Páginas

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Semana dos Museus 2023 encerra com dança indígena

Museus, Sustentabilidade e Bem-estar


        Esse foi o tema para a Semana Nacional dos Museus de 2023, realizada de 15 a 21 maio.

Conforme destacado na Resolução do ICOM “Sobre a sustentabilidade e a implementação da Agenda 2030, Transformando nosso mundo” (Kyoto, 2019), todos os museus têm um papel a desempenhar na formação e criação de futuros sustentáveis, e podem fazer isso por meio de programas educacionais, exposições , divulgação e pesquisa da comunidade.

Todos os anos, desde 2020, o Dia Internacional dos Museus apoia um conjunto de Objetivos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em 2023, concentrou-se em:

  • Meta 3 Saúde e bem-estar globais : Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, em particular no que diz respeito à saúde mental e ao isolamento social.
  • Meta 13 Ação Climática : Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos, adotando práticas de baixo carbono no Norte Global e estratégias de mitigação no Sul Global.
  • Meta 15 Vida na Terra : Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, ampliando as vozes dos líderes indígenas e conscientizando sobre a perda da biodiversidade.

No dia 18 de maio, encoraja-se todos os membros da sociedade civil a se unirem e realizarem todo o potencial transformador que os museus têm para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar!

O IBRAM


Traz o histórico das semanas realizadas até aqui.


        A convite da Adriana (Coordenadora do Museu de TB), eu e minha esposa participamos da abertura da semana, e juntamente com nosso afilhado, pudemos prestigiar o encerramento da mesma; agraciados com a apresentação da tribo Queimadas de Ortigueira 😍!
        Um espetáculo que jamais tinha tido a oportunidade de presenciar 😉!
        Uma emoção os exemplos de vida em harmonia com a natureza, que os povos originários têm a nos transmitir 💛💚💙💓.


    Matéria no site da Prefeitura sobre o evento específico com tribo representante dos povos originários:

Diálogo sobre a Vida na Terra com representantes indígenas encerra a 21ª Semana Nacional de Museus, em TB

Fonte: site PMTB referenciado abaixo

A 21ª Semana Nacional de Museus encerrou no sábado (20), ' em TB', com um diálogo mediado com o professor mestre Florêncio Rekaug Fernandes, professor Kaingang da Terra Indígena de Mangueirinha e o assistente social do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Deivid Ricardo Carolli, com uma abordagem sobre a Vida na Terra.

(...)
Florencio, 46 anos, é indígena da etnia Kaingang, nascido na Terra Indígena Rio das Cobras, município de Nova Laranjeiras (PR).  Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Católica Diocesana do Sudoeste do Paraná (Unics) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando em Antropologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fernandes é tradutor e intérprete do Tribunal de Justiça do PR, membro titular da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena- CNEEI/MEC, escritor e pesquisador da Língua e cultura Kaingang e coordenador pedagógico na Educação Básica pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Relatou sobre suas tradições, cultura de seu povo, as dificuldades enfrentadas e a busca pelo respeito e reconhecimento. O público foi contemplado com uma apresentação cultural do grupo Queimadas de Ortigueira - Vídeo abaixo.

O prefeito Dr. Marcio Matos esteve presente e relatou sobre a importância histórica dos povos indígenas. “Nosso respeito aos indígenas por tudo que eles representam na nossa história. Esse diálogo é sempre necessário mantermos e valorizarmos a diversidade de cada povo”, ressaltou. O chefe do Executivo Municipal foi agraciado com um maracá, um dos instrumentos indígenas mais conhecidos, popularmente chamado de chocalho.

A Administração Municipal tem dado ênfase a questões importantes à população, explica o secretário municipal de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Flores, “Sem dúvida, o Dr. Marcio e a Rita, têm essa atenção em difundir a Cultura e o Esporte para a nossa comunidade. Esse evento aqui é um exemplo, porque valoriza as origens, a cultura indígena”, frisou.

Em entrevista ao site Oberekando, Deivid do IDR-PR, explicou que é sempre uma satisfação contribuir com a política indigenista para que eles tenham voz na construção das políticas públicas de um município a qual pertencem. “E os kaingangs representam a cultura dos povos originários do Vale do Tibagi. É muito fundamental que eles próprios possam falar sobre suas realidades e auxiliaram na construção destas políticas públicas”, afirmou.

(...)

A organização da 21ª Semana de Museus de Telêmaco Borba coube a  Prefeitura, com apoio das secretarias municipais de Cultura, Obras, Gabinete, a Seção de Comunicação Social e da Assessoria de Turismo e a imprensa local.

        Vídeo com dança apresentada pela tribo indígena de Queimadas:

Fonte: Gravação autoral do responsável por este blog

Site Oberekando traz entrevista com autoridades, com o mestre Florêncio e com o mediador Deivid do IDR:
https://oberekando.com.br/indigenistas-abrilhantam-a-semana-dos-museus



Conselho Internacional dos Museus definiu tema para 2023:



Instituto Brasileiro de Museus:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!