Páginas

domingo, 25 de março de 2018

25 DE MARÇO

25 de Março

Um Dia Santo para os Cristãos

     Minha avó materna falava que dia 25 de março era Dia Santo!
     Ela dizia que no dia 25 de março havia uma hora que era "avarenta". Que algo de ruim podia nos acontecer se estivéssemos fazendo algo que julgássemos importante - se tivéssemos trabalhando.
     Esse costume era compartilhado por várias pessoas da região. Meus avós residiam no interior do Paraná, na região dos Campos Gerais. Meu avô paterno também "guardava" como Dia Santo o dia 25 de março.
     A maioria absoluta das pessoas da minha região, nos meus tempos de infância (a uns trinta anos atrás) era cristã - católica.
     E assim, o pessoal dessa região, nessa época, na data de 25 de março, não realizavam atividades laborais. Como predominantemente todos moravam no sítio, não tiravam leite, "malemar" tratavam das criações (porcos, galinhas, etc.), alguns jejuavam, outros sequer lavavam o rosto pela manhã e, dificilmente saiam de casa nesse dia.

     Me criei no meio daquilo tudo; sem entender direito.
     Nunca soube realmente e de fato o porquê daquele costume.
     Mais tarde, já adulto, resolvi pesquisar e tentar descobri qual fato histórico despertara aquele comportamento naquelas pessoas, nos meus avós e suas vizinhanças.
     Certo dia, um senhor religioso da minha comunidade, me disse que foi no dia 25 de março que Maria recebeu o "Espírito Santo" que a concebeu Jesus Cristo. Nesse momento, percebi que havia um certo fundamento no que o senhor me falara. Afinal, se pegarmos do dia 25 de março até o dia 25 de dezembro (data comumente tida como o dia do nascimento de Cristo), teremos exatamente nove meses.
     Então entendi a devoção dos meus familiares e seus conviveres pelo dia 25 de março. Para eles se tratava de um dia santo e que era "proibido" trabalhar nesse dia.
     Em conversas com outras pessoas, ligadas à filosofia cristã, vários relatos convergiram para a mesma teoria.

     Maria teria recebido o Espírito que a ela conceberia o "Filho de Deus" no dia 25 de março. Como não se sabe a hora, tida como sagrada, é melhor precaver e guardar todas as horas.
     Pois segundo relatos de seguidores de Cristo, o "inimigo" vai "tentar" os cristãos durante o dia, principalmente na hora em que Maria fora concebida. Podendo haver incidentes das mais variadas formas nesse dia - a hora incerta.

Fonte da imagem:
http://opusdei.org/pt-br/article/por-que-comemora-se-o-nascimento-de-jesus-no-dia-25-de-dezembro/
O link utilizado como fonte da imagem, traz mais informações
pertinentes ao assunto, recomendo a leitura,
pode-se acessá-lo aqui

25 de março teria sido o dia em que Maria teria engravidado do Espírito Santo que a ela concebeu a graça de poder ser a mãe do Filho de Deus.




2 comentários:

  1. Da uma olhada no calendário do nascimento de Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irei pesquisar...
      Obrigado!
      Corrigindo: Quem teria concebido Maria teria sido o Espírito Santo, e não o anjo, como relatado anteriormente - Atualizado em 25/03/2024.
      At.te

      Excluir

Agradeço as eventuais colaborações!