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sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Fundamentos logísticos "ao PUMA"...

Desta feita lhes trago uma básica apresentação dos modais para transporte. Que se encontram dentro da fundamentação teórica para o estudo de caso em cima do projeto PUMA, das Indústrias Klabin do Paraná S/A; o qual estou desenvolvendo.

MODAIS PARA TRANSPORTE
O presente trabalho, que resumidamente estou transcrevendo aqui no blog, teve como um de seus objetivos, estudar as funções da logística, principalmente para o setor de transportes, focando a logística de expedição. Em relação ao transporte, dos mais diversos materiais, (DIAS, 1993, p. 12), assim o define:
Esse conjunto de atividades engloba o transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem, controle de estoque, seleção de locais para o armazém, processamento de pedidos e atendimento ao cliente.

( . . . ) A maneira como certo material pode vir a ser transportado, é considerada pelos estudiosos do assunto, como “tipo modal de transporte”. Atualmente, encontra-se nas bibliografias, seis principais modais de transporte, abaixo relacionados:

Transporte Aéreo ... (BALLOU, 1993, p. 128), considera que “O transporte aéreo tem tido uma demanda crescente de usuários no segmento de cargas com serviço regular (...) A vantagem do modo aéreo está em sua velocidade sem paralelo, principalmente para longas distâncias”... Não é o mais indicado, salvo situações específicas, resguardando as considerações de que o mesmo tem conseguido certo crescimento junto às demais modalidades para o transporte de cargas.

Transporte Aquaviário ... (BALLOU, 1993, p. 129), fez as seguintes considerações: “As hidrovias domésticas estão confinadas ao sistema hidroviário interior, exigindo, portanto, que o usuário ou esteja localizado em suas margens ou utilize outro modal de transporte, combinadamente”... É quase que impossível em algumas regiões do Brasil, devido a muitas precipitações de seus rios, resultante de nossa geografia.

Transporte Dutoviário ... (BALLOU, 1993), agora junto à página 130:
O transporte dutoviário oferece um rol muito limitado de serviços e capacidades (...) Entretanto, existem algumas experiências no transporte de sólidos em suspensão num líquido, chamado de “pasta fluída” (slurry), ou sólidos contidos em cilindros, que se movem dentro do líquido. Caso estas inovações demonstrem sua economicidade, o uso de dutos pode ter grande expansão.
... O Brasil conta com o famoso “gasoduto da Bolívia”. Mas para o transporte de materiais sólidos, esta prática ainda requer ser mais bem difundida no país.

Transporte Ferroviário ... Para (DIAS, 1993, p. 326) é “destinado a volumes maiores e que possuem custo unitário baixo”... Se apresenta com potencial para solucionar grande parte dos problemas enfrentados pelo transporte rodoviário nacional.

Transporte Marítimo ... Segundo (DIAS, 1993, p. 326): “Deverá levar produtos de baixíssimo custo unitário, cujo tempo de realização da operação não fosse fator preponderante no encarecimento da mercadoria”. Como exemplo desses produtos pode-se citar as commodities, que podem ser consideradas como mola propulsora das exportações brasileiras... Bastante indicado para transações internacionais.

Transporte Rodoviário ... (BALLOU, 1993, p. 127): “serve rotas de curta distância de produtos acabados ou semi-acabados”. E segundo mesmo autor e obra, em sua página (128):
Caminhões oferecem entrega razoavelmente mais rápida e confiável de cargas parceladas. O operador rodoviário necessita preencher apenas um veículo antes de despachar a carga, enquanto a ferrovia deve lotar um trem. Consequentemente, o modo rodoviário é mais competitivo no mercado de pequenas cargas.

Transportes Intermodais Ou multimodais ... Segundo (BALLOU, 1993, p. 126), o transporte multimodal ocorre: “Quando dois ou mais modos individuais de transporte são envolvidos num único despacho”.
O Brasil necessita de investimentos em infraestrutura, principalmente em transportes, entende-se que a matriz brasileira precisa ser repensada, aperfeiçoada, ou, pelo menos melhorada. E essas considerações vêm ao encontro de Fleury (2000):
O Brasil apresenta muita dependência do modal rodoviário, o segundo mais caro, perdendo apenas para o aéreo. O autor apresenta alguns números: 61% da carga são transportadas pelas rodovias no Brasil, enquanto que na Austrália a porcentagem é 30%, nos EUA 28% e na China cai para 19%. É fácil perceber a oportunidade para redução de custos caso o transporte rodoviário atinja padrões internacionais, o que ensejaria crescimento de modais mais baratos. O autor estima que a migração de diversos produtos do rodoviário para o ferroviário já significaria uma economia de cerca de U$ 1 bilhão por ano. (apud SCANDOLARA, 2010, p. 22)
E (BALLOU, 1993, p. 113), sentencia: “O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maior parte das firmas. O frete costuma absorver dois terços do gasto logístico”.

LOGÍSTICA DE EXPEDIçÃO (Outbound) ... Parte da logística que se refere especificamente ao ato de se despachar mercadorias ao cliente, fazendo uso dos mais diversos canais de distribuição, os quais passam a ser cada vez mais usados, requerendo maior manutenção, ganhando importância e se apresentando, cada vez mais como fatores estratégicos de competitividade. Mas não só isso, quando uma grande corporação se instala em determinada região, geralmente faz surgir ao seu entorno, as chamadas “empresas satélites”, prestadores de serviços direta ou indiretamente ligados à organização-mor...

Enfim, o caso específico do “Projeto PUMA”, a ser instalado no município de Ortigueira/PR, deve proporcionar grande desenvolvimento para esta comunidade e toda sua circunvizinhança, com reflexos ao longo de toda sua cadeia produtiva; e até fora dela.

ass: Antonio Marques.

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