Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Participações na 19a Semana dos Museus

Apresentações de Herim Leandra e minha, na décima nona semana nacional dos museus, realizada pela Divisão de Cultura de Telêmaco Borba (PR)

Fonte do print da imagem: https://divisaoculturaltb.wixsite.com/sndm-online

        Em janeiro de 2016, incomodado com os altos índices de violência na minha city: Telêmaco Borba (TB), criei um soneto, batizado de Soneto ao velho Texas Borba, publicado aqui no blog na data de 19/01/2016.

        Segue a transcrição do mesmo:

Chega de guerra,
eu quero é paz na minha terra;
Viver em paz eu anseio,
Chega de tiroteio.

Paz no centro e na periferia,
paz de noite e paz de dia;
Que o amor possa fluir,
e que toda mágoa possa ruir.

Que minha utopia vire realidade,
que o bem vença a maldade,
que o pior joio se transforme em trigo.

Que se tenha paz na cidade,
que vivamos a real "comunidade",
longe de qualquer perigo.

         O mesmo foi interpretado pela querida jovem Herim Leandra, a convite da Divisão de Cultura do Município, para 19a Semana Nacional dos Museus:



        Para participação, visando prestigiar o evento, criei um poema específico à temática, com vistas a homenagear os museus em geral - com imagens coletadas no museu de Telêmaco Borba / PR:

Poema para a semana do museu TB 2021

 



MUSEU

 

Ele marcou muito tempo,

Mas o tempo também o marcou,

Cansado, encostou-se num canto,

E marcado pelo tempo lá ficou,

Velho relógio a muito tempo parou.

 



Ela muito rabiscou,

Bastante escreveu,

Até que um dia se cansou,

E um rabisco de suplica alguém leu,

E a aposentou,

Velha máquina de escrever, enferrujou.

 

Ele bastante relatou,

Tudo que pode falou,

Por demais confidenciou,

Suplicas cochichou,

Velho telefone se desconectou. 

 

          Ela que a tudo e a todos registrou,

Seus flashes em imagem transformou,

Como tudo e todos,

Também se cansou,

E aqui, se resguardou. 

E o velho amigo rádio,

Que tudo narrou,

Que por demais histórias relatou,

Por aqui também ficou.



Quem cuida e preserva todos eles sou eu,

    _Quem sou eu?

    _Prazer, Museu.

 

 Antonio Marques, para a Semana do Museu da Divisão de Cultura do Município de Telêmaco Borba / PR.

06 de maio de 2021.
Gravação para o evento em homenagem aos museus:

Com uma mínima participação, finalizou-se nossa grata participação!


Fonte dos vídeos: https://divisaoculturaltb.wixsite.com/sndm-online/apresenta%C3%A7%C3%B5es?fbclid=IwAR2lg6DFtVywngndmewWyMq2ZnSK4xV8ohrQ2YglZBjIMYWzM71ztXZ1npI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!