Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Dia da árvore 2020

        Eu nasci numa cidade que ostenta a alcunha de "Capital do Papel". O que se deu muito e principalmente em função da devastação dos pinheirais que dominavam minha região ao fim do século XIX.

        Para fins de ilustração, trazemos a imagem abaixo:
Fonte: https://www.facebook.com/professormarcuseduardo/photos/a.1669752713331378/2373018823004760/

        A legenda junto à postagem referenciada acima diz "Em 1892, madeireiros exibem orgulhosos a derrubada dessa sequóia de 1310 anos, com 361 pés de altura; mais ou menos 128 metros. Suas dimensões eram tão impressionantes que os "Reis da Madeira", da época, mandaram fazer uma serra de 9 metros de comprimento, e levaram 8 dias para serrá-la. Essa árvore estava saudável e poderia viver muitos anos ainda. Triste não?".

        A floresta tropical e a mata atlântica que existiam em suas referidas faixas geográficas, foram praticamente extintas ao longo de um século e meio.

        E desde meados do século passado (XX), e nesta primeira metade do séc. XXI, a insaciável ganância de alguns de nossa espécie (considerada inteligente), estás a invadir a floresta mais importante do mundo - a Amazônica - acompanhemos reportagem sobre:

        Hoje (21/09) Dia da Árvore, com toda devastação ambiental que a gente presencia no dia a dia, e principalmente àquela radioteleviosionada e amplamente divulgada pelas redes sociais: o desmatamento da Amazônia. Só nos resta desconsiderarmos os lobbys marqueteiros que buscam valoração de marcas e patentes, e, "conscientemente" buscarmos entender que existe de fato uma necessidade de procurarmos formas de vivermos em consonância com a preservação ambiental.

        E, se considerarmos a praticamente total destruição da Mata Atlântica, pode-se considerar que falhamos, que nossa geração falhou. Então, faz-se de suma importância conscientizar as novas gerações para que não cometam os mesmo erros que a nossa cometeu e está a cometer.

        E cabe a cada um de nós que temos um pouquinho dessa noção, desenvolvermos formas de promovermos essa conscientização:
Elaborado pelo autor - Fonte:
https://www.facebook.com/photo?fbid=3521892297853623&set=a.242385742470978

        Onde usou-se a seguinte legenda:
        Pratiquemos educação ambiental, a sociedade ainda carece dela, e muito; eduquemos as novas gerações... 
(🌳)!



3 comentários:

  1. Parabéns,belo texto, mostrando a importância da conservação ambiental.Deveriamos todos plantar uma árvore.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marli, grato pelas suas palavras.
    At.te
    Antonio.

    ResponderExcluir
  3. Educação ambiental é a chave para uma sociedade mais consciente. Difícil os devoradores do meio ambiente entender isso.

    ResponderExcluir

Agradeço as eventuais colaborações!