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quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Como avaliar a gestão pública...

Aqui em minha city (TB) há sempre um número razoável de críticos
em relação à gestão pública, principalmente a municipal.
Imagino que isso se repita na maioria dos municípios brasileiros (?)
Pensando assim, tive a (boa) ideia de trazer à tona, por esta via,
"O INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA"
resumidamente a seguir...

     O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização -GESPÚBLICA- estabelece critérios para que se possa avaliar a gestão pública; como se segue:

  1. Critério 1 - Examina-se a questão da governança pública e governabilidade, podendo-lhes atribuir até 40 pontos. Avalia-se a capacidade de liderança e de promover mudanças podendo-se atribuir-lhes até 40 pontos. E, também, aufere-lhes o desempenho da organização ao compará-la com outra organização e/ou gestão com supostos 30 pontos. Este critério permite chegar ao máximo de 110 pontos;
  2. Critério 2 - Este item é dedicado à Estratégia, dividindo suas possibilidades de pontuação em 30 pontos para a formulação das estratégias e 30 pontos para sua implementação. O que permite chegar a 60 pontos;
  3. Critério 3 - Diz respeito aos cidadãos, e a imagem que os mesmo fazem da gestão vale 30 pontos, e a satisfação com a gestão pode lhe render 30 pontos também, chegando igualmente aos 60 pontos;
  4. Critério 4 - Se baseia na sociedade, com 20 pontos para cada avaliativa, baseando-se em atuação socioambiental, ética e controle social e políticas públicas. Totalizando 60 pontos também;
  5. Critério 5 - Com a mesma forma do critério anterior, avaliando-se informações da organização, o "benchmarking" organizacional e a gestão do conhecimento. Mais "60" pontos;
  6. Critério 6 - Avalia o sistema de trabalho e a capacitação e o desenvolvimento, permitindo-se somar 30 + 30 pontos respectivos e atingir o máximo de 60;
  7. Critério 7 - Este importante critério permite se avaliar os processos e os desempenhos perante as expectativas dos usuários e vale 50 pontos. A logística de suprimento vale 30 pontos. Os processos orçamentários e financeiros valem 30 pontos. Assim, poder-se-ia atingir o máximo de 110 pontos;
  8. Critério 8 -  O último e (talvez) mais importante critério permite acumular 450 pontos com a seguinte dinâmica avaliativa: resultados relativos aos cidadãos/usuários vale 100 pontos, relativos à sociedade vale 100 pontos, resultados orçamentários vale mais 60 pontinhos, relativos às pessoas da organização "mais" 60 pontos, resultados dos suprimentos igual a 30 pontos e, por fim, resultados dos processos finalísticos e de apoio com 100 pontos possíveis.


  • Em relação à cartilha exclui-se aqui a questão da qualidade de vida do pessoal que previa 30 pontos mas não somava-se no item em que estava inclusa.

Fonte: http://www.gespublica.gov.br/biblioteca/pasta.2011-01-11.8044815293/instrumento_para_avaliacao_da_gestao_publica_-_ciclo_2008-2009.pdf

     Agora sim, seguindo critérios organizados pela própria gestão pública você pode avaliar mais organizadamente a mesma. Que tal?

E dessa forma, considerando-se o item 6.3 da apostila pode-se chegar a possíveis 1.000 (mil) pontos. Então, "pregunto":
     _A gestão pública do seu município, meu caro leitor, chega perto dos mil pontos?????


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