PROJETO ZUMBI: Parte I - agora vai...
Eu sempre tive vontade de escrever um livro, desde bastante jovem. Mas, não me achava preparado para tal façanha. Então, botei na cabeça que o faria depois de certa idade, já "sênior", e tendo vivido bastante, e experienciado muita coisa - o que (acreditava) me daria certa bagagem para a "façanha".
Ao longo do tempo, da época da juventude até meus dias atuais, vez ou outra, sempre rabiscava alguma coisa. Para não perder o hábito e nem o "jeito".
Até que em 2015, num trabalho para conclusão de curso pela UTFPR, através do qual investigou-se: "Qual era o maior problema da sociedade telemacoborbense?", na percepção de parcela da sua comunidade, entrevistada, registrou-se como a maior "queixa" a violência.
E essa violência, percebia-se através dos noticiários em geral, e também em conversas com cidadãos, estava, em sua maior parte, diretamente relacionada à drogadição.
Então, ainda como parte do mesmo trabalho de conclusão de curso acima citado, entrevistou-se também parcela de jovens da comunidade local, em questionário objetivo, o famoso "marque X", com não identificação do entrevistado, até porque se tratava de menores. Indagou-se qual era o envolvimento/aproximação desses jovens com as drogas (ilícitas, claro). E o resultado, depois de tabulado, amostrou parcela considerável desses jovens tendo algum envolvimento com as drogas.
Assim, chegou-se a conclusão de que "as coisas" tinham certa relação entre si!
Ao finalizar-se o trabalho, identificada a 'maior' problemática social, sugeriu-se a leitura paradidática como ferramenta de conscientização e combate ao envolvimento dos jovens locais com a drogadição.
Indo mais além, como este autor, já estava trabalhando com jovens à época, e já tinha iniciado, um esboço de uma obra para fins de leitura juvenil, resolveu-se levar mais a sério o 'esboço inicial' e partir para a confecção de uma obra (digamos) um pouco mais "profissional". E que para mim, eu sabia, seria um grande 'aprendizado'...
E quem quer escrever seu próprio livro, tem que fazê-lo um dia...
Assim, nasceu o Projeto ZUMBI!
Que agora está em vias de ser realmente efetivado...
Por isso a expressão "agora vai" junto ao subtítulo desta postagem.
E para tanto, estas a se contatar possíveis patrocinadores que possam nos auxiliar na realização do Projeto. E para essa finalidade, já se definiu o perfil dos futuros possíveis parceiros, sobre isso, a gente fala em futura postagem específica para essa finalidade...
O livro em si, narra a trajetória de um jovem que está chegando a maioridade, se envolve com o "mundo das drogas", e, estando no 'lugar e hora errados' acaba sendo envolvido numa fatalidade e tendo sua vida ceifada. A partir de então, ele assume uma forma espiritual, vagando pela comunidade, presenciando e denunciando algumas de suas mazelas. Ao mesmo tempo em que traça um diálogo com o leitor, o aconselhando a não seguir esse "caminho" (da drogadição). E, presenciando o seguimento 'normal' da vida de sua família, vendo (por exemplo) o irmão casar e ter filhos, e ciente de que ele não vai ter essa oportunidade, entra em profunda depressão, sem deixar de praticar seu altruísmo, sempre preocupado com a vida de outros jovens, segue "dando o seu recado"...
Claro que, aqueles que quiserem nos "ajudar", podem nos contatar que estaremos receptivos e muito grato a todo e qualquer incentivo - financeiro PRINCIPALMENTE. Pois o recurso para viabilizar a impressão da obra é, no presente momento, a maior DIFICULDADE!
Àqueles que quiserem nos contatar via redes sociais, segue link de nossos perfis nas mesmas:
- Facebook - https://www.facebook.com/antoniomarques.decastro;
- Twitter - https://twitter.com/70amartb;
- LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/antonio-marques-3463b069/.
Para aqueles que queiram estudar um pouquinho mais a história do livro, deixamos o seguinte link para acesso: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro.htm. Fonte:
FRANCO, Giullya. "29 de outubro - Dia Nacional do Livro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro.htm. Acesso em 29 de outubro de 2020.
PS: __Feliz Dia do Livro a todos (as)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço as eventuais colaborações!