Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

MÃE - eterna escrava do amor aos filhos





Mãe Negra?

...Diga… minina
Tu sabes mesmo, quando vai chover?
...Xê minina, qui pirgunta
Craro qui sei! O vento sabe dizê 
Mãe negra?

...Diga, minina 
Se a terra te fala
E as estrelas do além
Há no céu uma fada?
- Ah, queria vê-la também!

...Num fica triste minina
Tu vai vê um dia, eu sei
No ar voá uma pomba
Que só tu vê e mais ninguém! 
Mãe negra?

...Diga, minina
- Queres que eu te ensine
a falar com os pássaros ?

... qué, sim, minina ruivinha
Tu é mêmo uma frô bonitinha
qui eu gosto vê no meu lado!


Vóny Ferreira

Nota:
Ainda hoje guardo na memória as várias conversas que mantinha com a mãe Domingas,
uma Angolana idosa que gostava de reunir à sua volta crianças para contar histórias místicas de África.
Amo-te, minha Pátria adiada, minha mãe para sempre!






       Quem me conhece, pode até estranhar, mas sou neto de duas avós completamente negras (iguaiszinhas à da foto acima). Devo ter “puxado” meus avôs, os quais eram loiros de olhos claros (tanto o materno quanto o paterno).


       Por isso, atrelado à lembrança que tenho de minhas avós, gostaria de homenagear todas as mulheres da Raça Negra, que se encontram Brasil adentro, e principalmente nesta região que me acolhe – Campos Gerais do Paraná.

       Afinal, amanhã será comemorado o Dia das Mães, mas o dia treze de maio também marca a data da Libertação dos Escravos.!
Ainda bem que não temos mais mães escravas, a não ser escrava do seu amor incondicional aos filhos!!

Por isso a dedicatória especial às Mães Negras!!

Logicamente, estendo-o à todas as Mães, independente de credo, raça ou cor...


Felicidades a todas essas criaturas divinas que tem o dom de gerar a vida.!!

Poema e imagem retirados junto à página:

Blog da autora:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!