Páginas

sábado, 28 de junho de 2025

A viagem pelas crônicas dos Campos Gerais



Viajando pela Crônicas dos Campos Gerais (27/06) 2025


O projeto "Viajando pelas crônicas dos Campos", de autoria e inspirado nas crônicas do escritor telemacoberbense para o projeto "Crônicas dos Campos" da ACLG (Academia de Letras dos Campos Gerais), previa a criação de crônicas por parte de alunos (as) do Colégio Estadual Presidente Vargas, para a produção de um livro físico em homenagem aos 50 anos do Colégio - Completos em 2025.
        Essa foi a forma de seleção dos jovens cronistas, e também de incentivo a eles (as) para uma viagem "pelas crônicas" do escritor (à ALCG), na rota dos Tropeiros, no recorte geográfico dos Campos Gerais (Entre TB e PG) - Conforme itinerário de viagem.

        Projeto contemplado junto ao Edital 05 da PNAB TB 2024 exe 2025 para "Outras Ações Literárias". A proposta previa a produção de um livro físico com as crônicas dos jovens, e uma viagem visitando o centro histórico de Tibagi, o Museu do Tropeiro em Castro, degustação da torta holandesa em Carambeí, almoço no Shoping Palladium em PG, e, aquisição de camisetas arte grafadas pelo artista autista Bruno Gustavo do Projeto Capivara Atípica de PG.

Camiseta arte grafada ao grupo de cronistas viajantes:
Acervo do Autor

momento do embarque para viagem:
Acervo do Autor

    
        Visita à Tibagi realizada pela manhãzinha.

Grupo posa junto ao monumento à Rota dos Tropeiros, na orla da Secretaria de Turismo de Tibagi:
Acervo do Autor

    
    Visita ao Museu do Tropeiro em Castro, cidade tricentenária fundada em função da parada de Tropeiros à beira do Rio Iapó.

Museu do Tropeio - Castro (PR) / 2025:
Acervo do Autor


        O grupo de jovens cronistas viajantes também foi agraciado com a degustação da famosa torta holenadesa, do Moinho de Tripo de Carambeí.

Local da degustação da torta holandesa (Restaurante Niemeyer):
Acervo do Autor

        O almoço foi no shoping Palladium em PG!

Olha a cara de felicidade da Minie com o almoço (hehehe): 
Acervo do Autor

        A tarde o grupo foi recepcionado na Estação Saudade, assitiu apresentação por parte da equipe de arte e cultura da Estação, conhecendo um poquinho da história da mesma, e visitou com guia de arte, uma exposição que estava acontecendo no local.

        Em seguida, ainda na Estação, o grupo foi agraciado com uma apresentação da escritora e contadora de história Dione Navarro, que relatou a origem do projeto capivara atípica.
        Em seguida, a responsável pelo projeto da capivara, Eliane falou da importância da conscientização social e empatia com o "outro", com o diferente. E entregou a camiseta e uma lembrancinha a cada um dos viajantes/visitantes.

Dione, Eliane e Antonio:
Acervo do Autor

        Por fim, a galera se divertiu e interagiu com a capivara 💚💚💚💚💚!

Homenagem à Capivara:
Vídeo enviado pela influencer pontagrossense
GislaineInfluencer





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!