Páginas

domingo, 14 de abril de 2024

Critérios para se publicar um livro (2024)

 "Check List" para se publicar um livro


        Como publicar um livro? Segue abaixo alguns itens importantes, baseados na minha experiência de três livros publicados.

        Vamos ao "meu check list" para publicação de uma obra literária no formato livro:

  • Escrever um livro - Obviamente (sic) 😁. O primeiro passo é escrever a história. Que, em via de regra, deve conter um roteiro, uma cronologia dos fatos e um tempo verbal, além, obviamente também, de coesão, com início, meio e fim. Enfim, a narrativa deve estar alinhada com o propósito do texto.
    Particularmente, na minha experiência de ter escrito três livros, eu escrevo sem preocupar-me com tempo verbal, e sem preocupar muito com a cronologia dos fatos.
    Depois de escrito é que faço a correção da escrita, do tempo verbal e da cronologia
    ;
 
  • Revisar a história - Após a escrita, é interessante revisar o roteiro, a cronologia, legitimar os fatos (Quando for o caso, checar as fontes). E, novamente (Nunca é demais), revisar a coesão textual, a narrativa se está alinhada com o pretendido.
    Na minha experiência com meus três livros, tive bastante trabalho nessa fase também, e recorri a corretores ortográficos, culturais, pedagógicos, e cuidei de verificar minuciosamente se não havia nenhum "erro histórico".
    Enfim, num dado momento tem de se por um ponto final na mesma, senão, cria-se um círculo vicioso de se corrigir ortografias e voltar a mexer na narrativa do texto 😬
    ;
 
  • ilustrar - A ilustração é um capítulo a parte, em via de regra (Escritor não ilustra). São talentos diferentes! Se a obra será ilustrada, atentar-se para a Lei que rege Legalmente a questão.
    No meu caso contei com o auxílio de um grande e querido talento nato da arte da ilustração 🙏;
 
  • Revisar a obra - Após a ilustração, é interessante revisar o material como um todo. Mesmo que não se ilustre a obra internamente, a capa e contracapa, em via regra, contém ilustrações. E, nesse caso específico, pode-se contar com um proficcional chamado capista (É sempre bom contar com profissionais).
    No meu caso fui eu mesmo que atuei como capista!
    Quando digo revisar a obra, digo revisa-la como um todo, já com capa, folha de rosto, dedicatória e agradecimentos (Se tiverem), sumário, prólogos e epílogos, e, apêndices se for o caso 🙋;
 
  • Solicitar o ISBN - O ISBN (Internacional Standard Book Number) é como se fosse o "CPF" do livro. Pode ser solicitado junto à Câmara Brasileira do Livro (O meu solicitei à mesma). E, é preciso pagar uma taxinha para o registro;
 
  • Ficha Catalográfica - Após a emissão do ISBN, pode-se solicitar o registro do livro, a chamada "Ficha catalográfica" do mesmo. Também tem de se pagar uma taxa pela mesma. E, faz-se necessário que um Bibliotecário a monte, e, em seguida pode-se submeter a obra para registro. A Câmara Brasileira do Livro também monta a ficha catalográfica de livros.
 
  • Formatar para livro - Agora sim, com tudo pronto, livro escrito, história revisada, ilustrada (ou não), com a obra revisada, com ISBN e Ficha catalográfica, é hora de formatar para livro.
    Eu escolhi o formato (
    A5), tamanho "padrão" normal de livro, artegrafei as capas, e formatei minhas obras por mim mesmo, fiz tudo sozinho. Dá um certo trabalhinho, e quem não tiver noção nenhuma de como fazer, talvez se deva apelar para um profissional, melhor do que se matar de ver vídeo no youtube, como o fiz 😜;
 
  • Registrar a obra -  Agora realmente SIM, com tudo finalmente PRONTO, escrito, ilustrado, formatado, e catalografado, é hora de registrar oficialmente a obra. O que também pode ser feito através da Câmara Brasileira do Livro.
    Eu fiz tudo, das minhas três obras até aqui, pela Câmara Brasileira do Livro 😄;
 
  • Precificar - Depois dos registros feitos e pagos, é hora de enviar sua obra para cotação de gráficas e/ou Editora, pois entendemos que somente depois de cotado, o Autor poderá estipular o valor que pretende arrecadar com as vendas. Não se pode esquecer dos custos pós venda, entregas, devoluções por avarias, reembolsos, enfim, tem de se projetar algum custo com essas questões. Importante também estipular junto ao preço de capa, a "taxa de compensação" das livrarias - O valor de capa da obra, tem de cobrir todos os custos, e prever o retorno ao Autor;
 
  • Enviar para a gráfica Com todos os custos e taxa de retorno estipulados, é hora de enviar para a gráfica ou Editora escolhida;
    Algumas Editoras ofecerem todo o trabalho de edição, formatação, registros, capa, impressão e distribuição. Ficando o Autor com uma parcela "limpa" das vendas. Em via de regra, percebe-se certo "modus operandis" padrão por parte das Editoras, oferecendo todo o serviço ao Autor e lhe aferindo um percentual (Os quais achei muito baixo para início de conversas), ou, algumas oferecem uma quantidade impressa com desconto em relação ao preço de capa, o que também não me convenceu.
    Assim, optei por relizar meu trabalho praticamente todo de forma autônoma!
 
  • Distribuir - A distribuição depende da decisão por Editora ou não. Com uma Editora, o Autor consegue alcance muito maior, sem uma, o alcance fica bastante limitado a região de influência do mesmo;
            Outra forma bastante usual atualmente para vendas é a autopublicação, com impressões sob encomenda, onde a plataforma de autopublicação, recebe o material pronto, arquivo digital, o qual ela publica e divulga para vendas, e os interessados adquirem por encomenda, ou seja, após o pedido, a plataforma de autopublicação envia para impressão, em gráfica própria ou parceira, e depois envia ao leitor que a pediu.

    Até o momento eu publiquei meus dois primeiros livros na plataforma "Clube de Autores".
    Este ano ainda (2024), pretendo elobarar o material gráfico do terceiro, e autopublicar no Clube...

e por fim,
  • Colher os frutos - Só o fato de poder publicar um livro, já é por demais gratificante! E se em trabalho autônomo, conseguir cobrir os custos e ainda colher um lucrinho, é bom demais também!

        Colher frutos depende bastante do que cada um entende como "frutos". Depende dos objetivos estipulados.
        Mas, é sempre um prazer poder contribuir com a arte, com a cultura, e nesse caso específico, indiretamente com elas (arte e cultura) e diretamente com a Literatura.

        _Particularmente, gosto bastante de escrever. E já estou trabalhando em outro projeto...
        _Mas, por hora, o que temos de real e concreto é o projeto Zumbi (😉):





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!