Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Homenagem póstuma ao "nosso" Sócrates

http://blogdojuca.uol.com.br/2011/12/socrates-brasileiro-1954-2011/ 

   Este blog não foi criado para debater futebol, mas em ocasiões especiais, se pode abrir uma exceção; como foi o caso do centenário do Peixe (Santos Futebol Clube), em 14 de abril deste ano (2012): http://amartb.blogspot.com.br/2012/04/santos-100pre-santos.html

   E a data de hoje (04/12), pode ser chamativa nesse sentido. Afinal de contas, hoje está fazendo exatamente um ano da morte "Dr. Sócrates" (1954-2011). O único jogador de futebol da história do corinthians que conseguiu ganhar o respeito e admiração deste santista metido a blogueiro!

   Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, esse era o nome do "Dr. Sócrates", com formação em medicina, ostentava brasileiro até no nome.!

   O jogador de futebol, também conhecido como "Magrão", foi um dos idalizadores da chamada "Democracia Corinthiana"; e também foi capitão da seleção brasileira de 1982 - a qual encantou o mundo com seu futebol, apesar de não ter ganho a Copa.

   Mas o que realmente admiro em Sócrates, é a sua postura quanto às questões econômico-políticas, firme e consciente da representatividade de sua figura. Politizado, o "doutor" tinha opiniões próprias e influenciava muita genta.
   Vejamos algumas de suas colocações:

"Eu queria que meu filho nascesse lá, eu queria ser um cubano. Nós estivemos lá agora, nós fomos passear! Peguei minha mulher e fui lá, passear, curtir lampejos de humanidade. Um povo como aquele, numa ilhota, que há mais de 60 anos briga contra um império, só pode ser muito forte, e ditadura alguma faz um povo tão forte. Ditadura não é tempo de serviço, necessariamente é qualidade de serviço. Em Cuba, o povo participa de tudo, em cada quarteirão. E aqui? Pra quem você reclama? Você vota e não tem pra quem reclamar"
Dr. Sócrates - Sobre Cuba e Fidel Castro, em 2011, à "Folha de S. Paulo"

"O mundo reagiu à mudança do país. É muito melhor ouvir quem está de fora falar o que é o Brasil hoje. E temos uma chance única nos próximos seis ou sete anos de mostrar para o mundo todo quem é o brasileiro. Para o mundo descobrir o Brasil. Não serão “Cabrais”, mas vão descobrir o melhor do Brasil, que é o brasileiro" Dr. Sócrates - Sobre o Governo de seu amigo Lula, em dezembro de 2009

"Sempre lutei pelo voto direto e continuo a acreditar ser esse o melhor meio de avaliação democrática. Com ele respeita-se a alternância de poder, tão necessária, principalmente naqueles tempos de ditadura militar" 
Dr. Sócrates - Sobre democracia e o voto direto, à "Carta Capital", em 2010


http://jorgebichuetti.blogspot.com.br/2011/12/bons-encontros-democracia-corinthiana-o.html
   Profético ou não, o Corinthians foi o campeão brasileiro de 2011 bem no dia de sua morte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!