AM-3 chegaram a ser produzidas.
Em 1998 a Ford comprou os direitos sobre o nome “Puma”. Os pequenos caminhões passaram então a trazer a marca AMV (não por coincidência as iniciais de Alfa Metais Veículos).
Esses caminhões continuam em produção, embora em pequena escala.

Fontes:
(acessadas em 19/05/2013) 





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