Porque Monte Alegre do Paraná
A par dos argumentos apresentados pelo prefeito Péricles Pacheco da Silva, na sua mensagem enviada à Câmara de Vereadores, solicitando plebiscito para a escolha do nome do nosso município, surge um fator que deve, obrigatoriamente ser considerado pelo povo desta localidade. Trata-se do nome como "chamariz" para turistas. É inegável que nosso município apresenta locais turísticos importantes e que mereciam mesmo maior divulgação por parte do departamento especializado do Governo do Estado; o Bonde Aéreo, a maior fábrica de papel da América Latina, a Usina Mauá, nossos clubes e o próprio curso do rio Tibagi, tem atraído - apesar da pouca propaganda - grande número de visitantes. Em outros municípios e outros Estados, poucos conhecem Telêmaco Borba Município paranaense, mas bem poucos não ouviram falar em Monte Alegre, cidade onde está localizada a maior fábrica de papel, onde existe um Bonde Aéreo, etc. Assim, a mudança do nome do município para Monte Alegre do Paraná, além de outras vantagens, faria com que aproveitássemos a propaganda gratuita que temos no Brasil, sobre nosso município. Possuímos bons hotéis e a estrada, apesar de ser municipal, é relativamente boa e por isso precisamos da propaganda externa, da propaganda que já está indiretamente em todo o território nacional, com o nome de Monte Alegre. O povo do município sente isto, tanto assim que na prévia realizada pelo O TIBAGI, mais de 70% dos munícipes mostraram-se favoráveis à troca. É praticamente impossível que venham aparecer empecilhos à realização do plebiscito, que deverá ser autorizado pela Assembleia Legislativa do Estado sem mais delongas. Talvez na festa de aniversário do município, já esteja concretizado o sonho da maioria dos telemacoborbenses.
O TIBAGI, defendendo o nome de Monte Alegre do Paraná: Edição de 15.02.1968
Fonte: Fotos de Eduardo Lagos na rede social facebook |
A notícia é velha, a vontade é antiga, mas ambas renovam-se nos anseios dos mais velhos, chamados "montealegrenses".
E segundo o advogado Eduardo Lagos junto à mesma postagem da rede social: "A imposição do nome de Telêmaco Borba foi de Guataçara Borba Carneiro e Tulio Vargas, principalmente. Ambos eram parentes de Telêmaco Borba".
Já Ulisses Iarochinski corrobora: Eu sou montealegrense... quando não... sou tibagiano... telemacoborbense jamais... odeio a imposição dos parentes deste personagem terrível...cujo próprio primo dele Oney Borba chamou num livro de "Telêmaco mandava matar"...que tal um vereador propor um plebiscito: Monte Alegre do Parana: sim ou não... e nos fosse dado como presente (...) o nome de Monte Alegre que existe desde 1729..
Eu sou telemacoborbense, pois nasci após a emancipação da então "Cidade Nova". Mas, também acho uma boa ideia trocarmos o nome de minha terra natal de Telêmaco Borba para Monte Alegre do Paraná.
Se não for por bem que peguemos as armas e proclamemos a independência da República Federativa e "democrática" de Monte Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço as eventuais colaborações!