Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnaval de Tibagi 2013

O melhor carnaval do interior do Paraná

     No século XVII os portugueses se armavam de baldes e latas cheias de água para se molhar. Era a época do entrudo, uma festa que chegou ao Brasil com a Corte e acontecia antes do início da Quaresma. Duravam três dias de domingo até a terça-feira e, com o passar dos anos ... transformou-se no Carnaval brasileiro.



     Em Tibagi no ano de 1910 houve aquele que foi considerado o primeiro desfile de Carnavalesco. O CORSO, organizado pelo Sr. Manoel Evêncio da Costa Moreira (“Cadete”). Com moças representando cada estado brasileiro com trajes de luxo, desfilavam em carros puxado por cavalos.

   Alguns anos depois, o auge do garimpo entre 1920 e 1935 deu mais alegria ao Carnaval com a chegada dos baianos, animados pela cobiça do diamante do caudaloso Rio Tibagi. Em época de Carnaval, os garimpeiros trocavam as peneiras e as bateias pelos confetes e serpentinas e idealizaram os primeiros blocos carnavalescos.

     Em 1931, novidade na Terra dos Diamantes: foi a escolha da primeira Rainha do Carnaval, Albertina Mercer, conhecida como 'Dona Santinha'!


     Para valorizar o acervo do Museu e divulgar os acontecimentos que fizeram história em Tibagi, toda semana o diretor Neri Assunção, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, desenvolve textos que relatam fatos marcantes na coluna Aconteceu!, no site (www.tibagi.pr.gov.br).


Acessado em 07/02/2013




     Este ano, para homenagear o Carnaval de Tibagi, e a passagem do grupo SPC (Só Pra Contrariar) pela cidade, resolvi compor um sambinha. Inspirado na letra e na melodia da música "Só pra contrariar", do grupo Fundo de Quintal:

                   Só pra contrariar... Tibagi
 

Só pra Contrariar... Eu não fui pra capital,

bis
Só pra Contrariar... Eu não fui pro litoral,
Só pra Contrariar... Eu fiquei é por aqui,
Só pra Contrariar... Pulei o Carnaval em Tibagi.

Tibagi tem “grande rio”, e não é só de janeiro;
Tibagi também tem garoa, e é pelo ano inteiro;
Tibagi tem diamante, no olhar das pessoa;
Tibagi tem alegria, e muita gente boa. 

Só pra Contrariar... Eu não fui pra capital,

bis
Só pra Contrariar... Eu não fui pro litoral,
Só pra Contrariar... Eu fiquei é por aqui,
Só pra Contrariar... Pulei o Carnaval em Tibagi.


Tibagi tem “grande rio”, e não é só de janeiro;
Tibagi também tem garoa, e é pelo ano inteiro;
Tibagi tem diamante, no olhar das pessoa;
Tibagi tem alegria, e muita gente boa. 

Só pra Contrariar... Eu não fui pra capital,
bis
Só pra Contrariar... Eu não fui pro litoral,
Só pra Contrariar... Eu fiquei é por aqui,
Só pra Contrariar... Pulei o Carnaval em Tibagi.


Antonio Marques







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!