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domingo, 11 de agosto de 2013

(intro) Projeto PUMA...

Depois de um longo e tenebroso inverno (de fato), volto a postar algo aqui no blog. E como hoje (11/08), é dia do estudante, lhes apresento uma básica introdução de meu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), para o curso de Administração de Empresas, da FATEB - Faculdade de Telêmaco Borba. Que se trata de um estudo documental em cima do projeto PUMA, das Indústrias Klabin do Paraná S/A.

INTRODUÇÃO

As indústrias Klabin S/A, desenvolveram um projeto, batizado de “Projeto PUMA”, para implantar uma nova unidade fabricadora de celulose e papel, no município de Ortigueira. Numa região denominada como Campos Gerais do Paraná, na localidade rural conhecida como Campina dos Pupo, pertencente à “microrregião” de Telêmaco Borba - PR. Onde a empresa já possui terras (reflorestadas), para erguer seu empreendimento. Portanto, onde se lê Projeto PUMA, “leia-se”: nova fábrica das Indústrias Klabin no município de Ortigueira (PR)!
Além de a empresa já possuir terras, estas se encontram praticamente todas cobertas por florestas de eucalipto e pinus, principal matéria-prima para os processos fabris a que o empreendimento se propõe, a fabricação de celulose. A região é praticamente toda revestida por um “mar verde”, e o manejo florestal, com vistas a propiciar sustentabilidade em relação ao uso de suas madeiras, conta com certificação internacional junto a órgãos competentes para tal.
Um empecilho para tal empreendimento, é a não existência de infraestrutura no local, não existe estradas pavimentadas, a distribuição de energia elétrica, ou de qualquer outro tipo de energia, é falha (subentendida como totalmente insuficiente para tamanho empreendimento), além de outras questões sociais provocadas e caracterizadas pelo fenômeno da aglomeração de pessoas... Exigindo-se, investimentos nesse sentido, principalmente para a logística de transportes. E principalmente neste caso em estudo, pois no local pré-determinado para tal empreendimento, só se encontra estradas rurais...
O trabalho em questão, baseado em bibliografias, que possibilitaram dar base, ao estudo do projeto, conta também com o acompanhamento das notícias relacionadas ao mesmo, já anunciado como o maior investimento privado da história do Paraná. Considerando as palestras relacionadas ao assunto, e, não desconsiderando alguns conhecimentos empíricos de seu autor. Busca-se trazer à tona e deixar registrado, os principais impactos oriundos da implantação da logística para transportes, que se fará necessária, para atender esse grandioso complexo fabril.
Para tanto, pesquisou-se os tipos modais de transportes, seus ramais e possíveis intermodalidades; principalmente a questão da logística de expedição, em parte da literatura denominada como: logística outbound – foco deste estudo.

Procurar-se-á, evidenciar a inovadora proposta de Partilha de ICMS, entre os municípios que farão parte da cadeia produtiva, que abastecerá a unidade fabril com matéria-prima. O que tornará possível a obtenção de seu produto final, e a consequente expedição do mesmo. Culminando com a formação de receita via “ICMS”, e a possível partilha da mesma, entre esses municípios... Subentendendo-se, que o ponto de origem dos materiais primários, pode (ou deve) ser visto com maior atenção pelo gerenciamento da cadeia produtiva! E com essa consciência, o Projeto PUMA se apresenta de forma inovadora, em relação ao recolhimento do ICMS – conhecido como “Imposto para Circulação de Mercadorias e Serviços” – trazendo uma nova proposta com vistas ao desenvolvimento regionalizado. Com intuito de propiciar um desenvolvimento, que pode ser entendido como mais uniforme, ao longo de toda sua cadeia de abastecimento, composta por 12 (doze) municípios da região, que servirão como fontes de sua matéria-prima.

Ao longo do mês, é possível que venha postar o restante do trabalho,
conforme desenvolvimento do mesmo (?)
Ass: Antonio Marques.


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