Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2021

Gráfico COVID-19 em TB (41a. semana)

 Quadragésima primeira semana de pandemia do COVID-19 em TB


        O primeiro caso de COVID-19 em TB (Telêmaco Borba / PR), foi oficialmente confirmado em 23 de março de 2020. Para fins de postagem aqui no blog, considerou-se como primeira semana de pandemia em TB de 22 a 28 de março de 2020.
        Na décima nona semana de pandemia (de 26 de julho a 01 de agosto/2020), elaborou-se nosso gráfico e realizou-se a primeira postagem aqui no blog, com representação gráfica dos números de casos da COVID-19 por semana, considerando dados semanais desde a "nossa" primeira semana.
        O último gráfico do ano passado traz representações gráficas e tabela contendo todos os números conforme "nossa" dinâmica utilizada, utilizando-se sempre da mesma fonte - o mesmo pode ser conferindo clicando aqui.

        Atualizado neste sábado (02/01/2021), que é o último dia da semana, desta virada de ano, com dados divulgados pelo COMCOVID-19 (Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao COVID-19), de TB (Telêmaco Borba), nosso gráfico se encontra na seguinte situação:

Elaborado pelo Autor


        A linha laranja apresenta a somatória de casos, obviamente ela será sempre ascendente, pois os casos vão se somando - atualmente estamos com um total de 5.776 (cinco mil, setecentos e setenta e seis) casos CONFIRMADOS.

        A linha azul é a que demonstra as ocorrências por período, no nosso caso por semana, essa é que vem nos demonstrando a ocorrência semanal de confirmações, de onde se pode perceber que:

  • Na semana 17 de pandemia (de 12 a 18 de julho de 2020), TB atingiu pela primeira vez a casa de 3 (três) dígitos de casos semanais oficialmente confirmados, com 100 ocorrências;

  • O pico da chamada "primeira onda" em TB, aconteceu praticamente um mês depois, na semana 21 (de 09 a 15 de agosto/2020), com o registro oficial de 513 casos;

  • Nas semanas seguintes verificou-se a queda sucessiva no número de ocorrências, com o menor número de casos ocorrendo na semana 30 (de 11 a 17 de outubro/20), dois meses depois do pico ocorrido em agosto, com 45 casos;

  • Aí TB entrou na chamada "segunda onda", com o "segundo pico" ocorrendo na semana 38 (de 06 a 12 de dezembro/2020), com 488 casos oficialmente confirmados;

  • E com o gráfico levemente se curvando novamente para baixo, chegamos a "virada de ano" na semana 41 de pandemia (de 27 de dezembro de 2020 a 02 de janeiro de 2021) com 322 casos a mais em relação à semana anterior.
        Alerta-se que, segundo o COMCOVID-19, em termos de casos "correntes" têm-se em TB: "mais 258 aguardando resultados". O que indica que nossas ocorrências continuam numa média ainda alta para cidades com nossa média populacional - comparando-se com cidades de mesmo porte.

        Com enorme "pesar", lamenta-se o registro de mais SETE mortes por COVID-19 em TB durante a última semana, chegando-se a 86 casos fatais!

        Faz-se (triste e lamentavelmente) sempre importante e infelizmente, repetidamente muitíssimo NECESSÁRIO (re)lembrar alguns importantes ALERTAS à população:

1.  Lavar com frequência as mãos;

2.  Usar sempre máscara;

3.  Não compartilhar objetos pessoais;

4.  Manter o distanciamento social;

5.  Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;

6.  Evitar contato com pessoas e itens manipulados por terceiros;

7.  Cuidados ao tossir, proteger pessoas e itens próximos;

8.  Higienizar-se com frequência;

9.  Evitar ao máximo aglomerações;

10.  Sempre que possível, ficar em casa.


    Sempre tentando não perder a esperança no ser humano, esforçando-se para acreditar que se consiga praticar um pouquinho de empatia, faço registrar meu singelo e sincero desejo de paz e bem, com muita saúde a todos (as)! Inclusive aos negacionistas - para que não comprometam a saúde de terceiros. Com os quais (aliás) recomenda-se MUITA paciência.


Fonte oficial da coleta de dados dos casos de COVID-19 em TB:
http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/71-boletim-covid-19/12125-boletim-coronavirus-02-01-86-obitos-5776-casos-positivos-5280-recuperados.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!