Final de ano revendo fatos ao longo do mesmo...
Segue abaixo os links das “retrospectivas” de janeiro, fevereiro, março, abril e a postagem referente a maio (2022)...
Ø Retro "amartb" de Janeiro (2022) - Homenagem ao dia do leitor (07), iniciativas realizadas através de nossas redes sociais; conforme LINK;
Ø Retro amartb de fevereiro/2022 – Projetada a ação "viagem com jovens tentáculos" prevista no Projeto literário "ZUMBI", ROTEIRO junto ao LINK;
Ø Retro amartb de março/022 – Passeio realizado "viagem com jovens tentáculos" do Projeto (ZUMBI), itinerário conforme o LINK;
Ø Retro amartb de abril/22 – Minha contaminação com o vírus COVID-19, relato junto ao LINK;
Retro maio - Uma conversa de boteco ao longo de uma cervejinha, com um amigo professor, uma lembrança, um relato, a ideia de unir experiências e registrar. Depois submeter... Por hora, o relato da minha parte:
Peregrinação ao "olho d'água" de São João de Maria, em Tibagi (PR)
A cidadezinha de Tibagi já realiza tradicionalmente a "Peregrinação de São João de Maria". Movido pela curiosidade e interesse em participar da caminhada, o fiz.
Com minha esposa sempre companheira fizemos o registro na "largada":
Fonte: perfil pessoal na rede social facebook |
O percurso total era cerca de 12 Km, com saída às 04 e meia (É sempre numa Sexta-feira Maior). Durante o trajeto os "grupos" vão se dispersando a seu ritmo. Observou-se três grupos específicos entre os caminhantes:
- "Maior idade" - Grupo predominante, com pessoas entre 40 e 50 anos e alguma coisa, mais religioso, depois de chegarem ao local, muitos optaram por coletar água na mina de São João de Maria. Ouvia-se em suas conversas, relatos de milagres atribuídos ao famoso Monge.
- "Meia idade" - Grupo "mediano" em quantitativo, com pessoas entre 30 e 40 anos. Menos religioso, no local da recepção, dividiram-se entre visita à gruta e o café. Pouquíssimos coletaram água. Pouco se ouvia falarem sobre o Monge.
- "Menor idade" - Grupo menor, com pessoas jovens entre mais ou menos 20 e 30 anos. Pouquíssimos religiosos, na chegada, preocuparam-se mais com o café que com o famoso olho d'água. Raríssimo ouvir falarem sobre o Monge.
Valera muito a experiência, sentir a energia que emana durante o amanhecer em peregrinação. Pretendo voltar, vivenciar a mesma situação e tentar olha-la com "outros olhos"...
Link para a postagem original: https://amartb.blogspot.com/2022/05/peregrinacao-joao-de-maria-tibagi-2019.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço as eventuais colaborações!