Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

DicoToMiniMizando


Como poderíamos realizar o di’agnóstico?
A g n ó s t i c o s
O termo “agnosticismo” provém do grego “agnostos” e significa negação ao conhecimento, mas para os agnósticos, a postura desse pensamento não significa simplesmente negar os conhecimentos ou o estado referencial das coisas, mas uma posição dialética de conteúdos definidos, principalmente marcados pela história oficial e seus fatores culturais...
...Para os religiosos, agnóstico é aquele que não tem religião ou crença em algo. Para o agnóstico, o ser humano é aquilo que é sem estar submetido a uma idéia superior de controle ou transcendência, o mundo deve ser observado como algo racional e finito sem linhas ou ambientes imaginários...
... Para o pensamento do agnosticismo estrito, é impossível o conhecimento de entidades sobrenaturais para a compreensão humana. No agnosticismo empírico, há a espera de reais evidências que provem a existência do sobrenatural, desacreditado até a sua racional comprovação. Já na linha no agnosticismo apático, a comprovação do sobrenatural em nada modificaria a vida humana.
http://www.infoescola.com/religiao/agnosticismo/            -              (21/07/2012)

     Teoria da Libertação
Eu me situo entre: primeiro entre os que crêem nas transcendentalidades, segundo, eu me situo entre aqueles que crendo na transcendentalidade, não dicotomizam a transcendentalidade da mundalidade. Quer dizer, em primeiro lugar, dentro de um ponto de vista do próprio senso comum, eu não posso chegar “lá”, a não ser a partir de “cá”. Se “cá”, se aqui, é exatamente o ponto onde eu me acho, para falar de “lá”, então é daqui que eu parto e não de “lá”. Eu respeito o direito de dicotomizar, mas eu não aceito a dicotomia.                                    Paulo Freire

_O que me levou a fazer esta postagem foram certas peculariedades do cotidiano telemacoborbense nos últimos dias. Primeiro com o falecimento do eterno prefeito Carlos Hugo, e segundo pelo contexto da política local. Pois bem, “seo Carlos” foi velado com as devidas orações (e independente de opção religiosa), muitos oraram por sua alma, realizou-se inclusive missa de “corpo presente”; essa dualidade sadia é muito bonita. Segundo, por estarmos vivenciando um momento político, no qual, percebe-se facilmente que, alguns dos partidos que lançaram candidaturas a prefeito, procuraram apoio em siglas religiosas; o que me leva crer que (inconstitucionalmente) não teremos um município LAICO – ou estou enganado?
_E essa rotulação não me cheira nada bem!
_Conforme o site http://www.dicionarioinformal.com.br (em 21/07/2012), podemos entender a palavra dicotomizar, como o fato de dividir em classes ou grupos. E sendo assim, dar-me-ei o direito de repetir as palavras do “mestre” Paulo Freire:
_Eu respeito o direito de dicotomizar, mas eu não aceito a dicotomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!